Você está aqui: Página Inicial > Composição > Memorial > O Memorial

O Memorial

Ações do documento

publicado 02/06/2021 07h46, última modificação 05/07/2021 14h24

O Memorial da Justiça do Trabalho na Paraíba tem como princípios preservar e disseminar a memória institucional por meio de suas atividades culturais, educativas e técnicas, tendo seu acervo como referência permanente.


A formação e desenvolvimento da coleção são realizados a partir do repositório da memória da Justiça do Trabalho, mediante o incentivo à prática da doação ao Memorial da Justiça do Trabalho na Paraíba, por ser o local mais adequado para a guarda dos elementos que representam a história da instituição, e por ser especializado na preservação e destinação de sua finalidade social.


O acervo é formado, em sua origem, a partir de um princípio colecionista de insígnias, medalhas e objetos distintivos de magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, mobiliário institucional do Pleno do Tribunal e outros em conexão com a memória do judiciário da Paraíba.


Conta ainda com um acervo iconográfico e algumas centenas de documentos: livros de atas de audiência de junta de conciliação, atas de audiência de dissídios coletivos, livros de ofícios expedidos pelas juntas de conciliação e julgamento, livros de ponto, de protocolo, brochuras, excertos biográficos, fragmentos de jornais e certificados.


Compõe também o fundo documental do Memorial, um acervo de processos trabalhistas produzidos no âmbito da Justiça do Trabalho da Paraíba entre os anos de 1930 e 1960.