Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 08 > TST mantém decisão de juiz da Paraíba suspendendo eleições no sindicato dos motoristas
Conteúdo

Notícias

TST mantém decisão de juiz da Paraíba suspendendo eleições no sindicato dos motoristas

Pleito estava marcado para esta sexta-feira
publicado: 02/08/2019 15h00 última modificação: 02/08/2019 15h00

O juiz convocado do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Humberto Halisson de Carvalho e Silva, suspendeu as eleições no Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Passageiros e Cargas no Estado da Paraíba, marcadas para esta sexta-feira (2). Em caso de descumprimento, o juiz determina a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil.

Os advogados do sindicato recorreram esta semana ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), alegando que não haviam sido intimados em determinadas fases processuais e que o juiz convocado para atuar no processo não teria competência para praticar atos na ação trabalhista, já que o processo foi recebido inicialmente pela desembargadora Ana Maria Madruga. No recurso ao TST, ainda pediram a instauração de uma correição parcial para apuração do caso.

O ministro corregedor da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, negou o pedido de correição e afirmou que os processos que se encontram no gabinete da desembargadora Ana Maria Ferreira Madruga “devem ser examinados pelo juiz convocado para substituí-la, tal como ocorreu no presente caso”.

Na decisão, o ministro diz que a decisão proferida pelo juiz convocado Humberto Halison Barbosa de Carvalho e Silva encontra-se “devidamente fundamentada e lastreada no entendimento de que considerando a controvérsia quanto à elegibilidade dos candidatos, vislumbro a necessidade de suspensão da eleição designada para o dia 02.08.2019, até que sobrevenha a decisão final dos recursos. Isso posto, verifico, na espécie, os requisitos do artigo 300 do NCPC, pelo que determino a suspensão do processo eleitoral”.

Diz, ainda, o ministro corregedor da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa: “Constata-se, assim, que a decisão ora impugnada foi proferida nos estritos limites da atuação jurisdicional do seu prolator, não sendo possível, a partir dos elementos presentes nos autos, configurar a situação extrema ou excepcional, a justificar a intervenção excepcional desta Corregedoria, com base no parágrafo único do artigo 13 do RICGJT (Regimento Interno da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho).

O TST, portanto, manteve a decisão do TRT13, que suspendeu as eleições marcadas para esta sexta-feira.

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região
Tel. (83) 3533-6038
acs@trt13.jus.br
registrado em: