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última modificação
08/02/2023 15h29
pdtic-trt13-2015-2016.html
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Presidente
Ubiratan Moreira Delgado
Vice-Presidente
Eduardo Sérgio de Almeida
Comissão Permanente de Informática
Abílio de Sá Neto
Aryoswaldo de Brito Espínola
Leonardo José Videres Trajano (Des.)
Lindinaldo Silva Marinho (Mag.)
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
Paulo Sérgio Costa
Paulo Lindenberg Castor de Lima
Ronaldo de Araújo Farias
Saulo Mendes Sobreira Filho
Diretor da SETIC
Ronaldo de Araújo Farias
Núcleo de Governança
Marcelo Luis Machado Moura
Samuelson Wagner de Araújo e Silva
Wagner de Souza Porto
Equipe de Elaboração do PDTIC
Abílio de Sá Neto
Aryoswaldo de Brito Espínola
Daniel Nunes Lira Barbosa
Luis Fabiano Saldanha Bandeira
Max Frederico Guedes Pereira
Rogério Nunes Costa da Silva
Rodrigo Cartaxo Marques Duarte
Ronaldo de Araújo Farias (Coord.)
Samuelson Wagner de Araújo e Silva
Vladimir Azevedo de Mello
Flávio Wanderley Dantas
Paulo Sérgio Costa
Histórico de Versões
Data Versão Descrição Responsável
25/09/15 V1.0 Aprovação do PDTI pela Comissão Permanente de TIC. COINF
Ratificação pela Presidência do TRT. Presidência do TRT
03/11/15 a
14/01/16
V1.1 Realizada revisão do PDTI (Reunião Assíncrona 03/11/15 a
14/01/16) pela Comissão Permanente de TIC para incluir as
seguintes demandas:
• Seção 6.1.5 - Desenv. e Manut. Sistemas: itens 14,
15, 16, 17 e 18;
• Seção 6.1.6 - PJE - item 10 (N.202);
• Seção 6.1.8 - Aquisições de TI: itens 27 (N.214) e 28
(N.207).
Para remover a seguinte demanda:
• Seção 6.1.5 - Desenv. e Manut. Sistemas: item 5.
Para alterar a seguinte demanda:
• Seção 6.1.5 - Desenv. e Manut. Sistemas:: Alterou a
expressão “implantar o sistema” por “apoiar o
projeto”.
COINF
Inclusão de demandas - itens 29, 30, 31 e 32 - da Seção de
Aquisições de TIC, com base em possíveis descentralizações
do CSJT para 2016.
SETIC
Inclusão dos planos orçamentários para 2016, com base nas
demandas previstas no PDTIC:
• Seção 7.2: planos de custeio, investimento e
descentralizações;
• Seção 8: Plano de Capacitação para 2016.
SETIC
Observações importantes:
1. O item 13 da Seção Aquisições (aquisição/renovação
de licenças do Cache) perdeu o objeto porque foi
encontrada uma solução alternativa melhor. Desse
modo, ele foi substituído pelo item 27 (Renovação do
MentoRH), incluído nesta revisão.
2. O item 9 da Seção Aquisições de TIC (N.9) foi
removido do PDTIC porque não é uma demanda de
competência da SETIC, mas do CEMA.
3. Os itens 21 e 26 da Seção de Aquisições de TIC
(N.74 e N.99) sofreram adiamentos da previsão de
contratação para o ano de 2016.
SETIC
03/06/2016 e
06/06/2016
V1.2 Em reunião realizada no GDG, os membros do Subcomitê de
Demandas da Comissão Permanente de Informática (Ronaldo
Farias, Max Guedes e Dr. Lindinaldo Marinho) realizaram uma
revisão geral do PDTIC 2015-2020 e fizeram os seguintes
ajustes em relação à última versão aprovada.
- Seção 6.1.1. GOVERNANÇA DE TIC
• item 6.1.1.1 (n.30) alteração da data final do prazo
• item 6.1.1.5 (n.50) alteração da data final
• item 6.1.1.6 (n.51) Alteração da descrição/ suspensão
da demanda
• item 6.1.1.7 (n.52) alteração da data final do prazo
• item 6.1.1.8 (n.53) alteração da data final do prazo
• item 6.1.1.12 (n.63) alteração da data final do prazo
• item 6.1.1.13 (n.64) suspensão do item
Subcomitê de Demandas
• item 6.1.1.115 (n.246) inclusão de item
- Seção 6.1.2. GESTÃO E AMBIENTE DE TIC
• item 6.1.2.2 (N. 19) - alteração da descrição
• item 6.1.2.3 (n.41) - alteração da descrição
• item 6.1.2.4 (N.62) -alteração da data e da descrição
• item 6.1.2.5 (N.65) - alteração na descrição e na
meta
• item 6.1.2.6(N.66) - alteração da data final do prazo
Seção 6.1.4 Recursos Humanos
• item 6.1.4.1 (n.60) - suspensão
• item 6.1.4.3 (n.76) - alteração de descrição da meta
• item 6.1.4.4 (n. 89) - alteração da descrição da meta
• item 6.1.4.6 (n. 91) - alteração da descrição da meta
• item 6.1.4.7 (n. 93) - suspensão
• item 6.1.4.8 (n.94) – suspensão
• item 6.1.4.11(n.92) - suspensão
- Seção 6.1.5. Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas
• item 6.1.5.4 (n.22) – suspensão
• item 6.1.5.6 (n.40) - suspensão
• item 6.1.5.10 (n.78) - suspensão
• item 6.1.5.11 (n.79) – suspensão
• item 6.1.5.13 (n. 98) - suspensão
• item 6.1.5.14 (n.201) - inclusão
• item 6.1.5.15 (n.203) - suspensão
• item 6.1.5.16 (n.211) - inclusão
• item 6.1.5.17 (n.213) - inclusão
• item 6.1.5.18 (n.218) - inclusão
• item 6.1.5.19 (n.228) - inclusão
• item 6.1.5.20 (n.227) - inclusão
• item 6.1.5.21 (N.205) - inclusão
- Seção 6.1.6 PJE
• item 6.1.6.4 (n.24) – data final alterada
• item 6.1.6.5 (n.26) - suspensão
• item 6.1.6.8 (n.49) - suspensão
• item 6.1.6.11 (n.226) - inclusão
• item 6.1.6.12 (n.231) – inclusão
• item 6.1.6.1 (N.5) – alteração da data final
• item 6.1.6.13 (N.247) - inclusão
• item 6.1.6.14 (N.248) - inclusão
• item 6.1.6.15 (N.249) - inclusão
• item 6.1.6.16 (N.250) - inclusão
• item 6.1.6.17 (N.251) – inclusão
- Seção 6.1.7. INFRAESTRUTURA DE TIC
• item 6.1.7.2 (n.18) - alteração da descrição e do
prazo final
• item 6.1.7.11 (n.84) - suspensão
• item 6.1.7.14 (n.243) - inclusão
• item 6.1.7.15 (n. 244) - inclusão
• item 6.1.7.13 (n. 86) - suspensão
- Seção 6.1.8 Aquisições de TIC
•
item 6.1.8.1 (n.1)- alteração do prazo
•
item 6.1.8.2 (n.2)- alteração do prazo
•
item 6.1.8.4 (n.7)- suspensão
•
item 6.1.8.6 (n.9) - remoção
•
item 6.1.8.7 (n.10) - alteração de data
•
item 6.1.8.9 (n.12) - alteração de data
•
item 6.1.8.10 (n. 13)-alterar data de conclusão
•
item 6.1.8.11 (n.23) - alteração do prazo
•
item 6.1.8.13 (n.29) - suspensão
•
item 6.1.8.15 (n.46)- alteração de data
•
item 6.1.8.16 - (n.48, n. 34) - alteração da descrição
•
item 6.1.8.19(n.58) - alteração do prazo
•
item 6.1.8.20 (n.59) – suspensão
•
item 6.1.8.21 (n.74) - remoção
•
item 6.1.8.22 (n.73) - alteração da descrição
•
item 6.1.8.25 – (n.88) - exclusão
•
item 6.1.8.26 (n.99) - alteração da data
•
item 6.1.8.27 (n.214) - inclusão
•
item 6.1.8.28 (n. 207) - alteração da descrição e
prazo final
•
item 6.1.8.29 (n.223) - suspensão
•
item 6.1.8.30 (n.224) – suspensão
•
item 6.1.8.32 (n.131) - alteração do prazo
•
item 6.1.8.34 (n.240) - inclusão
•
item 6.1.8.35 (n.242) – inclusão
•
item 6.1.8.36 (n.239) - inclusão
•
item 6.1.8.37 (n.194, n.233) - inclusão
•
item 6.1.8.38 (n.1) - inclusão
•
item 6.1.8.39 (n.2) - inclusão
•
item 6.1.8.40 (n.23) - inclusão
•
item 6.1.8.41 (n.58) – inclusão
• item 6.1.8 (N.245) - inclusão
16/06/2016 V1.2 Foram retiradas deste documento as seções relativas ao Plano
de Investimento e Custeio (Seção 7) e Plano de Capacitação
(Seção 8), para facilitar a elaboração e o acompanhamento
desses planejamentos em expedientes específicos (disponíveis
nos protocolos prot. 0-35955/2014, prot. 0-28105/2015, prot. 0-
3118/2015 e prot. 0-29075/2015), mas sempre alinhando-os e
harmonizando-os com as diretrizes e ações previstas neste
PDTIC.
NGTIC/SETIC
12/07/2016 a
15/07/2016
V1.2 Revisão pelo Subcomitê de Demandas Subcomitê de Demandas
Revisão pela Comissão Permanente de Informática Comissão Permanente de
Informática
Apreciação pela Presidência
Índice
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................................................5
2. VISÃO GERAL.............................................................................................................................................6
2.1. Objetivo.................................................................................................................................................6
2.2. Justificativa...........................................................................................................................................6
3. METODOLOGIA APLICADA....................................................................................................................7
4. DIRECIONADORES (Fontes de Referência).............................................................................................9
5. ORGANIZAÇÃO DA TIC..........................................................................................................................18
5.1 SETIC...................................................................................................................................................18
5.2 Recursos Humanos de TIC................................................................................................................20
5.3 Catálogo de Serviços...........................................................................................................................21
6. Necessidades Identificadas.........................................................................................................................24
6.1 Plano de Metas (Detalhamento das Necessidades de TIC )..............................................................25
ANEXOS........................................................................................................................................................55
1. CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO DAS NECESSIDADES ...................................................................56
2. CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO DO PDTIC.................................................................................58
1. INTRODUÇÃO
Este documento apresenta o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e
Comunicação - PDTIC do TRT da 13ª Região para o biênio 2015-2016, conforme
determinado na Portaria TRT GP Nº 352/2015.
O presente trabalho, fruto da atuação articulada entre os servidores da Secretaria de
Tecnologia da Informação - SETIC e os membros da Comissão Permanente de
Informática – CPI desta Corte, realizou um diagnóstico das necessidades de TIC no
âmbito de todo o TRT da 13ª Região, a fim de realizar o planejamento das ações para
solucionar os problemas tecnológicos mais importantes enfrentados por servidores,
magistrados e jurisdicionados que laboram nessa Justiça especializada.
Ao final do biênio, espera-se que o cumprimento das ações aqui programadas
contribua para que este Tribunal alcance sua missão institucional, a qual visa à promoção
de uma prestação jurisdicional célere e eficaz, tornando-o uma referência nas atividades
jurisdicionais e administrativas.
2. VISÃO GERAL
2.1. Objetivo
O objetivo principal na elaboração deste PDTIC é produzir um instrumento de
diagnóstico, planejamento e controle de todas as ações e serviços fornecidos pela SETIC
do TRT 13ª Região, circunscrito ao biênio 2015 – 2016.
Nesse sentido, o presente documento delineia e dimensiona todas as ações
necessárias à execução dos serviços estratégicos de TIC indispensáveis ao
funcionamento deste Tribunal, alinhando-as aos princípios, diretrizes e objetivos
estratégicos traçados pelos planejamentos do CNJ, CSJT, TRT da 13ª Região e SETIC;
as determinações e recomendações emanadas dos órgãos de fiscalização e controle; a
legislação administrativa pertinente; e as boas práticas de governança e gestão de
Tecnologia da Informação.
A fim de cumprir seu objetivo, este PDTIC apresenta, em sua estrutura, uma visão
geral da SETIC, realizando um diagnóstico dos recursos humanos e computacionais
(hardware e software), bem como dos serviços disponíveis na referida unidade; lista os
objetivos, princípios, diretrizes e documentos de referência aos quais está vinculado;
introduz uma síntese da metodologia de elaboração adotada; enumera as principais
demandas de TIC priorizadas para atendimento; delineia o plano de metas para
cumprimento das demandas; estima o orçamento de TIC; e destaca outros tópicos, tais
como o cronograma de execução e a equipe de elaboração.
2.2. Justificativa
Justifica-se a produção deste PDTIC em razão da necessidade de tornar mais
eficientes os recursos computacionais e reduzir os custos envolvidos na execução das
ações de cunho tecnológico, adequando-os a normas, princípios, diretrizes e
determinações pertinentes norteadores da atuação deste TRT, a fim de conferir maior
valor aos serviços prestados por esta Corte.
3. METODOLOGIA APLICADA
A metodologia utilizada para elaboração do PDTIC foi baseada no Guia de
Elaboração do PDTI do SISP, acessível em http://www.sisp.gov.br.
Em linhas gerais, a metodologia é composta de um conjunto de técnicas, artefatos,
papéis e processos que permite realizar atividades de diagnóstico, planejamento e
acompanhamento da utilização de recursos e serviços de TIC numa instituição.
Visualmente, o processo de elaboração do PDTIC, dividido em três fases, pode ser
representado da seguinte forma:
Cada uma das fases apresentadas desdobra-se em um processo próprio, que indica
o objetivo de sua execução, as atividades que o compõem, o responsável e os possíveis
artefatos utilizados como entrada e gerados como saída do processo.
A fase de preparação é a etapa inicial do processo, na qual são estabelecidas as
condições adequadas para que este seja bem-sucedido. Durante esse período, organiza-
se minimamente o projeto de elaboração do PDTIC, definindo-o em termos de objetivos,
justificativas, premissas, restrições, atividades, entregas, prazos, cronogramas, pessoas
Figura 1: Fases do processo de elaboração do PDTIC
e responsabilidades. É nessa etapa que se indicam os documentos de referência que
nortearão a elaboração do PDTIC, estabelecem-se os princípios e diretrizes que o
regerão e redige-se o plano de trabalho.
A fase de diagnóstico, por sua vez, é responsável por identificar os problemas, as
necessidades e as demandas que serão atendidas com a realização das ações e o
alcance das metas previstas no PDTIC. O objetivo dessa etapa é produzir conhecimento
e informação sobre o estado atual do uso e da gestão da informação de TIC na
instituição. Para tanto, o referido processo implica a realização de atividades que
envolvem a análise da instituição e a identificação das demandas apresentadas por ela
relativas à área de TIC, tais como questões envolvendo organização, informação,
serviços, infraestrutura, pessoal e contratação.
A etapa de planejamento resulta na produção de uma série de planos, articulados
entre si, com o objetivo de atender as necessidades prioritárias apontadas na fase de
diagnóstico. São frutos dessa etapa o plano de metas, o plano de investimentos e
custeio e a proposta orçamentária.
Superadas todas essas fases, é apresentado, como última entrega, o PDTIC pronto
para ser implementado e acompanhado pela instituição.
4. DIRECIONADORES (Fontes de Referência)
Os direcionadores utilizados para a construção deste PDTIC foram extraídos a partir de
documentos elaborados pelos órgãos de cúpula e fiscalização do Judiciário, normativos do
próprio TRT da 13ª Região, planejamento estratégico institucional e de TIC, legislação pertinente
para a Administração Pública, listas de demandas setoriais, entre outras fontes, como
apresentado na tabela “Documentos de Referência”, a seguir:
4.1 Documentos de Referência
ID Documento Descrição Origem
DR.001 Ato TRT GP 473/2014 Disciplina as contratações de TIC no
TRT 13ª Região
TRT da 13ª Região
DR.002 Acórdão do TCU N.
663/2009
Resultado da auditoria de TI realizada
pelo TCU na SETIC deste TRT 13ª
Região
TCU
DR.003 Atas de Reunião do Comitê
de TIC
TRT 13ª Região / Comitê
de Informática
DR.004 Auditoria de TIC do CSJT –
2013
Auditoria realizada pelo CSJT acerca da
Governança de TIC do TRT 13ª Região
CSJT
DR.005 Auditoria da SCI 8/2014 Verificação da implantação pelo Tribunal
das diretrizes estabelecidas na
Resolução CNJ nº 182/2013
TRT 13ª Região
DR.006 Catálogo de Serviços de
TIC
Catálogo dos serviços de TIC oferecidos
pela SETIC aos seus usuários
TRT 13ª Região / Setic
DR.007 CF 88 Constituição da República Federativa do
Brasil de 1988
Brasil
DR.008 Decreto-Lei N.º 200 Dispõe sobre a organização da
Administração Pública Federal
Brasil
DR.009 Guia de contratação de TIC
do TRT 13
Guia de boas práticas para contratação
de bens e serviços de TI no âmbito do
TRT da 13ª Região.
TRT 13ª Região
DR.010 Guia de Elaboração de
PDTI do SISP
Guia com a metodologia de elaboração
do PDTI no âmbito do SISP
SISP/Brasil
DR.011 Inventário de Hardware e
Software da SETIC
TRT 13ª Região / Setic
DR.012 Regulamento Geral do TRT
13ª Região
Fixa a competência das unidades
administrativas e dispõe sobre as
atribuições dos cargos da Justiça do
Trabalho da 13ª Região
TRT 13ª Região
DR.013 Lei 7.324/1985 Cria o TRT da 13ª Região Brasil
DR.014 Lei 8.666/1993 Institui normas para licitações e
contratos da Administração Pública e dá
outras providências
Brasil
DR.015 Lei 9784/1999 Regula o processo administrativo no
âmbito da Administração Pública
Federal
Brasil
DR.016 Levantamento de
Governança TIC – 2014
Relatório do TCU Relativo ao
Levantamento de dados de TIC – 2014
TCU
DR.017 Levantamento do Porte de
TIC dos Tribunais – 2014
Relatório do CNJ relativo ao
levantamento do Porte dos Tribunais
quanto à TIC
CNJ
DR.018 LOA Lei Orçamentária Anual 2015 – Lei
13.115/2015
Brasil
DR.019 PEI 2015-2020 TRT 13ª
Região
Planejamento Estratégico Institucional
do TRT 13ª Região, para o período
compreendido entre os anos de 2015 e
2020.
TRT 13ª Região
DR.020 Plano de Contratação de
TIC – 2015
Plano de Contratação de TIC para o
exercício 2015
TRT 13ª Região / SETIC
DR.021 PPA Plano Plurianual 2012-2015 – Lei
12.593/2012
Brasil
DR.022 Resolução CNJ N.º 90/2009 Dispõe sobre os requisitos de
nivelamento da tecnologia da
informação no âmbito do Poder
Judiciário
CNJ
DR.023 Resolução CNJ N.º
182/2013
Dispõe sobre diretrizes para as
contratações de Solução de Tecnologia
da Informação e Comunicação pelos
órgãos submetidos ao controle
administrativo e financeiro do Conselho
Nacional de Justiça (CNJ).
CNJ
DR.024 Resolução CNJ N.º
136/2011
Altera a Resolução N. º 90/2009 CNJ
DR.025 RA TRT 13ª 133/2014 Política de Segurança da Informação do TRT 13ª Região
TRT da 13ª Região
DR.026 Organograma da TIC Organização das unidades
administrativas da SETIC
TRT 13ª Região / SETIC
DR.027 PETIC 2011-2014 TRT 13ª
Região
Planejamento Estratégico de TIC do
TRT 13ª Região, para o período
compreendido entre os anos de 2011 e
2014. Sugestão de execução de metas
e ações não cumpridas.
TRT 13ª Região
DR.028 Levantamento de
necessidades por e-mail
(12/02/2015)
Levantamento das necessidades feito
por e-mail direcionado a todas as
unidades administrativas e jurisdicionais
do TRT 13ª Região, em 12/02/2015.
TRT 13ª Região
DR.029 Ampliação do espaço físico
da SETIC
Solicitação de ampliação de espaço
físico e mobiliário ergonômico para a
SETIC, em razão da nomeação dos
novos servidores.
TRT 13ª Região
DR.030 Reestruturação dos setores
da SETIC
Solicitação de reestruturação dos
setores da SETIC para acomodar as
mudanças provocadas pela implantação
do PJE e pela chegada dos novos
servidores.
TRT 13ª Região
DR.031 Implantação de um
Escritório de Projetos de
TIC
Contrato para a implantação de um
Escritório de Projeto de TIC na SETIC
TRT 13ª Região
DR.032 Lista de Necessidades da
CSUAP
Compilação das lista de necessidades
da CSUAP
TRT 13ª Região / SETIC /
CSUAP
DR.033 Lista de Necessidades da
CDMS
Compilação da lista de necessidades da
CDMS.
TRT 13ª Região / SETIC /
CDMS
DR.034 Diretrizes para a Gestão de
Segurança da Informação
no âmbito do Poder
Judiciário
Documento do CNJ que norteia a
Justiça do Trabalho quanto à Segurança
da Informação.
CNJ
DR.035 SGSI Projeto para Implantação do Sistema de
Gestão de Segurança da Informação
TRT 13ª Região
DR.036 Lista de Necessidades da
CTST
Compilação da lista de necessidades da
CTST.
TRT 13ª Região / SETIC /
CTST
DR.037 Política do Sistema de
Gestão de Segurança da
Informação
Institui a Política do Sistema de Gestão
de Segurança da Informação do
Tribunal Regional do Trabalho da 13ª
Região
TRT 13ª Região
DR.038 Resolução CSJT N.º
43/2013
Dispõe sobre a política de nivelamento,
atualização e renovação da
infraestrutura de TIC dos órgãos da
Justiça do Trabalho de primeiro e
segundo graus
CSJT
DR.039 Lista de Necessidades do
NGTIC
Compilação da lista de necessidades do
NGTIC.
SETIC
DR.040 Lista de Necessidades do
STPCJ (CANPE)
Compilação da lista de necessidades da
Coordenadoria de Apoio Negocial ao
Processo Eletrônico
STPCJ
Importante destacar que alguns dos direcionadores extraídos das fontes de referência deram
origem às necessidades de TIC, cujo atendimento precisa ser observado a fim de satisfazer as
demandas operacionais deste Tribunal. Para mais detalhes, consultar a seção “Necessidades
Identificadas”.
Outros direcionadores, por sua vez, em razão de seu caráter abstrato e generalizante, podem
ser agrupados em princípios e diretrizes, uma vez que estabelecem comandos normativos a
serem observados na execução de qualquer ação ou serviço afeto à área de TIC. Dentre eles, os
mais importantes para este trabalho estão listados a seguir:
4.2 Princípios
ID Princípio Doc. Referência
P.001 Legalidade DR.007 / art. 37
P.002 Impessoalidade DR.007 / art. 37
P.003 Moralidade DR.007 / art. 37
P.004 Eficiência DR.007 / art. 37
P.005 Publicidade DR.007 / art. 37
P.006 Finalidade DR.015 / art. 2º
P.007 Motivação DR.015 / art. 2º
P.008 Razoabilidade DR.015 / art. 2º
P.009 Proporcionalidade DR.015 / art. 2º
P.010 Moralidade DR.015 / art. 2º
P.011 Ampla defesa e contraditório DR.015 / art. 2º
P.012 Segurança jurídica DR.015 / art. 2º
P.013 Interesse público DR.015 / art. 2º
P.014 Isonomia DR.014 / art. 3º
P.015 Seleção da proposta mais vantajosa para a Administração DR.014 / art. 3º
P.016 Promoção do desenvolvimento nacional sustentável DR.014 / art. 3º
P.017 Probidade administrativa DR.014 / art. 3º
P.018 Vinculação ao instrumento convocatório DR.014 / art. 3º
P.019 Julgamento objetivo DR.014 / art. 3º
P.020 Economicidade DR.021 / art. 13
P.021 Justiça DR.019 / valores
P.022 Acessibilidade DR.019 / valores
P.023 Ética DR.019 / valores
P.024 Efetividade DR.019 / valores
P.025 Celeridade DR.019 / valores
P.026 Responsabilidade Socioambiental DR.019 / valores
P.027 Humanização DR.019 / valores
P.028 Transparência DR.019 / valores
P.029 Modernidade DR.019 / valores
P.030 Comprometimento DR.019 / valores
P.031 Planejamento DR.008 / art. 6º
P.032 Coordenação DR.008 / art. 6º
P.033 Descentralização DR.008 / art. 6º
P.034 Delegação de Competência DR.008 / art. 6º
P.035 Controle DR.008 / art. 6º
4.3 Diretrizes
D.001 O TRT da 13ª Região deve possuir quadro permanente de TIC DR.022 / art. 2º
D.002
As funções gerenciais e as atividades estratégicas da área de TIC
devem ser executadas, preferencialmente, por servidores efetivos
do quadro.
DR.022 / art. 2º, § 1º
D.003
Tribunal deverá manter quadro de pessoal permanente de que trata
o caput compatível com a demanda e o porte, adotando como
critérios para fixar o quantitativo necessário, dentre outros, o
número de usuários internos de recursos de TIC, o grau de
informatização, o número de estação de trabalho, o
desenvolvimento de projetos na área de TIC e o esforço necessário
para o atingimento das metas do planejamento estratégico
DR.022 / art. 2º, § 4º
D.004
O Tribunal deverá definir e aplicar política de gestão de pessoas
que promova a fixação de recursos humanos na área da TIC, bem
como deverá elaborar e implantar plano anual de capacitação para
desenvolver as competências necessárias à operacionalização e
gestão dos serviços de TIC. O plano anual de capacitação deverá
promover e suportar, de forma contínua, o alinhamento das
competências técnicas e gerenciais do quadro de pessoal de TIC às
melhores práticas de governança, bem como sua atualização
tecnológica
DR.022 / art. 3º
D.005
O Tribunal deve desenvolver ou contratar o desenvolvimento de
sistemas de informação obedecendo aos requisitos estabelecidos
nesta Resolução e ao disposto na Lei 11.419/2006.
DR.022 / art. 4º
D.006
Os sistemas de automação deverão atender a padrões de
desenvolvimento, suporte operacional, segurança da informação,
gestão documental, interoperabilidade e outros que venham a ser
recomendados pelo Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da
Informação e Comunicação do Poder Judiciário e aprovados pela
Comissão de Tecnologia e Infraestrutura do CNJ
DR.022 / art. 6º
D.007
Deve ser garantida a integração entre sistemas do primeiro,
segundo graus e Tribunais Superiores
DR.022 / art. 7º
D.008
As informações sobre processos, seus andamentos e o inteiro teor
dos atos judiciais neles praticados devem ser disponibilizados na
internet, ressalvadas as exceções legais ou regulamentares.
DR.022 / art. 8º
D.009
O nivelamento de infraestrutura de TIC deve obedecer aos
seguintes requisitos mínimos: I - um microcomputador para cada
posto de trabalho que exija uso de recursos de tecnologia da
informação;
II - uma impressora para cada ambiente de trabalho, com tecnologia
de impressão frente e verso e em rede sempre que possível, com
qualidade adequada à execução dos serviços;
III - links de transmissão entre as unidades e o Tribunal suficientes
para suportar o tráfego de dados e informações e garantir a
disponibilidade exigida pelos aplicativos, sendo o mínimo de 2 Mbps
para download; e
IV - conexão à rede de dados para cada dispositivo que necessite
de recursos de rede; e
V - sempre que necessário, um scanner para cada ambiente de
trabalho que demande recursos de digitalização de documentos que
tenha capacidade compatível com essa demanda.
DR.022 / art. 9º
010
A estrutura organizacional, o quadro de pessoal, a gestão de ativos
e os processos do setor responsável pela gestão de trabalho da
área de TIC do Tribunal deverão estar adequados às melhores
práticas preconizadas pelos padrões nacionais e internacionais para
as áreas de governança e de gerenciamento de serviços de TIC.
DR.022 / art. 10
D.011
O Tribunal deve elaborar e manter um Planejamento Estratégico de
TIC - PETI, alinhado às diretrizes estratégicas institucionais e
nacionais.
DR.022 / art. 11
D.012
Deverá ser elaborado, com base no PETI, o plano diretor de
Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI).
DR.022 / art. 11, Parágrafo
Único
D.013
O Tribunal deverá constituir comitê ou comissão responsável por
orientar as ações e investimentos em TIC, observado o
planejamento de que trata o artigo anterior
DR.022 / art. 12
D.014
O Tribunal deve elaborar e aplicar Política de Segurança da
Informação, por meio de um Comitê Gestor, alinhada com as
diretrizes nacionais.
DR.022 / art. 13
D.015
As aquisições de equipamentos e contratação de serviços na área
de TIC devem atender aos padrões recomendados pelo Comitê
Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
do Poder Judiciário e aprovado pela Comissão de Tecnologia e
Infraestrutura do CNJ
DR.022 / art. 14
D.016
As contratações deverão ser precedidas de planejamento elaborado
em harmonia com o Planejamento Estratégico Institucional(PEI) ou
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e
Comunicação(PETIC) do órgão, alinhados com o Planejamento
Estratégico do Poder Judiciário DR.023 / art. 6º)
D.017
O Plano de Contratações de STIC do órgão deverá ser elaborado
no exercício anterior ao ano de sua execução, pela Área de
Tecnologia da Informação e Comunicação, em harmonia com o seu
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação(PDTIC),
de modo a incluir todas as contratações necessárias ao alcance dos
objetivos estabelecidos nos planejamentos do órgão e de TIC. DR.023 / art. 7º)
D.018
O Plano de Contratações de STIC deverá ser submetido até o dia
30 (trinta) de novembro de cada ano à autoridade competente do
órgão que deliberará sobre as ações e os investimentos em
Tecnologia da Informação e Comunicação a serem realizados e
deverá ser revisado
periodicamente e compreender as novas contratações pretendidas. DR.023 / art. 7º,§ 1º e 2º
D.019
O acompanhamento e o controle da execução do Plano de
Contratações de STIC ficarão sob a responsabilidade da Área de
Tecnologia da Informação e Comunicação e da Área Administrativa
do órgão, que deverão instrumentalizar tal procedimento DR.023 / art. 7º,§ 3º
D.020
O Plano de Contratações de STIC deverá conter, no mínimo:I
-indicação das unidades demandantes por Solução de Tecnologia a
Informação e Comunicação para o ano vindouro; II - prazos de
entrega dos
Estudos Preliminares da STIC e dos Projetos Básicos ou Termos de
Referência de cada uma das contratações pretendidas; III -
indicação da fonte de recurso de acordo com a proposta
orçamentária do órgão. DR.023 / art. 7º,§ 4º
D.021
O planejamento das contratações de Solução de Tecnologia da
Informação e Comunicação deverá ser composto por duas fases: I
-elaboração dos Estudos Preliminares da STIC; eII -elaboração do
Projeto Básico ou Termo de Referência. DR.023 / art. 8º,§ 4º
D.022
Compete aos magistrados, servidores, estagiários, prestadores de
serviços e demais usuários da instituição: I-Zelar continuamente
pela proteção das informações institucionais contra acesso,
modificação, destruição ou divulgação não autorizada; II- Assegurar
que os recursos (computacionais ou não) colocados à sua
disposição sejam utilizados apenas para as finalidades estatutárias
da instituição; III- Cumprir as leis e normas que regulamentam os
aspectos de propriedade intelectual; IV- Comunicar imediatamente
ao CGSI qualquer descumprimento da Política de Segurança da
Informação e Comunicações e/ou das normas e procedimentos
relacionados.
DR.025
D.023
Incrementar o nível de Segurança da Informação na instituição DR.037 / art. 6º, inc. I,
D.024
Disseminar a cultura de Segurança da Informação na instituição DR.037 / art. 6º, inc. II
D.025
Fornecer uma estrutura consistente, baseada nas melhores práticas
internacionais, para gerenciar a Segurança da Informação na
instituição DR.037 / art. 6º, inc. III
D.026
Incrementar o nível de proteção ao processo judicial eletrônico com
base na tríade confidencialidade, integridade e disponibilidade DR.037 / art. 6º, inc. IV
D.027
Proteger os ativos de informação com base no contexto de risco que
estes possam representar para os sistemas de informação do
Tribunal DR.037 / art. 6º, inc. V
D.028
Aumentar a conformidade com auditorias, dispositivos legais e
normas publicadas pelo CNJ, CSJT e TCU; DR.037 / art. 6º, inc. VI
D.029
Os projetos nacionais devem constar do PDTI com alta prioridade.
5. ORGANIZAÇÃO DA TIC
5.1 SETIC
A Secretaria de Tecnologia da Informação – SETIC é uma unidade organizacional do TRT da
13ª Região vinculada diretamente à Diretoria-Geral da Secretaria. Conforme a RA 23/2011
(Regulamento Geral do TRT 13), compete à SETIC, em linhas gerais, planejar, dirigir e controlar
as atividades relacionadas à tecnologia da informação e comunicação, prestando apoio e suporte
ao processo de informatização e fomentando a integração tecnológica de todo o Tribunal.
Para realizar a sua missão, a SETIC possui a seguinte estrutura organizacional básica:
I - Coordenadoria de Atendimento ao Usuário – CAU, à qual compete as atividades
relacionadas ao atendimento das demandas dos usuários internos e externos relativamente à
operação dos sistemas e equipamentos, entre outras. Está dividida em cinco subunidades, quais
sejam:
a- Seção de Atendimento ao Sistema Unificado de Administração de Processos;
b - Setor de Treinamento de Usuários;
c - Setor de Instalação e Manutenção de Sistemas e Equipamentos;
d - Setor de Atendimento ao Usuário do Fórum Maximiano Figueiredo;
e - Setor de Atendimento ao Usuário do Fórum Irineu Joffily.
II – Coordenadoria de Tecnologia e Suporte Técnico – CTST, à qual compete as atividades de
planejar e executar os procedimentos necessários à manutenção da infraestrutura física de
comunicação de dados, entre outras. Está dividida em cinco subunidades, quais sejam:
a- Seção de Administração de Sistemas e Redes;
b - Seção de Planejamento e Projetos;
c – Setor de Segurança da Informação;
d - Setor de Gerenciamento de Servidores Corporativos
e – Setor de Redes Corporativas
III – Coordenadoria de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas – CDMS, à qual compete
as atividades de planejar, coordenar, supervisionar, orientar e controlar as ações relacionadas à
análise, desenvolvimento, homologação, implantação, documentação, treinamento e manutenção
dos sistemas de informação, entre outras. Está dividida em quatro subunidades, quais sejam:
a- Seção de Administração de Banco de Dados
b - Setor de Gerenciamento de Projetos
c - Setor de Análise de Negócios
d - Setor de Portais
IV – Coordenadoria de Desenvolvimento do Sistema Unificado de Administração de
Processos – CSUAP, à qual compete as atividades de planejar, coordenar, supervisionar, orientar,
controlar e executar as ações relacionadas ao funcionamento dos sistemas judiciários em
operação no Tribunal. Está dividida em uma subunidade, qual seja:
a - Seção de Desenvolvimento do Suap
V – Núcleo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – NGTIC, ao qual
compete fomentar e gerir o planejamento das atividades de TIC, bem como avaliar o cumprimento
delas.
Figura
2
: Organograma da SETIC
5.2 Recursos Humanos de TIC
Atualmente, a SETIC conta com uma força de trabalho composta por 48 servidores e 4
estagiários, divididos da seguinte forma:
a. CAU
- 12 Técnicos de TIC
- 2 Técnicos Administrativos
- 3 Estagiário de TIC
b. CDMS
- 5 Técnicos de TIC
- 9 Analistas de TIC
c. CTST
- 4 Técnicos de TIC
- 7 Analistas de TIC
- 1 Estagiário de TIC
d. NGTIC
- 1 Técnico de TIC
- 2 Analistas de TIC
e. CSUAP
- 3 Analistas de TIC
f. Direção
da SETIC
- 2 Técnicos Administrativos
- 1 Analista de TIC
Total 4 Técnicos Administrativos
22 Técnicos de TIC
22 Analistas de TIC
4 Estagiários
5.3 Catálogo de Serviços
A SETIC direciona seus recursos tecnológicos e humanos, distribuídos entre as suas 5
unidades estruturantes básicas, para atender as diversas demandas que lhe são apresentadas
pelos usuários internos e externos do TRT da 13ª Região, de forma adequada e segundo a
natureza delas. De um modo geral, essas demandas são traduzidas em solicitações de atividades
conforme a lista de procedimentos passíveis de execução pela Secretaria, a qual funciona como
um verdadeiro provedor de serviços de TIC aos seus clientes.
O catálogo de serviços atualmente oferecidos pela SETIC são os seguintes:
Categoria Serviços
SLA
1
-
Solução
Coordenadoria
Serviços Técnicos
Sistemas operacionais 30h CAU
Desenvolvimento de sistemas 30h CDMS
Banco de dados 20h CDMS
Intranet/Extranet
Portal Intranet/Internet 25h CDMS
Gabinete virtual 20h SSI
Serviços de Apoio
Ouvidoria 50h CDMS
Apoio a eventos 20h CAU
Vídeo Conferência 3h CAU
Sistema de chamados 10h NGTIC
Outros 20h
Microinformática Programas básicos e/ou utilitários 10h CAU
1
SLA – Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço). Indicador, negociado entre os clientes e o provedor
de serviços, utilizado para apontar o período de tempo necessário ao atendimento da demanda.
Equipamentos de informática
Certificados Digitais
(Cartão/Token) 8h
CAU
Computadores/Notebooks 10h CAU
Estabilizadores/Nobreaks 10h CAU
Impressoras/Scanners 10h CAU
Monitores 10h CAU
Outros equipamentos 30h CAU
Redes e Segurança
Backup/Recuperação 20h CTST
Cabeamento de Rede 30h CAU
Contas de Rede 10h CTST
Acesso à Internet 20h CTST
Máquinas Servidores 30h CTST
Rede interna 10h CTST
Rede sem fio 14h CTST
Sistemas Judiciários
Certidão Negativa 30h CDMS
Consulta Processual 30h CDMS
Guia de Depósito Judicial 30h CDMS
Protocolo Digital 30h CDMS
Push 30h CDMS
Sustentação oral 30h CDMS
e-Doc 6h CAU
AUD 8h CAU
Jurisprudência 30h CDMS
PJe - Processo Judicial eletrônico 10h (1 dia) CSUAP
PJe Gerencial 20h (2 dias) CSUAP
RENAJUD 30h
SIARCO 30h
SUAP 15h AGE
Unificador de PDFs 25h CDMS
e-Revista 30h
e-Gestão 30h CDMS
e-Revista 30h CDMS
Sistemas Administrativos Email 10h CTST
Malote Digital
6h CTST
MentoRH/Portal Interativo 30h CDMS
Ponto Eletrônico 30h CDMS
SEMAJUD - Eventos da Escola
Judiciária 30h
CDMS
SISAVAL - Sistema de avaliação
de servidores 30h
CDMS
SISEMP - Simulação de
empréstimo 30h
CDMS
SISMACO - Sistema de Marcação
de Consulta Odontológica 30h
CDMS
SISPAE 30h CDMS
SISPORT - Portaria 30h CDMS
SISREC - Reserva de consignação 10h CDMS
SIABI - Biblioteca 30h CTST
SIAFI 30h
Publicação
DEJT 6h CAU
Diário Administrativo Eletrônico
(Boletim interno) 20h
CDMS
6. Necessidades Identificadas
As necessidades de TIC identificadas compreendem as principais demandas destinadas a
atender aos objetivos, missão e visão de futuro do TRT da 13ª Região. Nesse sentido, o PDTIC
abarca as demandas oriundas tanto da área judiciária quanto administrativa desta Corte.
Com base nos direcionadores indicados em seções anteriores, provenientes dos Documentos
de Referência, as necessidades foram agrupadas nas nove áreas temáticas apontadas a seguir:
1. Governança de TIC – eixo responsável pela formalização e execução de políticas, papéis e
processos de governança e gestão de TIC;
2. Gestão e ambiente de TIC – eixo responsável pelas melhorias na gestão de TIC, bem como
no ambiente de trabalho e na estrutura organizacional da SETIC.
3. Segurança de TIC – eixo responsável pela formalização e execução de políticas e processos
de segurança da informação e gestão de riscos de TIC;
4. Recursos Humanos - eixo responsável pela formalização e execução de uma política de
gestão de pessoal de TI baseada em metas, desempenho e competências; capacitação de
pessoal; e nomeação/realocação de servidores de TIC.
5. Atendimento ao Usuário – eixo responsável pelas políticas e ações de melhoria na qualidade
do atendimento ao usuário;
6. Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas – eixo responsável pela implantação,
desenvolvimento e evolução de sistemas de software capazes de satisfazer as necessidades das
diversas áreas necessárias à execução do negócio;
7. PJE – eixo responsável pelas ações relativas à manutenção e evolução do PJE no TRT da 13ª
Região;
8. Infraestrutura de TIC – eixo responsável pela melhoria na estrutura física de TIC;
9. Aquisições de TIC – eixo responsável pelas aquisições e substituições de equipamentos e
software, bem como pela realização ou renovação de contratos de TIC.
6.1 Plano de Metas (Detalhamento das Necessidades de TIC )
Com o objetivo de exercer maior gestão sobre as ações de TIC para o biênio 2015-2016, esta seção busca detalhar as necessidades de TIC
desdobrando-as em um plano de metas. Nesse sentido, o presente planejamento distribui as demandas pelas diversas unidades da SETIC,
estabelecendo um cronograma para cada necessidade, bem como uma meta a ser alcançada ao final do período.
O controle das metas e dos indicadores associados ocorrerá pela conferência trimestral do cumprimento das ações indicadas no plano de ação
apresentado, após a aprovação deste PDTIC, pelas unidades responsável pelas respectivas demandas.
Todas as ações enumeradas nesta seção estão alinhadas ao Planejamento Estratégico Institucional desta Corte para o período 2015-2020. Todas de
acordo com o objetivo estratégico 7, o qual busca garantir a infraestrutura e a governança de TIC
2
.
2
Da mesma forma, todas as ações enumeradas nesta ação também estão alinhados ao Planejamento Estratégico de TIC 2015 - 2020, por meio dos
seguintes objetivos estratégicos de TIC:
▪ OE1 – Primar pela satisfação do usuário de TIC;
▪ OE2 – Aprimorar a gestão e governança de TIC;
▪ OE3 – Garantir o gerenciamento de serviços de TIC com qualidade;
▪ OE4 – Aprimorar a gestão de riscos de TIC;
▪ OE5 – Promover a interação e a cooperação técnica de TIC no âmbito do Judiciário;
▪ OE6 – Garantir a disponibilidade dos sistemas judiciais e administrativos;
▪ OE7 – Garantir a infraestrutura de TIC que suporte o negócio;
▪ OE8 – Buscar a excelência na gestão orçamentária e de custos;
▪ OE9 – Desenvolver competências técnicas e gerenciais com foco na estratégia;
▪ OE10 – Garantir a adequação dos quadros de pessoal de TIC para a execução da estratégia.
A seguir, serão apresentados os planos de meta para cada área temática.
A descrição do objetivo informa que ele visa a aprimorar a infraestrutura de governança de tecnologia da informação e comunicação, de forma a garantir o desenvolvimento,
aperfeiçoamento e disponibilidade de sistemas com qualidade e essenciais à execução da estratégia.
6.1.1. GOVERNANÇA DE TIC
Necessidade de TIC Estratégia Meta Prazo Orçamento Resp.
Descrição ID
3
Prioridade
4
Descrição Valor
Base
Início Fim 2015 2016
1.
Definição e formalização da
política, dos papéis e do
processo de governança e
gestão de TI.
N.30 48
PEI OE7
PETIC OE2
Implantar a política de
governança e gestão de TI
até dezembro de 2016.
90% 01/08/2015 31/12/2016 NGTIC
2.
Implantação de um Escritório
de Projetos de TIC (EGP).
N.31 48
PEI 0E7
PETIC OE2
Implantar um Escritório de
Projetos de TIC (EGP) até
agosto de 2016.
0% 03/08/2015 02/08/2016 NGTIC
3.
Implantação de um Escritório
de Processos de TIC (EGPr)
N.32 48
PEI 0E7
PETIC OE2
Implantar um Escritório de
Processos de TIC (EGPr)
até dezembro de 2016.
0% 01/07/2016 31/12/2016 NGTIC
4.
Formalização e execução do
processo de gerenciamento
da continuidade dos serviços
de TI.
N.33 48
PEI 0E7
PETIC OE2
PETIC OE3
Implantar o processo de
gerenciamento da
continuidade dos serviços
de TIC até dezembro de
2016.
0% 20/09/2016 20/12/2016 NGTIC
5.
Definição, formalização,
execução, acompanhamento
e melhoria do processo de
gerenciamento de catálogo de
serviços, definindo métricas
de desempenho para cada
serviço do catálogo, publicado
em site adequado.
N.50 36
PEI 0E7
PETIC OE2
PETIC OE3
Implantar o processo de
gerenciamento do catálogo
de serviços até dezembro
de 2015.
80% 14/09/2015 16/09/2016 NGTIC
3
O campo ID identifica a necessidade corrente na lista de todas as necessidades analisadas pelo Comitê Permanente de Informática por ocasião da priorização das demandas, na fase
de planejamento do PDTI.
4
O campo prioridade indica, conforme a matriz GUT, a ordem de precedência de uma necessidade em relação às demais. Para mais detalhes, consultar, no anexo a este documento,
a seção “1. critérios de priorização”.
6.
Definição, formalização e
desenvolvimento de
processo de
gerenciamento do nível dos
serviços da TI
.
N.51 36
Implantar processo para os
serviços de TIC.
0% 14/10/2015 15/02/2016 NGTIC
7.
Formalização e execução do
processo de gerenciamento
de mudança.
N.52 36
PEI 0E7
PETIC OE2
PETIC OE3
Implantar o processo de
gerenciamento de mudança
até setembro de 2016.
0% 06/07/2016 06/09/2016 NGTIC
8.
Formalização e execução do
processo de gerenciamento
de liberação e implantação.
N.53 36
PEI 0E7
PETIC OE2
PETIC OE3
Implantar o processo de
gerenciamento de liberação
e implantação até julho de
2016.
0% 08/09/2016 08/10/2016 NGTIC
9.
Formalização e execução do
processo de gerenciamento
de incidentes.
N.54 36
PEI 0E7
PETIC OE2
PETIC OE3
Implantar o processo de
gerenciamento de
incidentes até novembro de
2015.
80% 01/07/2015 20/11/2015 NGTIC
10.
Definição, formalização,
execução, acompanhamento
e melhoria periódica do
processo de gerenciamento
de projetos de TI, publicando
portfólio em portal adequado.
N.55 36
PEI 0E7
PETIC OE2
PETIC OE3
Implantar o processo de
gerenciamento de projetos
até dezembro de 2016.
80% 02/08/2016 20/12/2016 NGTIC
11.
Definição, formalização,
execução, acompanhamento
e melhoria periódica do
processo de planejamento das
contratações de TI.
N.56 36
PEI 0E7
PETIC OE2
PETIC OE3
Implantar o processo de
planejamento das
contratações de TI até
junho de 2016.
50% 06/08/2016 06/12/2016 NGTIC
12.
Formalização e execução do
processo de gerenciamento
de configuração e ativos.
N.63 36
PEI 0E7
PETIC OE2
PETIC OE3
Implantar o processo de
gerenciamento de
configuração e ativos até
outubro de 2016.
0% 06/08/2016 06/12/2016 NGTIC
13. Formalização e execução do N.64 36 PEI 0E7 Implantar o processo de 0% 06/08/2016 06/12/2016 NGTIC
processo de gerenciamento
de problemas.
PETIC OE2
PETIC OE3
gerenciamento de
problemas até abril de
2016.
14.
Portal na internet com planos
de TI, resultados alcançados,
ações e projetos.
N.67 36
PEI 0E7
PETIC OE2
Implantar o portal de
governaça de TIC na
internet até dezembro de
2015.
100% 10/10/2015 20/12/2015 NGTIC
15.
Implantação do Redmine para
gerenciamento do portfólio de
TIC
N.246
PEI OE7
PETIC OE2
Implantar o Redmine para
gerência do portfólio de TI
até julho de 2016.
90%
02/05/2016
8/07/2016 NGTIC
6.1.2. GESTÃO E AMBIENTE DE TIC
Necessidade de TIC Estratégia Meta Prazo Orçament
o
Resp.
Descrição ID Prioridade Descrição Valor
Base
Início Fim 201
5
2016
1.
Melhoria na execução do
Orçamento de TI.
N.3 125
PEI 0E7
PEI OE8
PETIC OE2
PETIC OE8
Definir e acompanhar
cronogramas que garantam o
cumprimento orçamentário
constante ao longo do ano,
em conformidade com
indicadores do PETIC do
CSJT, até dezembro de 2016.
10% 10/2015 31/12/2016 SETIC
2.
Reiterar a necessidade de
Reestruturação da SETIC
N.19 64
PEI OE5
PEI OE6
PETIC OE2
PETIC OE8
Remeter ofício À COMREST
via Presidente da COINF.
Caso não surta efeito, sugerir
retirada do PDTIC informando
da gravidade de não
cumprimento do ENTIC-JUD,
do CNJ.
100% 11/2015 31/12/2016 SETIC
3.
Normatização de
atividades/plantão fora do
expediente
N.41 48
PETIC OE2
PETIC OE3
PETIC OE6
Aguardar pronunciamento do
CNJ até 08/2016. Após esse
prazo, elaborar proposta pela
Comissão de
Informática./SETIC até
novembro de 2016.
0% 11/2015 30/11/2016 SETIC
4.
Propor/reiterar m
elhoria do
ambiente de trabalho (estrutura
física) na STI.
N.62 36 PEI OE5
Propor formalmente ao GDG
reforma física e mobiliária
para melhor adequar as
equipes ao ambiente de
trabalho, até dezembro de
2016.
20% 12/2015 16/12/2016 SETIC
5. Conformação das atividades
(pautas) do comitê de TI às
N.65 36 PEI OE7
PETIC OE2
Definir calendário de
reuniões ordinárias da
80% 01/12/2015 31/12/2016 SETIC
atribuições de seu ato
constitutivo
PETIC OE8
COINF.
6.
Priorização das ações de TIC
com apoio do Comitê de TIC,
produzindo atas que sinalizem
as decisões adotadas.
N.66 36
PEI OE7
PETIC OE2
PETIC OE8
Elaborar política de tomada de
decisões quanto a demandas
de TIC, priorização e revisão
do PDTIC
100% 11/2015 31/12/2016 SETIC
6.1.3. SEGURANÇA DE TIC
Necessidade de TIC Estratégia Meta Prazo Orçamento Resp.
Descrição ID Priorid
ade
Descrição Valor
Base
Início Fim 2015 2016
1.
Definição, formalização e
implantação de uma política de
cópias de segurança (backups).
N.25 64
PEI OE7
PETIC OE2
PETIC OE4
PETIC OE7
Implantar a política de
backups até dez/2016
0% 01/03/2016 12/12/2016 SSI
2.
Implantação e execução do
Sistema de Gestão de
Segurança da Informação
(SGSI), nos termos da Política e
do Escopo do SGSI (protocolo
0-11844/2015).
N.57 36
PEI OE7
PETIC 0E2
PETIC OE4
Implantar e executar
primeiro ciclo do SGSI
até dez/2016
70% 12/01/2015 16/12/2016 SSI
3.
Definição, formalização,
execução, acompanhamento e
melhoria periódica da política de
segurança da informação.
N.77
36
PEI OE7
PETIC OE2
PEI OE4
Definir/revisar estrutura
normativa de SI até
dez/2016
10% 01/03/2016 16/12/2016 SSI
4.
Definição, formalização e
implantação do processo de
gestão de incidentes de
segurança da informação, bem
como criação do GRISI
N.81 27
PEI OE7
PETIC OE2
PEI OE4
Implantar GRISI até
dez/2016
50% 01/07/2016 16/12/2016 SSI
5.
Definição, formalização e
implantação de processo para
classificação e tratamento de
informações.
N.97 24
PEI OE7
PETIC OE2
PEI OE4
Implantar classificação
de informações até
dez/2016
0% 01/07/2016 16/12/2016 SSI
6.1.4. RECURSOS HUMANOS
Necessidade de TIC Meta Prazo Orçamento Resp.
Descrição ID Prioridade Estratégia Descrição Valor
Base
Início Fim 2015 2016
1.
Capacitação em
Firewalls.
N.60 36
Capacitar os servidores
até fevereiro de 2016.
0% 01/02/2016 29/02/2016 CTST
2.
Capacitação em
processos de aquisição
N.61 36
PETIC OE2
PETIC OE9
Capacitar 20% da
equipe a cada 12 meses.
10% 01/09/2015 31/12/2016 SETIC
3.
Capacitação do pessoal
quanto às práticas de
SOA
N.76 36
PETIC OE3
PETIC OE9
Capacitar 50% da
equipe de
desenvolvimento até
abril de 2016 on-line.
0 20/10/2015 31/12/2016 CDMS
4.
Capacitação do pessoal
quanto a análise de
requisitos
N.89 27
PETIC OE3
PETIC OE9
Capacitar 30% da
equipe em análise de
requisitos até dezembro
de 2016, on-line.
0 01/04/2016 31/12/2016 CDMS
5.
Capacitação do pessoal
de TI quanto à gestão de
Projetos.
N.90 27
PETIC OE2
PETIC OE3
PETIC OE9
Capacitar os servidores
de TIC em gestão de
projetos até abril de
2016.
0% 07/01/2016 04/04/2016 NGTIC
6.
Capacitação em boas
práticas de
desenvolvimento de
software
N.91 27
PETIC OE2
PETIC OE3
PETIC OE9
Capacitar 50% da
equipe em boas práticas
de desenvolvimento de
software até dezembro
de 2016, on-line.
0 20/10/2015 01/12/2016 CDMS
7.
Capacitação em redes
Ópticas
N.93 27
Capacitar os servidores
em redes ópticas
novembro de 2015.
0% 30/12/2015 30/12/2015 CTST
8.
Capacitação em gerência
de central de serviços.
N.94 27
Capacitar os servidores
em gerência de central
de serviços até
dezembro de 2016.
0% 07/01/2016 20/12/2016 C - R$1600,
00
p/servidor
CAU
9.
Capacitação em
gerenciamento de
serviços (itil)
N.95 27
Capacitar os servidores
em gerenciamento de
serviços até 2016.
0% 07/01/2016 20/12/2016 C - R$ R$3
000,00
p/servidor
NGTIC
10.
Capacitação em
governança de TIC
(Cobit)
N.96 27
Capacitar os servidores
em Cobit até dezembro
de 2016.
0% 07/01/2016 20/12/2016 C-
R$1600,00
p/servidor
NGTIC
11.
Capacitação em
cabeamento
Estruturado
N.92 27
Capacitar 3 servidores em
cabeamento estruturado
até dezembro de 2016
0%
01/11/2015
31/12/2016
CAU
6.1.5. DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS
Necessidade de TIC Estratégia Meta Prazo Orçamento Resp.
Descrição ID Prioridade Descrição Valor Base Início Fim 2015 2016
1.
Implantação do Sistema
de Gestão de Recursos
Humanos (SGRH).
N.6 100
PEI OE3
PEI OE6
PETIC OE7
Implantar o SGRH até
dezembro de 2016.
10% 01/07/2016 19/12/2016 CDMS
2.
Definição, formalização,
execução,
acompanhamento e
melhoria contínua do
processo de software.
N.15 80
PEI OE7
PETIC OE2
PETIC OE6
Definir o processo de
software até outubro
de 2016.
70% 01/02/2015 01/10/2016 CDMS
3.
Evolução do PJE
Gerencial (SCOPE) –
(Sistema de Apoio
Operacional do Pje –
SAO-Pje).
N.16 80
PEI OE3
PETIC OE7
Implantar o SAO-PJe
até dezembro de
2015
100% 01/04/2015 19/12/2015 CDMS
4.
Sistema de
acompanhamento de
garantia e equipamentos
em manutenção.
N.22 64
Implantar o sistema de
acompanhamento de
garantia e
equipamentos em
manutenção até junho
de 2016.
0 23/05/2016 22/07/2016 CDMS
5.
Implantacao de um
módulo de mensagem
automática na tela do
computador, em tempo
pré-determinado,
alertando os servidores
para realização de
ginástica laboral.
N.36 48
Implantardo módulo de
mensagem automática
até novembro de 2016
0 01/05/2016 01/11/2016 CDMS
6.
Fornecimento de
servicos de TIC para a
area fim em dispositivos
móveis
N.40 48
Fornecer pelo menos
um serviço em
dispositivos móveis
até dezembro de
2016.
0 30/10/2015 19/12/2016 CDMS
7.
Implementação de
serviço de acesso à
base de Recursos
Humanos
N.43 48
PEI OE7
PETIC OE7
Implementar um
webservice que
acessa a base de
recursos humanos
até agosto de 2015.
100% 01/03/2015 01/08/2015 CDMS
8.
Migração das aplicações
do JBoss 5.1 para Wildfly
8.2
N.68 36
PEI OE7
PETIC OE7
Migrar todas as
aplicações do Jboss 5
para o Wildfly até
dezembro de 2015.
80% 01/03/2015 29/07/2016 CDMS
9.
Atualização do Portal do
PJE
N.70 36
PEI OE4
PETIC OE2
Atualizar o portal do
PJE até dezembro de
2016.
0% 31/07/2016 31/12/2016 CDMS
10.
Evolução do Gerador de
Relatórios
N.78 36
Evoluir o gerador de
relatório para permitir
o retorno de outros
formatos dos dados,
como JSON, até abril
de 2016.
0% 01/11/2015 01/04/2016 CDMS
11.
Apoio ao projeto de
Sistema de gestão por
competências.
N.79 36
Implantação do
sistema de gestão de
competências até abril
de 2016.
0% 10/01/2016 01/12/2016 CDMS
12. Implantação do Portal
de base de
conhecimento de
procedimentos e boas
práticas de
desenvolvimento de
sistemas.
N.82 27 PEI OE4
PETIC OE2
Implantar o portal de
conhecimento e boas
práticas de
desenvolvimento de
sistemas até julho de
2015.
100% 01/03/2015 15/07/2015 CDMS
13.
Análise e
desenvolvimento do
SISREC (Sistema de
Consignação) para
integração ao GAE.
N.98 18
PEI OE3
PETIC OE5
PETIC 0E7
Analisar todas as
funcionalidades do
SISREC
até dezembro de
2015.
0% 01/11/2015 19/12/2015 CDMS
14.
Sistema para
automatização da
sessão do pleno (PJe e
SUAP)
N.201 27
PEI OE2
PEI OE3
PETIC OE7
Desenvolver sistema
para a automatização
da sessão do pleno
100% 15/02/2016 15/07/2016 CDMS
15.
Implantação do MNI para
SUAP
N.203 80
Implementar o MNI
para o SUAP
0,00% 01/03/16 30/06/17 CDMS
16.
Portal de
Transparência –
reimplementação de
relatórios e cadastros
de informações
N.211 80
PEI OE4
PETIC OE7
Alterar relatórios e
cadastros do portal
de transparência
100,00% 01/10/2015 12/05/2016 CDMS
17.
Elaboração do sistema
de emissão de Certidão
Negativa
N.213 48
PEI OE1
PEI OE2
PETIC OE7
Implementar sistema
para a emissão da
certidão trabalhista
100,00% 01/06/2015 01/11/2015 CDMS
18.
Implantação da c
arga
de dados
administrativos no E-
Gestão
N.218 48
PEI OE3
PETIC OE7
Implementar
aplicação para dar
carga de dados
administrativos no e-
Gestão
100,00% 04/11/2015 19/12/2015 CDMS
19.
MNI para Escritório
Digital.
N.228
PEI OE1
PEI OE2
PETIC OE5
PETIC OE7
Implantar o MNI até
julho de 2016.
90% 04/04/2016 15/07/2016 CDMS
20.
Reestruturação do
layout do site do
TRT13
N.227
PEI OE4
PETIC OE7
Reestruturar o layout
do site do TRT ate
outubro de 2016.
30% 16/05/2016 10/10/2016 CDMS
21.
Sustentação Oral
para o Pje
N.205
PEI OE3
PETIC OE7
Desenvolver o
módulo de
sustentação oral
para o PJE até março
de 2016.
100% 22/02/2016 12/03/2016 CDMS
22.
Instalação do
sistema de pauta
de audiência
(painel de
audiência)
N.229
PEI 01
PEI 04
Instalar o sistema de
painel de audiências
nas VTs para
exibição em
televisores
até julho de
2016.
10% 28/06/2016 30/07/2016 CDMS
6.1.6. PJE
Necessidade de TIC Estratégia Meta Prazo Orçamento Resp.
Descrição ID Priorida
de
Descrição Valor
Base
Início Fim 2015 2016
1.
Atualizações periódicas
do PJE
N.5 100
PEI OE7
PETIC OE3
PETIC OE6
Atualizar o PJE em até
60 dias após a
liberação de novas
versões.
100% 01/08/2015 31/12/2015 CSUAP
2.
Implantação do SICOND
(desenvolvido pelo TRT
07)
N.14 80
PEI OE3
PETIC OE1
PETIC OE7
Implantar o SICOND em
até 60 dias após a
liberação do CSJT
0% 31/07/2016 31/12/2016 CSUAP
3.
Relatórios de nível
operacional relativos ao
processo eletrônico.
N.21 64
PEI OE2
PEI OE3
PETIC OE1
PETIC 0E7
Desenvolver pacote de
relatórios do
PJeGerencial até julho
de 2016.
100% 01/02/2016 31/07/2016 CSUAP
4.
Definição do processo de
homologação contínua
dos sistemas satélites
nacionais desenvolvidos
pelo TRT13 de forma
integrada às liberações do
PJE
N.24 64
PEI OE7
PETIC OE2
Implantar o processo de
homologação contínua
do PJE até agosto de
2016.
50% 07/01/2016 26/08/2016 CSUAP
5.
Especificação do módulo
de Precatórios do Pje
N.26 64
Especificar o módulo de
precatórios do PJe em
até 90 dias após a
liberação pelo CSJT
0% 31/07/2016 31/09/2016 CSUAP
6. Regulamentar o N.35 48 PEI OE7 Implantar a padronização 0% 31/07/2016 31/12/2016 CSUAP
procedimento e formato
de apresentação de
arquivos de áudio e vídeo
nas salas de audiências
PETIC OE2
dos formatos de mídia
para apresentação nas
salas de audiência até
dezembro de 2016.
7.
Implantação de conector
Pje-TST
N.42 48
PEI OE3
PETIC OE1
PETIC OE7
Implantar o conector
em até 60 dias após a
liberação do CSJT
100% 31/07/2016 31/12/2016 CSUAP
8.
Implantação do EJUS2
(TRT 04)
N.49 40
Implantar o EJUS em até
60 dias após a liberação
do CSJT
0% 31/07/2016 31/12/2016 CSUAP
9.
Implantação do GIGS
(TRT 12)
N.80 32
PEI OE3
PETIC OE1
PETIC OE7
Implantar o GIGS em
até 60 dias após a
liberação do CSJT
100% 31/07/2015 31/12/2015 CSUAP
10.
Contratação e
implantação de
ferramenta de
monitoramento para o
PJe
N.202 100
PEI OE7
PETIC OE6
PETIC OE7
Realizar os
procedimentos para
contratar e implantar
ferramenta de
monitoramento do PJE.
100% 01/03/2015 15/01/2015 CSUAP
11.
SAOPJe – Versão
Nacional
N.226
PEI OE7
PETIC OE5
Desenvolver o SAOPJE
até agosto de 2016.
60% 01/05/2016 26/08/2016 CSUAP
12.
Convênio SAO-PJe
com MPT
N.231
PEI OE7
PETIC OE5
Assinar acordo até final
de Junho de 2016
100% 01/05/2016 30/06/2016 CSUAP
13.
Implantação da Versão
1.12.0.4 do PJe
N.247
Implantar a versão até
julho de 2016.
0% 01/07/2016 31/07/2016 CSUAP
14.
Implantação da Versão
1.12.1 do PJe
N.248
Implantar a versão até
agosto de 2016.
0% 01/08/2016 31/08/2016 CSUAP
15.
Implantação da Versão
1.13 do PJe
N.249
Implantar a versão até
novembro de 2016
01/11/2016 30/11/2016 CSUAP
16.
Relatórios para
Julgamento Eletrônico
do PJe
N.250
Desenvolver os relatórios
até novembro de 2016
0% 01/08/2016 30/112016 CSUAP
17.
Suite de Testes
Funcionais
Automatizados para o
PJE
N.251
Definir a suite de testes
até dezembro de 2016.
0% 01/08/2016 17/12/2016 CSUAP
6.1.7. INFRAESTRUTURA DE TIC
Necessidade de TIC Estratégia Meta Prazo Orçamento Resp.
Descrição ID Prioridade Descrição Valor
Base
Início Fim 2015 2016
1.
Migração do servidor
dhcp.
N.17 80
PEI OE7
PETIC OE7
Migrar servidor até
março de 2016
100% 01/02/2016 31/03/2016 CTST
2.
Realização de estudo
preliminar para Substituição
de servidores com mais de
3 anos de uso por outros de
melhor performance.
N.18 80
PEI OE7
PETIC OE7
Realização de estudo
preliminar até dezembro
de 2016.
0% 13/06/2016 28/12/2016 CTST
3.
Implantação da política de
senhas.
N.20 64
PEI OE7
PETIC OE2
Implantar a política de
senha até 31/03/2016
80% 01/02/2016 31/12/2016 CTST
4.
Proxy menos restritivo para
a SETIC
N.37 48
PEI OE7
PETIC OE7
Analisar necessidade de
proxy menos restritivo
até dezembro de 2015.
0% 01/09/2015 31/12/2016 CTST
5.
Solução de inventário de
ativos de TIC.
N.39 48
PEI OE7
PETIC OE2
PETIC OE3
PETIC OE7
Implantar solução de
inventário de ativos de
TIC até dezembro de
2016.
0% 01/04/2016 31/12/2016 CTST
6.
Execução de fibra óptica –
JPA – Campina Grande –
Santa Rita.
N.44 48
PEI OE7
PETIC OE7
Interligar Campina
Grande e Santa Rita
com fibra óptica até
dezembro de 2016.
0% 01/04/2016 31/12/2016 CTST
7. Site backup – instalação
de uma sala monitorada
no smp enquanto não é
possível uma sala segura
N.69 36 PEI OE7
PETIC OE7
Instalar site backup
até dezembro de 2016
100% 05/10/2015 31/12/2016 CTST
no novo fórum.
8.
Implantação de rede sem fio
sem bloqueios para
visitantes – JUNTS.
N.71 36
PEI OE7
PETIC OE7
Disponibilizar rede sem
fio até novembro de
2015.
0% 01/04/2015 06/11/2015
.
CTST
9.
Replicação dos storages
entre a sala cofre (SEDE) e
sala monitorada (SMP).
N.72 36
PEI OE7
PETIC OE7
Deixar a replicação
entre sites funcionando
até 11/03/2016
0% 01/02/2016 31/12/2016 CTST
10
.
Atualização de firmware dos
ativos de rede.
N.83 27
PEI OE7
PETIC OE7
Atualizar ativos de rede
com firmware até
setembro de 2016.
0% 01/07/2016 30/09/2016 CTST
11
.
Implantação de centro de
monitoramento – NOC
N.84 27
Implantar NOC até
dezembro de 2016.
0% 07/01/2016 31/12/2016 CTST
12
.
Transferência dos
servidores ntp para
servidores físicos.
N.85 27
PEI OE7
PETIC OE7
Transferência dos
servidores ntp para
servidores físicos até
outubro de 2015.
0% 01/10/2015 30/10/2015 CTST
13
.
Atualização do samba e
openldap
N.86 27
Atualizar o samba e o
openldap até novembro
de 2016.
0% 01/08/2016 30/11/2016 CTST
14
.
Auditoria nos servidores de
arquivo
N.243
PEI OE7
PETIC OE2
Implantar auditoria até
31/07/2016
70% 12/05/2016 31/07/2016 CTST
15
.
Consultoria Módulo Risk
Mananger
N.244
PEI OE7
PETIC OE4
Definir os Modelos de
Gestão de Riscos,
Gestão de Tratamento e
Resposta a Incidentes e
Análise e Conformidade
ABNT 15408 até
19/08/2016
0% 06/06/2016 19/08/2016 CTST
6.1.8. AQUISIÇÕES DE TIC
Necessidade de TIC Estratégia Meta Prazo Orçamento Resp.
Descrição ID Prioridade Descrição Valor
Base
Início Fim 2015 2016
1.
Renovação da
Sala Cofre 2015
(periodicidade
anual).
N.1 125
PEI OE7
PETIC OE2
PETIC OE7
Renovar o contrato da
Sala cofre até maio de
2016.
100% 01/03/2016 22/05/2016 C – R$
273.042,24
C – R$
300.346,46
CTST
2.
Renovação do
nobreak da sala
cofre 2015
(periodicidade
anual).
N.2 125
PEI OE7
PETIC OE2
PETIC OE7
Renovar o contrato do
nobreak da Sala cofre
até dezembro de
2015
10% 13/06/2015 10/12/2016 C – R$
35.508,00
CTST
3.
Aquisição de
Tape Library.
N.4 100
PEI OE7
PETIC OE7
Adquirir tape library
até outubro de 2015
100% 21/05/2014 31/10/2015 P – R$
199.142,00
CTST
4.
Renovação de
licenças VMWare.
N.7 100
Renovar as licenças
VMWARE até outubro
de 2015
0% 01/06/2015 31/10/2015 C – R$
259.217,84
CTST
5.
Contratação de
renovação de
licenças e suporte
oracle.
N.8 100
PEI OE7
PETIC OE7
Renovar todas as
licenças Oracle
existentes atualmente
no TRT13 até outubro
de 2016.
30% 01/07/2015 20/10/2016 C – R$
80.000,00
CDMS
6.
Contratação de
empresa para
elaboração dos
N.9 100
Deixar projetos prontos
para serem licitados até
dezembro 2015.
0% 01/07/2015 31/12/2015 P – R$
167.574,35
CEMA
projetos de
cabeamento
estruturado para
todo o TRT-13.
7.
Renovação blade
dell – vence em
2016, o atual foi 4
anos.
N.10 100
PEI OE7
PETIC OE7
Renovar a garantia do
Blade até dezembro de
2016
0% 12/06/2015 31/12/2016 - CTST
8.
Aquisição de
impressora
multifuncional.
N.11 100
PEI OE7
PETIC OE7
Adquirir 100
impressoras
multifuncionais até
dezembro de 2015
100% 01/08/2015 31/12/2015 P - R$
358.000,00
CAU
9.
Renovação Firewall
(vence em
dezembro de 2015.
O atual contrato foi
3 anos).
N.12 80
PEI OE7
PETIC OE4
PETIC OE7
Renovar a solução de
firewall até dezembro
de 2016.
0% 01/06/2015 31/12/2016 C – R$
71.000,00
CTST
10.
Renovação da
solução antispam
(periodicidade
anual)
N.13 80
PEI OE7
PETIC OE4
PETIC OE7
Renova a solução
antispam até
setembro de 2015
100% 01/01/2015 03/09/2016 D - CTST
11.
Renovação tsm
2015 (periodicidade
anual).
N.23 64
PEI OE7
PETIC OE7
Renovar o suporte TSM
até novembro de 2015.
0% 12/06/2015 17/11/2016 C – R$
79.928,75
CTST
12.
Aquisição de
switches SAN –
replicação para o
site backup.
N.28 60
PEI OE7
PETIC OE7
Instalar e configurar
switches até dezembro
de 2015.
0% 15/07/2015 31/12/2015 P – R$
256.000,00
CTST
13.
Aquisição/renovaçã
N.29 60 Adquirir 12 licenças do 0% 01/06/2016 01/11/2016 CDMS
o licenças do
Caché.
Caché até novembro de
2016.
14.
Aquisição de
Nobreaks das
varas exceto
Fórum de João
Pessoa.
N.45 48
PEI OE7
PETIC OE7
Adquirir 21 nobreaks
até dezembro de 2015
100% 01/06/2015 31/12/2015 P –
R$275.000
,00
CAU
15.
Manutenção de
Nobreaks para o
fórum de João
Pessoa.
N.46 48
PEI OE7
PETIC OE7
Contratar manutenção
dos nobreaks do FMF
até dezembro de 2016.
0% 01/06/2015 31/12/2016 C – R$
73.000,00
CAU
16.
Estudos para
aquisição de
Licenças para o
Qlikview
N.34,
N.48
48
PEI OE7
PETIC OE7
Realizar estudos para
adquirir novas licenças
do Qlikview até
dezembro de 2016.
0% 01/08/2016 19/12/2016 - CDMS
17.
Renovação do
antivírus (Contrato
atual vence em
2016. Duração foi 4
anos).
N.38 48
PEI OE7
PETIC OE4
PETIC OE7
Renovação da solução
antivírus antes do seu
vencimento até
dezembro de 2015.
10% 12/06/2015 31/12/2015
.
- CTST
18.
Aquisição de
switches para
conexão à rede
ICTIPB.
N.47 48
PEI OE7
PETIC OE7
Interligar Campina
Grande e Santa Rita
com fibra óptica até
dezembro de 2016.
0% 17/06/2015 31/12/2016 -
CTST
19.
Renovação Anel
Óptico
N.58 36 PEI OE7
PETIC OE7
Renovar o contrato até
setembro de 2015.
10% 17/06/2015 08/09/2016 C – R$
28.800,00
CTST
(periodicidade
anual)
20.
Licitação para
terceirizar o
atendimento de 1º
nível.
N.59 36
Contratar terceirização
de atendimento até
dezembro de 2016.
0% 01/11/2015 31/12/2016 - CAU
21.
Aquisição de
material de
consumo.
N.74 36
Adquirir material de
consumos necessário
às atividades do setor
até dezembro de 2015.
50% 01/06/2015 31/12/2015 C –
R$8.000,0
0
CAU
22.
Aquisição de
serviço de
correlacionamento
de logs
N.73 36
PEI OE7
PETIC OE4
Implantar ferramenta de
correlacionamento de
logs até dezembro
2016.
30% 01/07/2016 31/12/2016 - CTST
23.
Aquisição de
material
permanente
(multímetro,
rádios,
parafuseiras,
headset).
N.75 36 PETIC OE7
Adquirir material
permanente
necessário às
atividades do setor
até dezembro de 2015.
100% 01/06/2015 31/12/2015 P – R$
8.000,00
CAU
24.
Aquisição de
Certificados
Digitais (2016)
N.87 27
PEI OE7
PETIC OE7
Atualizar certificados
digitais até maio de
2016.
80% 01/03/2016 25/05/2016 - CTST
25.
Aquisição/renovaçã
o de solução de
N.88 27 Implantar nova solução
de gabinete virtual até
0% 01/07/2015 30/06/2016 - CTST
gabinete virtual
junho 2016.
26.
Aquisição de
Nobreaks de
pequeno Porte
N.99 12
PEI OE7
PETIC OE7
Adquirir nobreaks de
pequeno porte até
31/12/2016.
50% 01/08/2015 31/12/2016 P – R$
30.000,00
CAU
27.
Renovação do
Contrato do
MentoRH
N.214 125
PEI OE3
PETIC OE1
Renovar o MentoRH
até 12/12/2016.
100% 12/10/2016 12/12/2016 C – R$
264.000,00
CDMS
28.
Realizar estudos
preliminares para
aquisição de
licenças de Excel a
fim de melhorar o
procedimento de
cálculo do SAPPE.
N.207 36
PEI OE3
PETIC OE1
Adquirir licenças Excel
até abril de 2016.
0% 02/02/2016 31/12/2016 C – R$
4.000,00
CAU
29.
Contratação de
circuitos de dados
redundantes
N.223
Realizar ETP e TR/PB
até dezembro de 2016.
0% 02/02/2016 01/12/2016 C - CTST
30.
Aquisição,
treinamento e
suporte de solução
de switch de
camada 7 para
balanceamento e
firewall de
aplicações Web
N.224
Realizar ETP e TR/PB
até dezembro de 2016.
0% 02/02/2016 01/12/2016 P - CTST
31.
Aquisição de
computadores
N.221
PEI OE7
PETIC OE7
Realizar ETP e TR/PB
até dezembro de 2016.
0% 02/02/2016 01/12/2016 P - CAU
32.
Renovação do
módulo Risk
Manager
N.131 18
PEI OE7
PETIC OE4
Realizar ETP e TR/PB
até dezembro de 2016.
10% 02/02/2016 31/08/2016 C – CTST
33.
Contratação de
Atualização e
Suporte do
Software
Laserfiche
N.193 18
Concluído 100% 16/11/2015 29/01/2016 C-
34.
Renovação do
Contrato SIABI
N.240
PEI OE3
PETIC OE1
Renovar o contrato até
julho de 2016.
30% 20/06/2016 16/07/2016 CDMS
35.
Contratação de
renovação de
licenças e suporte
oracle em 2016
N.242
PEI OE7
PETIC OE7
Renovar as licenças e
suporte oracle até
Outubro/2016
0% 26/07/2016 20/10/2016 CDMS
36
.
Aquisição de
certificados A3
para magistrados e
servidores
N.239
PEI OE7
PETIC OE7
Adquirir certificado A3
até julho de 2016.
20% 01/06/2016 30/07/2016 CAU
37
.
Estudos para
aquisição de
licenças Autocad
N.194,
N.233
PEI OE3
PETIC OE1
Realizar estudos para a
aquisição de 3 licenças
do software AutoCAD
para a CEMA até julho
de 2016
07/07/2016 30/07/2016 CAU
38.
Renovação da
Sala Cofre 2016
(periodicidade
anual)
N.1 125 PEI OE7
PETIC OE2
PETIC OE7
Renovar o contrato
até maio de 2016
100% 01/03/2016 22/05/2016 CTST
39.
Renovação do
nobreak da sala
cofre 2016
N.2 125
PEI OE7
PETIC OE2
PETIC OE7
Renovar o contrato até
dezembro de 2016
10% 13/06/2016 10/12/2016 CTST
40.
Renovação tsm
2016 (periodicidade
anual)
N.23 64
PEI OE7
PETIC OE7
Renovar suporte TSM
até 17/11/2016
10% 13/06/2015 17/11/2016 CTST
41.
Renovação Anel
Óptico 2016
(periodicidade
anual)
N.58 36
PEI OE7
PETIC OE7
Renovar o contrato até
08/09/2016
0% 13/06/2016 08/09/2016 CTST
42.
Aquisição de
software de análise
ergonômica
N.245
PEI OE3
PETIC OE6
Adquirir software de
análise econômica até
Setembro/2016
0% 04/07/2016 31/08/2016 CDMS
ANEXOS
1. CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO DAS NECESSIDADES
Para priorização das necessidades de TI identificadas na fase de preparação, foi observada, além dos princípios e diretrizes acima listados, a
técnica denominada matriz GUT.
A sigla GUT significa “gravidade, urgência e tendência”, três aspectos para definir as necessidades de acordo com:
• A gravidade ou impacto que produzem quando não atendidas ou decorrente do seu atendimento. Responde a pergunta: qual o impacto
da necessidade na organização?
• A urgência no seu atendimento. Responde a pergunta: a resolução do problema pode esperar ou deve ser realizada imediatamente?
• a tendência de agravamento do problema ou perda da oportunidade enquanto a necessidade não for atendida. Responde a pergunta: o
que acontece se nada for feito?
A fim de avaliar cada aspecto de uma dada necessidade, foi utilizada uma escala de 5 pontos, tendo por limite inferior o indicativo de menor
importância (1) e por limite superior o indicativo de maior importância (5), conforme apresentado a seguir:
Valor Gravidade Urgência Tendência
5 Extremamente grave Necessidade de ação
imediata
Piora da situação
rapidamente
4 Muito grave Necessidade de
alguma urgência
Piora da situação em
pouco tempo
3 Grave Necessidade de ação
o mais breve possível
Piora da situação a médio
prazo
2 Pouco grave Necessidade pode
esperar um pouco
Piora da situação a longo
prazo
1 Sem gravidade Necessidade pode
esperar
A situação não piorará.
A criticidade da demanda é calculada pelo produto dos valores relativos à matriz GUT, variando de 1 a 625.
Além disso, com o intuito de conferir maior objetividade ao tratamento das necessidades, notadamente no que toca à definição da gravidade,
foram utilizadas como guias algumas perguntas para cujas respostas foram atribuídos pesos distintos, conforme demonstrado a seguir:
Critério de priorização (gravidade) Peso
1. Alinhado com iGovTI? 3
2. Está alinhado com PEI ? 2
3. Está alinhado com PETIC do CSJT? 1
4. Está no plano de contratação? 1
5. Há implicação em determinações do CSJT? 2
6. Há implicação em determinações do CNJ? 2
7. Há implicação em determinações do TCU? 2
8. Tem impacto direto na área fim? 1
9. O não cumprimento fere diretrizes? 1
10. Tem impacto em outras necessidades ? 1
O somatório das respostas varia de 1 a 5, funcionando como indicativo de gravidade a ser considerado no momento de avaliação da respectiva
necessidade.
2. CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO DO PDTIC
O cronograma de atividades para a conclusão da elaboração do PDTI é descrito abaixo:
Atividade
Data de
Início
Data de
Término
Responsável
Coleta das necessidades de TI
das secretarias do TRT 13
(exceto da SETIC).
01/02/15 30/04/15 Secretarias do TRT 13
Coleta das necessidades de TI
da SETIC.
01/05/15 30/05/15 SETIC
Formalização da Equipe de
Elaboração do PDTI através de
publicação em portaria.
25/05/15 25/05/15 Administração do TRT 13ª
Região
Consolidação das necessidades
em um Inventário.
01/06/15 12/06/15 Equipe de Elaboração do
PDTI
Apresentação do Inventário de
Necessidades a toda
Equipe/Comitê de TI e
discussão sobre critérios de
priorização.
15/06/15 15/06/15 Equipe de Elaboração do
PDTI
Coleta das demandas dos
usuários externos do Pje e
SUAP.
15/06/15 17/06/15 STPCJ e AGE
Revisão e alterações do
Inventário de Necessidades.
15/06/15 26/06/15 Equipe de Elaboração do
PDTI
Aprovação dos critérios de
priorização discutidos.
26/06/15 30/06/15 COINF
Sugestão de priorização inicial
do Inventário.
01/07/15 03/07/15 Equipe de Elaboração do
PDTIC
Dinâmica para consolidar a
priorização do Inventário de
Necessidades.
07/07/15 09/07/15 Equipe de Elaboração do
PDTI e COINF
Definição de metas e ações
para as necessidades
priorizadas (prorrogação).
10/07/15 03/09/15 Equipe Elaboração do PDTI
Análise e aprovação do PDTI. 23/09/15 30/09/15 COINF