Você está aqui: Página Inicial > Composição Institucional > ASPROS > Rede Aprendiz
Conteúdo

Rede Aprendiz


O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, orientando-se pelo seu compromisso com a promoção da justiça social e dos direitos humanos, lançou o Projeto Rede Aprendiz, nos termos do Ato TRT 13 SGP n.º 32/2023.

A iniciativa objetiva mobilizar instituições públicas e empresas privadas para garantir, ao público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade, a efetividade do direito à aprendizagem, no Estado da Paraíba. 

O Projeto será voltado para as empresas privadas que possuem em comum a característica de exercerem atividades insalubres ou perigosas, como: Segurança privada, Asseio e conservação, Transporte de carga, Limpeza urbana, Comercialização de combustíveis, entre outras. São segmentos empresariais que têm grande dificuldade de manter aprendizes em razão do desempenho daquelas atividades.

Para tanto, o TRT13 viabilizará parcerias a fim de que essas empresas possam cumprir adequadamente a sua obrigação legal de empregar jovens aprendizes. Com isso, as organizações privadas interessadas poderão financiar a contratação desses jovens para atuação em ambientes sem riscos à saúde, a exemplo do próprio Tribunal ou outros órgãos públicos parceiros.

Nesse contexto, o Tribunal apresenta-se como uma instituição alternativa, garantido espaço digno e decente aos aprendizes, além de acompanhá-los no processo da formação técnico profissional como entidade concedente da experiência prática.

 Se você é uma empresa e tem interesse em participar desse projeto, entre em contato conosco pelo e-mail aspros@trt13.jus.br.


Edições realizadas: 

Edição

Alcance

Parceiros

Participantes

Resultados

Relatório

Mídia 

1ª edição

Jovens e adultos entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social

NSF

Senac/PB

SRT/PB

Fecomercio/PB



Em andamento

Em andamento

Em Andamento