Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 05 > Cartilha sobre “Assédio Moral Organizacional no ambiente de trabalho" faz alertas importantes

Notícias

Cartilha sobre “Assédio Moral Organizacional no ambiente de trabalho" faz alertas importantes

Saiba o que pode ser considerado assédio moral e como prevenir ou denunciar este problema cada vez mais comum

Ações do documento

publicado: 25/05/2021 13h49 última modificação: 27/05/2021 12h53

Pressões, humilhações e constrangimentos no ambiente de trabalho, bem como as cobranças abusivas por cumprimento de metas são formas da prática do assédio moral. Por isso, o Núcleo de Saúde (Nusa) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) lançou, no começo deste mês, a cartilha "Assédio Moral Organizacional no ambiente de trabalho".

A cartilha é bem explicativa e aborda as mais diversas formas do assédio moral virtual, que podem causar estresse mental e diminuir a satisfação com o trabalho. A prática pode acarretar sofrimento psíquico e evoluir para o adoecimento mental (transtorno de ansiedade, depressão, síndrome de Burnout), além de perda da produtividade.

O material está disponibilizado para servidores e magistrados do TRT-13 como forma de promover a conscientização e prevenção ao assédio moral virtual.

De acordo com a cartilha, é preciso estar alerta, visto que recente pesquisa da Unicamp (2020) mostra que o assédio moral organizacional virtual tem aumentado no período da pandemia da Covid 19.

Clique aqui e acesse a cartilha sobre "Assédio Moral Organizacional no ambiente de trabalho".