Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT da Paraíba alcança índice histórico de 100% no IPC-Jus, aponta Justiça em Números 2025
Conteúdo

Notícias

TRT da Paraíba alcança índice histórico de 100% no IPC-Jus, aponta Justiça em Números 2025

Relatório foi divulgado pelo CNJ nessa terça-feira (23)
publicado: 24/09/2025 15h15 última modificação: 24/09/2025 15h15

Fachada edificio-sede TRT.jpeg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) alcançou 100% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), indicador do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que mensura a eficiência dos tribunais brasileiros. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (23) pelo CNJ durante a 5ª Sessão Extraordinária de 2025. Com esta pontuação, o TRT da Paraíba é um dos três tribunais do trabalho de todo o país a conquistar 100% no índice.

“O resultado de 100% no IPC-Jus é motivo de imenso orgulho para todos nós que fazemos o TRT da Paraíba. Ele traduz a união, a dedicação e o compromisso de cada integrante do nosso Tribunal, que, juntos, transformam desafios em conquistas. Trata-se de uma vitória coletiva que fortalece nossa instituição e reafirma o compromisso da Justiça do Trabalho com os jurisdicionados que confiam em uma prestação jurisdicional célere, eficiente e de qualidade”, destacou a presidente do Regional, desembargadora Herminegilda Leite Machado.

O cálculo do IPC-Jus considera a produção das cortes — ou seja, o número de processos resolvidos — em relação aos recursos disponíveis, como servidores(as), magistrados(as), despesas e, também, o volume de casos novos. Para tanto, três fatores principais são analisados: produtividade (relação entre o número de processos baixados e os novos processos que ingressam no tribunal), recursos (quantidade de pessoal e gastos, excetuando-se despesas com inativos e obras) e taxa de Congestionamento (percentual de casos que permanecem pendentes de solução).

A secretária-geral judiciária do Tribunal, Fernanda Lima, enfatizou que alcançar novamente o resultado de 100% no IPC-Jus é motivo de grande orgulho e que isso reflete não apenas a eficiência do Tribunal, mas, sobretudo, o empenho e a expertise de cada desembargador(a), magistrado(a) e servidor(a).

“O IPC-Jus mede a produtividade comparada dos tribunais a partir de critérios técnicos estabelecidos pelo CNJ e atingir o índice máximo evidencia a solidez das nossas práticas de gestão judiciária e o esforço coletivo da instituição. Essa conquista é fruto de um trabalho árduo, contínuo e integrado, que reafirma o papel do TRT como um Judiciário ágil, eficiente e comprometido com a sociedade paraibana”, avaliou.

Papel estratégico

Mais do que um simples marcador numérico, o IPC-Jus tem papel estratégico na melhoria da Justiça brasileira. Ele possibilita:

Avaliação de Desempenho: ao oferecer um escore único que sintetiza produtividade e eficiência de cada tribunal;

Benchmarking: ao destacar aqueles que alcançam melhores resultados, servindo como referência e estímulo para o aprimoramento contínuo;

Confiabilidade Estatística: por integrar o relatório Justiça em Números, elaborado pelo CNJ, reconhecido como a principal fonte de dados e estatísticas do Poder Judiciário no país.

O relatório Justiça em Números 2025 (ano-base 2024) analisa detalhadamente os índices de cada tribunal, separando-os por categorias (pequeno, médio e grande porte) e estabelecendo um panorama da eficiência do Poder Judiciário brasileiro.

Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br