Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT da 2ª Região lança revista comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho
Conteúdo

Notícias

TRT da 2ª Região lança revista comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho

Edição aborda reflexões e perspectivas da JT no Brasil
publicado: 13/06/2022 09h40 última modificação: 13/06/2022 09h40

Ainda em clima de celebração pelo marco histórico dos 80 anos da Justiça do Trabalho no país, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) lançou uma revista comemorativa com artigos especiais abordando diversos aspectos desta justiça especializada. Com o tema “Justiça do Trabalho no Brasil - 80 anos: reflexões e perspectivas”, a 27ª edição da publicação já está disponível e pode ser conferida clicando aqui.

A revista conta com artigos e materiais escritos por magistrados de diversos tribunais do trabalho do país com foco na memória e análise da JT desde sua implantação no Brasil. Um dos artigos presentes nesta edição intitula-se “Justiça do Trabalho no Brasil: constituições, evolução e perspectivas”. De autoria da desembargadora aposentada Silvana Abramo Margherito Ariano, do TRT-2, o material examina, por meio de um recorte histórico, a situação atual do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho no país.

Outro importante tema abordado na revista comemorativa é a equidade de gênero no ambiente de trabalho, análise feita pelas juízas do trabalho Flávia Moreira Guimarães Pessoa (TRT-20) e Noemia Porto (TRT-10) sob o título “A vivência das mulheres na carreira da magistratura do trabalho: mapeando dificuldades e possibilidades”.

A edição conta, também, com uma ampla análise histórica feita por três magistrados: o desembargador Paulo Eduardo Vieira de Oliveira (TRT-2) discorre sobre o papel desempenhado pelo Direito do Trabalho em diversos momentos da história brasileira; a juíza do Trabalho Christina de Almeida Pedreira (TRT-2) disserta sobre a evolução legislativa e constitucional acerca da competência da Justiça do Trabalho; e o juiz do Trabalho Bráulio Gabriel Gusmão (TRT-9) expõe as oportunidades e desafios de utilização de novas tecnologias, em especial a inteligência artificial.

Um encarte especial integra, ainda, a publicação, contendo uma linha do tempo na qual são realçados acontecimentos importantes para a Justiça do Trabalho. Para conferir o trabalho, que conta com fotografias, ilustrações e dados históricos sobre os 80 anos da JT, clique aqui.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13