Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 recebe palestra com consultora Chyntia Barcellos sobre diversidade e inclusão nas empresas
Conteúdo

Notícias

TRT-13 recebe palestra com consultora Chyntia Barcellos sobre diversidade e inclusão nas empresas

Representantes de instituições privadas puderam debater com a advogada sobre como promover um ambiente corporativo realmente inclusivo
publicado: 30/06/2023 14h35 última modificação: 21/07/2023 09h29

Empregabilidade com Chyntia 1.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promoveu na manhã desta terça-feira (28) uma palestra sobre diversidade e inclusão nas empresas. “Demitindo Preconceitos” foi conduzida pela advogada, consultora em Diversidade para Empresas e consultora do SENAI Goiás no Projeto Mais Um Sem Dor, do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Chyntia Barcellos. O evento aconteceu no Auditório do Tribunal Pleno, no edifício-sede da instituição, com a presença de representantes de empresas dos mais diversos ramos de atuação.

O presidente do TRT-13, Thiago Andrade, estava presente e fez uma breve introdução a Chyntia e à importância de promover a discussão. “A ideia é tentarmos construir um caminho mais justo para a população. Quando assumi a gestão em janeiro, percebi que era preciso fazer mais, ajudar mais e não ficar trabalhando unicamente na forma tradicional que o tribunal faz, que é julgar processos, algo que depende de alguma parte entrar com um processo. No entanto, para combater o trabalho infantil, promover o trabalho seguro e combater as desigualdades sociais, não podemos ficar inertes, trata-se do nosso dever constitucional. Devemos agir ativamente para incluir essas pessoas em situação vulnerável em trabalhos dignos e seguros”, afirmou o presidente.

A palestra Demitindo Preconceitos tem como objetivo esclarecer os conceitos envolvendo a diversidade como um todo, especialmente com o foco nos principais pilares: gênero, orientação sexual, raça, pessoas com deficiência e também o recorte de pessoas vivendo com HIV/Aids. Além dos conceitos, Chyntia trouxe uma discussão em torno das questões jurídicas relacionadas aos recortes de diversidade e também às tendências do direito internacional aliadas à diversidade, equidade e inclusão.

“Foi uma ótima oportunidade vir ao TRT-13 apresentar essa discussão aos empresários. É preciso entender que diversos somos todos nós, por isso é preciso inserir essas pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. No entanto, é preciso inserir de verdade. Existe um termo em inglês, chamado token, que serve para definir aquela pessoa que representa uma minoria que é contratada por uma empresa apenas para parecer inclusiva. É preciso que os ambientes de trabalho não apenas pareçam, mas sejam inclusivos de fato”, defendeu.

O Projeto Mais Um Sem Dor, do qual Chyntia foi consultora, serviu de espelho para a criação do Empregabilidade na Diversidade, programa do TRT-13 que visa inserir pessoas trans no mercado de trabalho, oferecendo cursos de auxiliar de cozinha e hotelaria. “Essa ação é de fundamental importância, para fazer com que essas pessoas possam ser encaminhadas ao mercado de trabalho já qualificadas, de maneira digna e inclusiva. As pessoas trans enfrentam muito preconceito desde o início da vida, o que as afasta do ensino e, consequentemente, do trabalho digno e seguro. O TRT-13, enquanto instituição, promover essa ação é fundamental para garantir que essas oportunidades negadas no passado de abram para todas as pessoas em situação de vulnerabilidade por conta de sua identidade de gênero”, completou Chyntia Barcellos. 

Uma das participantes da palestra foi a consultora comercial Fabiana Couto, representando a Nextron Energia. Embora a temática não tenha sido uma surpresa, já que a diversidade e a inclusão são tópicos frequentes em seu ambiente de trabalho, a profissional considera que participar do evento foi enriquecedor. “Nós trabalhamos com estratégias para tornar a energia mais democrática, então nada mais justo que trabalhemos essa diversidade dentro da empresa para fazer com que nosso objetivo alcance todas as pessoas. A fala de Dra. Chyntia foi simples, passada de forma tranquila e mostra que temos muito espaço para melhorar ainda mais nesse quesito”, salientou.

Empregabilidade com Chyntia.JPG

Currículo

Chyntia Barcellos é advogada, especialista em Direito das Famílias, Sucessões e Direitos LGBTQIA+, consultora em Diversidade para Empresas e consultora do SENAI Goiás no Projeto Mais Um Sem Dor, do Ministério Público do Trabalho em Goiás. Além disso, também presta consultoria em Diversidade para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em projetos voltados para pessoas em vulnerabilidade social, a exemplo do Projeto Igualando Oportunidades (2022).

Além disso, Chyntia é presidente da Comissão de Direito Homoafetivo do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM) de Goiás e autora das cartilhas ABC do Direito Homoafetivo e Demitindo Preconceitos e do livro “Fatos, Afetos e Preconceitos: uma história de todos os dias”, publicado em 2018 pela editora Nega Lilu.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: ,