Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 recebe ações de combate à LER/DORT em João Pessoa e Campina Grande
Conteúdo

Notícias

TRT-13 recebe ações de combate à LER/DORT em João Pessoa e Campina Grande

Atividades integram o Movimento Mente em Foco, do Pacto Global da ONU
publicado: 13/03/2023 10h23 última modificação: 14/03/2023 14h37

Pensar nas pessoas como um todo, não apenas em sintomas específicos, é um dos objetivos do Movimento Mente em Foco, do Pacto Global da ONU. O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) se une a este movimento com ações concretas, a exemplo das realizadas na quinta (9) e sexta-feira (10). Servidores, magistrados, estagiários, terceirizados e público externo presente nas dependências do Regional participaram de atividades que promovem o combate às Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

 A ação foi promovida pelo Setor de Fisioterapia da Coordenadoria de Saúde (CSaúde) do Regional, em parceria com professores e estudantes da Universidade Maurício de Nassau. Na quinta-feira, o Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, e o fórum Irineu Joffily, em Campina Grande, receberam ações voltadas ao bem-estar de servidores, magistrados e terceirizados. Em Campina Grande, foram oferecidos atendimentos de ventosaterapia e técnicas de liberação miofascial, uma terapia manual que previne lesões e alivia dores musculares.

Ventosaterapia CG.jpeg
Ventosaterapia foi um dos serviços mais procurados durante os dois dias de evento em João Pessoa e Campina Grande

 

Em João Pessoa, além dessas atividades, também foram oferecidas aferição de pressão, glicose, tipagem sanguínea, avaliação psicológica – incluindo a aplicação de questionário para estressômetro –, aromaterapia, reflexologia podal, avaliação odontológica e auriculoterapia. Na sexta-feira, o edifício-sede do TRT-13 recebeu as mesmas atividades, que ocuparam a área de integração cultural, em uma manhã de atividades que ajudaram os servidores a se desconectarem, ainda que momentaneamente, de seus afazeres profissionais e se conectarem com outros aspectos de suas vidas.

“Foi uma iniciativa muito bacana. O TRT-13 nos procurou e aceitamos logo, já que a Uninassau tem essa prerrogativa de levar nossos serviços à comunidade. Trouxemos profissionais e estudantes dos cursos de odontologia, psicologia, fisioterapia e estética e enfermagem e farmácia”, enfatizou o consultor comercial da Universidade Maurício de Nassau, Gabriel Nunes.

 LER DORT JP1.jpeg

 

A ação faz parte do compromisso assumido pelo TRT-13 por meio da adesão ao Movimento Mente em Foco, uma iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), almejando a criação de ambientes de trabalho saudáveis, de forma preventiva e humanizada. A Campanha de Combate às LER e DORT deste ano tem como lema “Saúde Além do Trabalho”, visando ressaltar que as várias facetas da vida do ser humano são indissociáveis e influenciam umas às outras.

Este tipo de ação, na opinião da fisioterapeuta Manuella Teixeira, se alinha ao que há de mais contemporâneo quando se pensa em saúde. “Corpo, mente e espírito é a tríade da saúde integrativa. A prevenção de doenças como a LER ou as DORT e tantas outras não se aplica apenas aos sintomas, mas na compreensão do indivíduo como um todo. Meditar, dançar, fazer atividades manuais, tudo isso ajuda a desacelerar a mente, libera as tensões do corpo e ajuda a resolver problemas decorrentes do estresse e de um padrão de vida que não permite que a gente pare em nenhuma circunstância”, enfatizou.

 

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13