Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 ratifica posse da desembargadora Rita Rolim
Conteúdo

Notícias

TRT-13 ratifica posse da desembargadora Rita Rolim

Sessão solene foi realizada na manhã desta quarta (24)
publicado: 24/05/2023 16h49 última modificação: 02/06/2023 07h55

Desembargadores posse Rita.JPG

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (24), a solenidade de ratificação da posse da magistrada Rita Leite Brito Rolim como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). A sessão solene lotou o auditório do Pleno do TRT-13 com desembargadores, autoridades, juízes, servidores e familiares da nova desembargadora, que se emocionaram com os discursos celebrando o momento.

“É uma alegria para o TRT estar reunido para empossar mais uma desembargadora. Temos, agora, o maior número de mulheres ocupando a Corte da Justiça do Trabalho paraibana em toda a história. É um caminho sem volta a presença feminina nos cargos de liderança aqui e em todo o país”, destacou o presidente do Regional, desembargador Thiago Andrade, ao dar início à solenidade de ratificação da posse.

Durante a cerimônia, a mais nova desembargadora enfatizou a honra que sente ao ocupar o cargo e a emoção por poder compartilhar o momento com amigos e familiares. “Minha ligação com o TRT vem desde a graduação, quando tive lições de Introdução ao Direito com o desembargador Carlos Coelho, que foi professor de diversas gerações. Ao longo de minha carreira na magistratura, segui a trilha do mestre, tendo passado por Guarabira e pela 6ª Vara do Trabalho, unidades que antes estiveram sob a condução dele. Por um capricho do destino, me vejo diante da difícil tarefa de ocupar a vaga por ele deixada, cuja atuação foi marcada pela dedicação e trato com a coisa pública”, relembrou.

“É com muita honra que passo a compor o colegiado na companhia de desembargadores que construíram um legado de atuação incansável na busca dos direitos dos jurisdicionados e que dignificam esta justiça especializada”, completou, em agradecimento.

Rita Rolim discurso.JPG

Confira, abaixo, alguns trechos dos discursos proferidos durante a solenidade de ratificação da posse da desembargadora Rita Rolim:

Herminegilda Leite Machado, desembargadora representando o colegiado do TRT-13: “Neste momento, o Tribunal se enche de júbilo para receber a sua mais nova integrante. Ao longo de sua carreira, Rita Rolim deu significado e pertencimento a tudo aquilo em que se envolveu e em muito contribuiu na concretização da prestação jurisdicional. É uma magistrada de exemplar seriedade e coragem de atitude, com postura ética e moral inquebrantável. Além disso, é uma pessoa calma, simples, serene, amiga e comprometida com ideais de justiça, com os amigos e com a família. Essa mudança para a segunda instância será um fator de enriquecimento intelectual e sei que está preparada para esta nova fase de desafios”

Edlene Lins Felizardo, procuradora do Ministério Público do Trabalho da Paraíba: “A missão de julgar exige escuta ativa, diálogo, sabedoria e ponderação, virtudes que vossa excelência traz em sua experiência de 30 anos na magistratura, que é marcada pelo compromisso com a justiça social, urbanidade e respeito. Sempre buscou construir a concretização dos direitos humanos do trabalhador. Desejo, em nome do MPT-PB, muito sucesso, serenidade e sabedoria nesta missão que se inicia como membra desta Corte”

Larissa Leônia Bezerra de Andrade, juíza do trabalho representando a Amatra-13: “Estamos certos da enorme valia que se soma ao colegiado do TRT-13. A magistrada Rita Rolim tem uma trajetória de competência, comprometimento e muita efetividade. O corpo de desembargadores tem muito a se engrandecer com esta chegada. Estamos em festa pois, agora, o Tribunal conta com três grandes mulheres no quantitativo de desembargadores”

Fábio Leite de Farias Brito, advogado da União e irmão da desembargadora: “Além de juíza do trabalho de reconhecida competência, é filha exemplar, esposa amorosa e mãe dedicada. Suas horas de trabalho são dedicadas principalmente ao jurisdicionado e segue na busca incansável pela melhor solução dos casos concretos, tanto em ações complexas quanto nas de maior simplicidade. Tamanha dedicação é de família: duas mulheres abriram caminhos no passado e, certamente, serviram de norte durante a vida profissional de Rita. Refiro-me, em primeiro lugar, à procuradora federal aposentada Vetúnia Leite Brito, mãe da nova desembargadora, e que foi uma das primeiras mulheres a se formar no curso de Direito na PUC do Rio de Janeiro nos anos de 1960. Em segundo lugar, lembro da tia, a desembargadora aposentada Clara Leite de Resende, a primeira mulher a ocupar este cargo no Tribunal de Justiça de Sergipe. O exemplo de força dessas mulheres certamente lhe acompanha. O TRT-13, com sua posse, dá importante passo rumo à igualdade de gênero”

Família Rita.JPG

Breve currículo

Rita Leite Brito Rolim é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Sua trajetória profissional se dá majoritariamente no âmbito da Justiça do Trabalho da Paraíba, começando em maio de 1993 como juíza substituta em Varas do Trabalho de João Pessoa. Pouco depois, em julho daquele mesmo ano, se torna juíza titular da Vara do Trabalho de Monteiro, cargo que ocupa até 1997, quando é transferida para a Vara do Trabalho de Guarabira.

Entre maio e agosto de 2004, fez uma breve passagem pela Vara do Trabalho de Mamanguape, para então assumir o cargo que ocupava até hoje, como juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de João Pessoa. Enquanto isso, a magistrada também buscou incrementar seu currículo acadêmico, tendo uma especialização em Direito Processual Civil pela Unipê (2001) e um curso de Preparação à Magistratura de Carreira oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (ESMA), em 1991.

No âmbito administrativo, a nova desembargadora também foi diretora do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, durante o biênio 2009/2010, além de gerente setorial (master) do TRT-13 junto ao sistema Bacenjud, entre janeiro de 2015 e maio de 2019. A magistrada também foi integrante do Comitê de Assédio Moral do Regional.

Thiago e Rita.JPG

Posse 1.JPG

Posse 6.JPG

Posse 2.JPG

Posse 3.JPG

Posse 4.JPG

Posse 5.JPG

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13