Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 participa de Fórum Internacional que discutirá a relação entre Direito e Tecnologia
Conteúdo

Notícias

TRT-13 participa de Fórum Internacional que discutirá a relação entre Direito e Tecnologia

Soluções de inovação desenvolvidas no Tribunal serão conhecidas no evento
publicado: 19/06/2023 10h42 última modificação: 20/06/2023 21h35

Translator

FIJI 1.png

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) participa, nestas segunda (19) e terça-feira (20), do Fórum Internacional Justiça e Inovação (FIJI) na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O evento, que contará com painéis e oficinas temáticas, é promovido por meio de parceria entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apoio do TST. 

O Regional contará com um estande, onde serão apresentados cinco projetos de inovação desenvolvidos pelo Regional. Os servidores Emerson Araújo, da Setic, Fernanda Lima, da Segejud, e Samuelson Araújo, da Aspros, foram designados para atuarem no espaço, realizando o atendimento ao público e divulgando as seguintes iniciativas por meio de folders e vídeos: Diário eletrônico acessível, de autoria de Rômulo Carvalho; Assistente de Localização Interna Acessível (ALIA); Hack@Power, de autoria de Marcelo Moura e Ronaldo Farias (Labor); Acessibilidade dos Portais do TRT-13; e criação da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros). 

Segundo os servidores designados para representar o TRT-13 no Fórum, a participação do Regional em eventos como este permitirá, além da divulgação dos projetos inovadores do TRT da Paraíba, o compartilhamento de projetos desenvolvidos por todo o Judiciário brasileiro. “A expectativa é que o FIJI permita explorar a relação entre o direito e as inovações tecnológicas sob dois ângulos distintos: de um lado, como o direito pode moldar e influenciar o desenvolvimento e o potencial das novas tecnologias. E, de outro, o impacto dessas tecnologias na atividade jurisdicional”, frisou Fernanda Lima. 

De acordo com Samuelson Araújo, "a Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos está totalmente inserida no mundo da inovação, por isso sua presença no FIJI, um fórum que busca associar Direito e tecnologia. “O foco da Aspros é a tecnologia social, realizada por meio de projetos voltados para promoção de direitos humanos e empregabilidade de parcela vulnerável da sociedade paraibana, orientando-se pelos eixos do combate ao trabalho infantil e promoção do trabalho digno e seguro. Neste contexto, vamos levar nossa experiência para que seja conhecida e, se possível, replicada em outras esferas do âmbito judiciário e demais órgãos públicos”, pontuou.

FIJI 3.jpeg

FIJI

O objetivo do evento é discutir a relação entre o Direito e as novas tecnologias, as implicações e os desafios dessa interação, bem como as perspectivas para a sua evolução. O fórum é aberto ao público em geral, e as vagas serão preenchidas até a lotação dos espaços. No evento, o STF, o CNJ, o TST e outros órgãos do Poder Judiciário apresentarão soluções de inovação. Os dois dias serão divididos em palestras e oficinas com a participação de integrantes de tribunais superiores e regionais e de acadêmicos de instituições nacionais e internacionais.

A presidente do STF e do CNJ, ministra Rosa Weber, fará a abertura do Fórum, na segunda (19), abordando o tema “Inovação como vetor de promoção dos direitos humanos fundamentais”. A ministra Carmen Lúcia e os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso também participarão dos debates. Ao final do primeiro dia de trabalhos, será lançada a edição temática da Revista Eletrônica do CNJ. No encerramento, na terça (20), haverá a entrega do Prêmio Fiji e o lançamento do concurso de nomes para modelos de Inteligência Artificial (IA).

FJI 2.png

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13