Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 inscreve projetos e iniciativas para o Prêmio Innovare
Conteúdo

Notícias

TRT-13 inscreve projetos e iniciativas para o Prêmio Innovare

Programas e projetos relacionados à promoção de direitos humanos, empregabilidade e responsabilidade social foram inscritos
publicado: 11/05/2023 14h52 última modificação: 15/05/2023 12h01

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizou a inscrição de projetos e iniciativas inovadoras da gestão TRT-13 – Diversidade e Inclusão no Prêmio Innovare. Este ano, o prêmio dará destaque, dentre todas as inscrições recebidas, a uma iniciativa que melhor represente os esforços para a Defesa da Democracia e do Estado de Direito.

O Regional submeteu ao prêmio algumas de suas ações realizadas nos primeiros meses da gestão. A criação da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) é uma delas, pois se trata de um setor estratégico para a realização de programas e projetos voltados para os direitos humanos e a promoção da Justiça Social. Uma das missões da Aspros é implementar os eixos temáticos de diversidade e inclusão no âmbito do TRT-13.

Um dos projetos desenvolvidos pela Aspros também foi inscrito no Prêmio Innovare, o Emprega Margaridas, que oferece formações sobre o mercado de trabalho e palestras sobre empoderamento feminino, direitos humanos e trabalho decente a jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social. Já o Programa de Formação de Lideranças Femininas – Empodera TRT-13, outra inscrição do TRT-13 no prêmio, desenvolve uma série de projetos e ações, tanto internamente quanto externamente, que estimulam a ocupação de mulheres em cargos estratégicos de decisão em empresas e instituições, alinhado ao Movimento Elas Lideram 2030, do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres.

Por fim, o TRT-13 em Movimento é outra ação do regional trabalhista paraibano que foi apresentada. Em sua primeira edição, o TRT-13 levou uma série de atividades para a comunidade quilombola de Paratibe e para os moradores do bairro Muçumagro, na periferia de João Pessoa. Além da prestação de serviço relacionada à atividade-fim do tribunal, também foram oferecidas oficinas de computação básica, compostagem e empregabilidade até palestras sobre violência contra a mulher, assédio moral e trabalho seguro, em parceria com outras instituições públicas

Há 20 anos o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, buscando identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

As práticas inscritas serão visitadas por consultores especializados e posteriormente julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora. As práticas que atenderem aos critérios estabelecidos no regulamento serão disponibilizadas e passarão a integrar o banco de práticas do Instituto Innovare.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: