Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 encerra primeira fase da etapa de formação profissional do Programa Empregabilidade na Diversidade
Conteúdo

Notícias

TRT-13 encerra primeira fase da etapa de formação profissional do Programa Empregabilidade na Diversidade

Mulheres e homens trans assistiram a aulas de Hotelaria e Turismo; agora começam os cursos de auxiliar de cozinha, cumim e empreendedorismo
publicado: 20/07/2023 14h30 última modificação: 21/07/2023 19h47

Empregabilidade na Diversidade capa.jpeg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) concluiu nesta semana a segunda fase da etapa de formação profissional do Programa Empregabilidade na Diversidade, voltado para a população trans e o ingresso no mercado de trabalho. As alunas e alunos fizeram um city tour por alguns pontos do Centro Histórico e uma visita guiada a um hotel da orla de João Pessoa na tarde da segunda-feira (17), na conclusão do curso de Hotelaria e Turismo, promovido pela professora Andreza Paiva, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 

O curso oferecido na primeira fase da etapa de formação profissional, de Hotelaria e Turismo, teve como objetivo capacitar as e os participantes para atuarem em diversos segmentos do setor turístico, desde a apresentação da cidade aos turistas até as várias possibilidades envolvendo o setor, como hospedagem, alimentação, eventos, agenciamento e transporte. Foram abordados temas como atendimento ao cliente, qualidade dos serviços e ética profissional.

A coordenadora da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), Jamilly Cunha, ressaltou o caráter formativo da etapa. “A professora Andreza procurou sistematizar e trazer temas da realidade dos alunos e alunas do programa, pensando a hotelaria e o turismo sob o prisma das questões ligadas à diversidade. Isso faz com que as pessoas que estão aqui buscando inserção no mercado de trabalho possam se ver ocupando estes espaços, que é possível e que há lugares preparados para abraçá-los e abraçá-las”, enfatizou.

Empregabilidade na Diversidade Centro 1.jpeg

Expectativas

Uma das participantes do Empregabilidade na Diversidade é Arlinda Trindade. Ela já havia participado do projeto Cozinha & Voz, promovido na Paraíba pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no início deste ano como uma das facilitadoras. Agora, ela integra o Programa Empregabilidade na Diversidade e afirma que a experiência vem abrindo novos horizontes. “Eu vim focada especialmente na parte da cozinha, mas fui surpreendida com a hotelaria. Achei que seria algo mais focado na arrumação de camas, serviço, mas é uma área bem mais ampla, a gente lida com uma parte mais turística, a história dos locais, os resorts e hotéis. Jamais enxerguei isso como uma possibilidade, mas agora estou interessada”, salientou.

A área de hotelaria também chamou a atenção de outro participante do programa, Alexander Filgueiras. Sempre com caneta e caderno de anotações em mãos, o jovem aproveitou a visita guiada ao hotel para tirar dúvidas e entender um pouco mais sobre aquele universo que se descortinava diante de seus olhos. “Entre uma sala e outra, eu conversei com o gerente do hotel e procurei me informar um pouco mais sobre a função de concierge, algo que acabei me interessando por meio de uma atividade que a professora Andreza Paiva passou no curso. (...) Fui perguntando sobre o que era preciso para essa área, experiência, formação e ele me passou dicas e como eu poderia abordar os hotéis. O programa vem proporcionando não só conhecimento, mas também networking”, destacou.

O Programa Empregabilidade na Diversidade foi lançado em junho deste ano pelo TRT-13 e tem como público-alvo pessoas trans em situação de rua ou vulnerabilidade social. Ao longo de dois meses, as e os participantes estão passando por uma série de atividades, que incluem acolhimento, formação profissional e encaminhamento à empregabilidade. A ação é executada pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) do TRT-13.

Empregabilidade na Diversidade Centro 2.jpeg

A segunda fase da etapa de formação profissional também contará com um curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios, ministrado pelo Sebrae/PB. O curso visa estimular as competências empreendedoras das e dos participantes e orientá-los sobre como planejar e gerenciar um negócio próprio. “Nós percebemos que muitas e muitos dos participantes já tinham esta iniciativa de empreender, até para poder criar os próprios espaços no mercado de trabalho. Oferecer este curso será uma forma de dar mais ferramentas para que elas possam conseguir consolidar seus negócios”, salientou a coordenadora da Aspros, Jamilly Cunha.

O programa também conta com uma campanha publicitária em cinco ônibus da capital paraibana, que circulam com um busdoor divulgando a iniciativa. A população pode ver a publicidade nas linhas 3200, 207, 202 e 500. Essa é mais uma ação decorrente da parceria do Regional com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), que também viabiliza as passagens de ida e volta das e dos participantes durante todo o período do programa.

Durante esta e as próximas semanas, os alunos e alunas estarão passando por cursos de Auxiliar de Cozinha e Cumim, comandados pelo professor Marinézio Gomes, em parceria com a Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares do Brasil – Seccional Paraíba (Abrasel). A ideia é fazer com que seja posto em prática a experiência de vivenciar o ambiente de uma cozinha profissional, que será replicada na cozinha do restaurante do Fórum Maximiano Figueiredo. 

O Programa Empregabilidade na Diversidade, destaca Jamilly Cunha, não se encerrará após a formatura desta primeira turma, prevista para o dia 14 de agosto. A ideia é fazer um acompanhamento mais aprofundado. “Uma deficiência que existem em programas do tipo é não buscarem se conectar com o mercado de trabalho. É não só capacitar as alunas e alunos, mas também fazer letramento e capacitação com as empresas que irão receber estes profissionais, acompanhar o pós. É isso que estamos tentando fazer com o programa também, oferecer emprego, mas um emprego digno, seguro, em um ambiente que seja acolhedor”, completou.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13