Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 em Movimento agita a comunidade indígena de Baía da Traição
Conteúdo

Notícias

TRT-13 em Movimento agita a comunidade indígena de Baía da Traição

Programação contou com prestação de serviço, palestras educativas e momento de integração entre os moradores e os servidores do tribunal
publicado: 08/11/2023 12h54 última modificação: 13/03/2024 09h55

O projeto TRT-13 em Movimento chegou ao município de Baía da Traição, no Litoral Norte paraibano. A quarta edição do evento, realizado durante a última terça-feira (31), levou a estudantes da Escola Municipal Maria das Dores Borges e da comunidade da Aldeia Galego / Alto do Tambá de maneira geral ações voltadas à empregabilidade, direitos trabalhistas, justiça social e serviços de utilidade pública.

Durante todo o dia, servidores do TRT-13 ofereceram orientações ao público em geral a respeito de processos trabalhistas, indicando os caminhos para dar entrada em ações do tipo. Servidores da Assessoria de Comunicação Social (ACS) deram assistência a quem procurava dicas de como estruturar um bom currículo.

O começo do evento ficou marcado por um ritual tradicional do povo Potiguara, nação indígena que ocupa há muitos séculos aquelas terras: a dança do toré. O presidente do TRT-13, Thiago Andrade, e diversos servidores envolvidos no TRT-13 em Movimento integraram a roda, em uma cerimônia que marcou as boas-vindas à equipe. 

Adolescentes da escola e adultos da comunidade em geral assistiram a uma palestra sobre trabalho seguro e acidentes de trabalho, com o juiz do trabalho George Falcão. aprendendo a identificar ambientes laborais inadequados e como exercer as atividades sem sofrer danos. As crianças pequenas receberam a equipe da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), que desenvolveu com elas o Projeto Criançar, que aborda questões importantes sobre a infância e juventude por meio de atividades lúdicas.

Enquanto isso, no pátio da escola, o setor de Odontologia apresentou informações sobre escovação de dentes e distribuiu kits com escova e pasta de dente. A enfermagem ofereceu serviços de medição de pressão e glicemia. Também houve equipes do tribunal a postos para ajudar a montar um bom currículo e para dar encaminhamentos a questões trabalhistas. O Sine Paraíba esteve durante todo o dia fazendo o cadastro de pessoas interessadas em inserção no mercado de trabalho.

As adolescentes e mulheres presentes foram impactadas por uma palestra temática do Outubro Rosa, desenvolvida pelos integrantes da Coordenadoria de Saúde do tribunal sobre cuidados com a saúde voltados para elas, alertando sobre o câncer de mama e do colo do útero, encerrando as atividades da manhã.

Discussões para todos

À tarde, a programação continuou com temáticas diversas. O chefe da Divisão de Apoio ao Usuário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Ericson Benjamim, apresentou uma oficina introdutória à Eletrônica e à Robótica, mostrando para muitos jovens pela primeira vez como construir com poucos recursos ferramentas tecnológicas que podem ser de extrema utilidade no dia a dia.

Simultaneamente, servidoras da Aspros ofereceram uma aula sobre violências contra a mulher, para identificar e combater comportamentos misóginos e discriminatórios contra elas. Em uma sala, uma turma feminina, que compartilhou algumas das experiências que já viveram. Em outra, uma turma apenas com meninos, uma maneira de provocar uma reflexão neles a respeito do assunto, na tentativa de modificar certos costumes.

A tarde foi finalizada com palestras envolvendo sustentabilidade e inovação. O chefe da seção de Gestão Socioambiental do tribunal, Jackson Bertamoni, fez uma apresentação com o tema “Sustentabilidade: Reciclagem para a Vida”, com reflexões sobre a importância de pensarmos em formas de poupar os recursos ambientais e materiais ao nosso redor.
Em outra sala, o integrante da Divisão de Inovação do TRT-13, Ronaldo Farias, conversava com a plateia sobre o tema “Inovação: uma ferramenta para a vida”. A partir de exemplos concretos, Ronaldo mostra como mentes criativas podem estar em qualquer lugar ou ambiente de trabalho e que é preciso estimulá-las e criar uma rede de apoio para que essas ideias inovadoras possam florescer e transformar realidades.

O TRT-13 em Movimento é uma iniciativa da gestão “TRT-13 de portas abertas: Diversidade e Inclusão”, do presidente Thiago Andrade. Esta foi a quarta edição, realizada na Baía da Traição. Neste ano, TRT-13 em Movimento já realizou edições em mais três localidades: no Jardim Brasília, em Cabedelo, no fim de setembro; na comunidade quilombola de Paratibe, em João Pessoa, em abril; e na Casa do Migrante, no município de Conde, em junho. A previsão é que, até o final deste ano, ainda seja realizada mais uma edição do projeto. 

André Luiz Maia

Assessoria de Comunicação Social TRT-13

registrado em: