Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 divulga relatório “Aquilombar É Preciso”, com ações de equidade racial desenvolvidas pela gestão
Conteúdo

Notícias

TRT-13 divulga relatório “Aquilombar É Preciso”, com ações de equidade racial desenvolvidas pela gestão

Regional tem promovido uma série de iniciativas para, de maneira concreta, contribuir para a efetivação da justiça social e racial
publicado: 08/04/2024 21h26 última modificação: 08/04/2024 21h26

Translator

Translator

Relatório Aquilombar É Preciso.jpg

A Assessoria de Projetos Sociais e Promoção de Direitos Humanos (Aspros) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) divulgou um relatório específico com todas as ações desenvolvidas pela instituição com foco na equidade racial. Neste sentido, o Tribunal tem promovido uma série de iniciativas para, de maneira concreta, contribuir para a efetivação da justiça junto a populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  

O relatório “Aquilombar É Preciso: programa de equidade racial do TRT-13” enfatiza a criação do Programa Aquilombar é Preciso, implantado em 2023. Por meio dele, já foram realizadas desde capacitações, palestras e rodas de diálogos com magistrados, servidores, estagiários e jovens aprendizes até ações práticas para promover a inclusão racial, como a adesão à Rede Equidade e a oferta de estágio remunerado para estudantes de nível superior com 100% das vagas destinadas a estudantes negros.  

Entre as ações mais recentes está a criação do projeto “Aquilomba, Paraíba: projeto de sustentabilidade e inovação social do TRT-13”. Com o objetivo de promover letramento digital e formação em sustentabilidade, a iniciativa quer fomentar a inovação social em comunidades quilombolas e indígenas da Paraíba. O projeto pretende alcançar doze territórios e, diretamente, 360 pessoas. As ações já começaram com a doação de 170 computadores, perfazendo um total de mais de R$ 500 mil, para 16 comunidades quilombolas do estado. 

Já o projeto Emprega Margaridas, premiado nacionalmente como uma iniciativa inovadora, é voltado a jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, principalmente negras, quilombolas e moradoras de áreas periféricas. As participantes fazem uma série de atividades de formação, treinamento e encaminhamento a programas de aprendizagem e ao mercado de trabalho.  

Ainda no âmbito de iniciativas focadas no público em vulnerabilidade, duas se destacam pela relevância social: Ruas que Falam e Empregabilidade na Diversidade. O projeto Ruas que Falam possibilita a aproximação entre o Tribunal e a população em situação de rua por meio de práticas acolhedoras fundamentadas na ética do cuidado. Além de acolhimento e escuta, os participantes recebem orientações em saúde bucal, política de redução de danos, ética no trabalho, atendimento ao público, entre outros temas.  

Já o Programa Empregabilidade na Diversidade tem foco semelhante ao do Emprega Margaridas, mas tem o objetivo de fomentar a empregabilidade das pessoas em estado de vulnerabilidade social, a exemplo de pessoas trans e mulheres em situação de violência. Outro importante projeto foi a implantação da Rede Aprendiz, que tornou o próprio TRT-13 uma instituição que contrata jovens aprendizes por meio de parcerias com empresas que precisam cumprir a cota de aprendizes, mas desempenham atividades insalubres e/ou perigosas. 

Confira o relatório “Aquilombar É Preciso: programa de equidade racial do TRT-13” na íntegra! 

Assessoria de Comunicação Social TRT-13