Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 divulga Planejamento Estratégico Institucional para ciclo 2021-2026, com indicadores focados no jurisdicionado
Conteúdo

Notícias

TRT-13 divulga Planejamento Estratégico Institucional para ciclo 2021-2026, com indicadores focados no jurisdicionado

Documento se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
publicado: 18/03/2022 13h43 última modificação: 22/03/2022 13h47

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) disponibilizou, nesta sexta-feira (18), o Planejamento Estratégico Institucional do ciclo 2021-2026 para o público externo. O documento foi disponibilizado em forma de BI (Business Intelligence) e é a peça de governança mais importante do Tribunal, impactando, também, o atendimento ao jurisdicionado, visto que determinados indicadores e objetivos estratégicos foram pensados para garantir uma melhor prestação jurisdicional.

O objetivo estratégico 1 aborda o fortalecimento da comunicação e das parcerias institucionais. Dessa forma, tem foco na divulgação e disseminação das competências institucionais, estratégias e políticas públicas implantadas pelo Tribunal, bem como os resultados operativos da jurisdição trabalhista para todos os atores do sistema de justiça e sociedade, como forma de fortalecer a transparência e a imagem da Justiça do Trabalho.

Já o objetivo 5, que trata da razoável duração do processo, impacta diretamente na vida do jurisdicionado, já que trata, além de outros pontos, da redução das taxas de congestionamento processual, elevando-se a eficiência na realização da prestação jurisdicional. Neste sentido, um dos indicadores analisados é o de tempo médio de duração do processo, cuja meta é atingir 120 dias até dezembro de 2026 nos processos em tramitação na primeira instância e 80 dias no segundo grau.

Outro ponto do planejamento que envolve o atendimento ao cidadão é o 7, que consiste em assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas. Dessa forma, o objetivo estratégico conta com indicadores focados na conciliação, tanto no Primeiro quanto no Segundo Grau. “Do Planejamento Estratégico Institucional se direcionam infinitas ações do Regional, que possui, sempre, o foco no jurisdicionado. O Tribunal tem como visão de futuro para 2026 se consolidar como justiça de qualidade, ágil e efetiva, que contribua para a pacificação social, promoção do trabalho digno e desenvolvimento sustentável”, afirmou o Assessor de Gestão Estratégica do TRT-13, Max Feitosa.

 

Inovação e proteção de dados

Uma importante adição ao planejamento estratégico do Regional foi o objetivo estratégico 11, que trata da consolidação de uma política de inovação para superação de desafios institucionais e conta com dois indicadores: quantidade de eventos realizados para a discussão de temas ligados à inovação e a quantidade de soluções de inovação implementadas na rotina do Tribunal. Nenhum tribunal trabalhista do país possui, em seu planejamento estratégico, objetivo abordando a inovação.

O documento do TRT-13 prioriza, ainda, aprimorar a governança de Tecnologia da Informação (TIC) e a proteção de dados (objetivo estratégico 9) por meio da garantia do aprimoramento, da integridade e da disponibilidade dos sistemas de informação e dos bancos de dados mantidos pela Justiça do Trabalho. “Isso demonstra claramente a importância que é dada pelo Tribunal à inovação e adequação aos novos tempos”, afirmou o presidente do Comitê de Inovação do TRT-13, juiz Francisco de Assis Barbosa Júnior, acrescentando que a finalidade maior do órgão é a prestação jurisdicional célere e eficaz.

 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13