Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 divulga o primeiro vídeo da série sobre consciência negra
Conteúdo

Notícias

TRT-13 divulga o primeiro vídeo da série sobre consciência negra

Material aborda importância da memória e cita influência de afroparaibano nas artes
publicado: 12/11/2022 10h45 última modificação: 14/11/2022 16h11

“A principal marca do país, historicamente falando, é a escravidão. Tendemos a deixar isso no passado, mas está presente no nosso cotidiano, seja pelas violências praticadas contra pessoas negras e pardas, seja pelas profissões que são geralmente associadas a esses grupos”. Com esta análise, o historiador Osvaldo Falcão sintetiza a importância da memória e, consequentemente, os motivos pelos quais é relevante celebrar o Dia da Consciência Negra, que é no dia 20 deste mês.
Tendo isso em vista, ao longo do mês de novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), vai promover iniciativas como forma de lembrar a data, sendo a primeira delas a divulgação do vídeo que dá início a uma série que vai abordar diferentes vieses em torno da temática. O historiador e professor da rede estadual de ensino, Osvaldo Falcão, trata, em seu depoimento, da memória acerca do negro na Paraíba e como ela tem sido sistematicamente apagada.
Uma das provas disso é facilmente obtida quando se pergunta: quem é Santa Roza? Se a primeira resposta que vier à mente for “o teatro”, então significa que a origem de um dos principais equipamentos culturais da capital paraibana é desconhecida. No vídeo, o historiador explica quem foi Tomás Santa Roza, famoso artista afroparaibano, e cita, ainda, uma curiosidade acerca da Praça Rio Branco, outro ponto da cidade ligado aos eventos culturais, mas com passado pouco falado.
Para assistir ao vídeo na íntegra, que está disponível no canal do TRT-13 no YouTube e na página do Tribunal no Instagram (@trt13paraiba), basta clicar aqui.


A data
O dia 20 de novembro foi o escolhido para ser o Dia da Consciência Negra por ter sido a data da morte de Zumbi dos Palmares, importante líder na luta contra a escravidão no Brasil. A ideia de usar a data como forma de reforçar a luta pela igualdade racial no país surgiu nos idos de 1970, com um grupo de jovens negros de Porto Alegre. O momento é tido, também, como um marco para os movimentos negros brasileiros.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13