Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Dia do Meio Ambiente: TRT-13 desenvolve uma série de ações voltadas para a sustentabilidade
Conteúdo

Notícias

Dia do Meio Ambiente: TRT-13 desenvolve uma série de ações voltadas para a sustentabilidade

Regional paraibano está fazendo seu inventário de carbono, além de aderir ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU
publicado: 05/06/2023 16h19 última modificação: 14/08/2023 11h35

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) está realizando uma série de ações com o objetivo de diminuir sua pegada de carbono e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Através de diversos atos e adesões a pactos nacionais e globais, o TRT-13 reafirma seu compromisso em contribuir para a construção de um mundo mais sustentável e chama a atenção para a importância de cada indivíduo na proteção do meio ambiente.

Em abril, o presidente do Regional, Thiago Andrade, assinou o ato que instituiu o Programa Carbono Neutro, que, dentre outras ações, instituiu a formulação do Inventário de Carbono do TRT-13, que quantifica as emissões de gases do efeito estufa, decorrentes das ações do seu funcionamento. Com base neste levantamento, a administração do tribunal poderá fazer os devidos ajustes para diminuir essas emissões.

O inventário deverá seguir metodologia e padrões nacionais e internacionais e deverá ser publicado anualmente. Alinhado a esta ação, está a adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O TRT-13 se tornou o primeiro tribunal brasileiro a aderir ao PBGHG, criado em 2008 com o objetivo de adaptar o protocolo internacional à realidade brasileira, desenvolvendo uma ferramenta de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). 

Na prática, o Regional terá a possibilidade de participar de workshops e ter acesso a consultorias de profissionais da FGV ao longo de todo o ano para a confecção de seu Inventário e Relatório de Emissão de Gases de Efeito Estufa, que permitirá a identificação e a quantificação das emissões diretas e indiretas dos gases causadores de efeito estufa emitidos em decorrência das atividades do Regional 

Todas essas ações confluem na adesão do Regional ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU. O movimento tem como objetivo estimular o setor empresarial brasileiro com a ambição coletiva de reduzir 2 gigatoneladas de CO2 acumuladas até 2030. Essa iniciativa prevê o compromisso da publicação anual do inventário de emissões e o cumprimento de metas de redução das emissões de GEE com base científica segundo os critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi). 

“O objetivo das medidas é dar um novo direcionamento para as ações de sustentabilidade do Tribunal  com o estabelecimento de planejamento e metas baseadas na ciência e de acordo com as melhores práticas que já vem sendo realizadas pelas organizações, sobretudo privadas, mundialmente”, afirmou, na época, o desembargador presidente, Thiago Andrade.

Outras ações implementadas pelo TRT-13 é a ampliação do parque de produção de energia solar, a modernização dos equipamentos de ar condicionado, substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, substituição do combustível veicular, de gasolina por etanol, desfazimento de veículos e a revisão dos Indicadores do Plano de Logística Sustentável (PLS).

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: