Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 apresenta gratuitamente espetáculo “Gisberta” nesta quarta-feira (28)
Conteúdo

Notícias

TRT-13 apresenta gratuitamente espetáculo “Gisberta” nesta quarta-feira (28)

Apresentação integra o Programa Empregabilidade na Diversidade, focado em pessoas trans
publicado: 28/06/2023 08h10 última modificação: 28/06/2023 08h10

A transfobia é o tema de "Gisberta", espetáculo protagonizado pela atriz paraibana Letícia Rodrigues, apresentado nesta quarta-feira (28), às 14h, no Auditório do Tribunal Pleno do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), com entrada gratuita. A partir dos relatos em torno da história da transexual portuguesa Gisberta Salce Júnior, vítima de violência transfóbica em 2006, na cidade do Porto, em Portugal, é construída uma narrativa que costura os acontecimentos recentes do Brasil e de Portugal. 

O espetáculo emerge da mistura entre política, história, música, teatro, humor, poesia e drama. O monólogo protagonizado por Letícia Rodrigues tem direção de Misael Batista, produção executiva de Sidney Ruffino, trilha sonora de Alexandra Oliveira e Chris Maurício, iluminação e caracterização de Romilson Rodrigues, cenografia de Robson Oliver, que também faz a contra-regragem com Niquell.

Gisberta Salce Júnior, uma transexual paulista, foi vítima de um crime brutal de transfobia em 2006, na cidade do Porto, Portugal. Após ser agredida e violentada por um grupo de 14 adolescentes, Gisberta foi encontrada morta em um poço. O crime chocou a cidade, sendo considerado o mais bárbaro ato de transfobia na história do Porto. Poucos meses depois, em julho daquele ano, a primeira Marcha do Orgulho do Porto foi realizada em memória de Gisberta, próximo ao local onde seu corpo foi encontrado.

Gisberta.png

Inserção no mercado de trabalho

A apresentação de “Gisberta” integra o Programa Empregabilidade na Diversidade. Ao longo dos próximos dois meses, 20 mulheres e homens trans selecionados em parceria com instituições que atuam em prol deste público participarão de uma série de atividades, que incluem acolhimento, formação profissional e encaminhamento à empregabilidade.

Ao longo da programação, participarão consultores de empresas especialistas em diversidade e inclusão do mundo empresarial, atividades com psicólogos, atividades lúdicas, apresentações artísticas, aulas de oratória, palestras sobre trabalho seguro, além de cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia e hotelaria.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: