Notícias
Tribunal dá início à Semana de Sustentabilidade com lançamento do “Carbômetro”, palestra e roda de diálogo
O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Seggest), está promovendo, desta segunda (7) até a próxima quarta-feira (9), uma semana de ações focadas na sustentabilidade. No primeiro dia, ocorreu o evento “TRT13 Sustentável: diálogo pelo clima”, que contou com palestra e roda de conversa no auditório do Tribunal Pleno. Além disso, o Regional lançou uma ferramenta inovadora para medir as próprias emissões dos gases do efeito estufa: o carbômetro.
A presidente do TRT-PB, desembargadora Herminegilda Leite Machado, ao abrir o evento, destacou a necessidade de se dar importância à sustentabilidade. “Temos datas importantes como Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos, que são momentos para debater como conservar e proteger o meio ambiente, inclusive o dos mares. Tudo está conectado e água é vida”, afirmou.
Neste sentido, a palestrante do evento, professora Cláudia Cunha, da UFPB, abordou o tema “Microplásticos e seus impactos no meio ambiente”, enfatizando, precisamente, a relevância dos mares para a vida dos seres humanos e a regulação da temperatura do planeta. “Qualquer oscilação da temperatura desbalanceia todo um ciclo. Precisamos entender o oceano como fazendo parte das nossas vidas, pois ele nos fornece alimento e dele provém a maior quantidade de oxigênio que consumimos, além de ter vários recursos explorados do fundo do mar. Ele é importante para a sobrevivência e isso deve ser ensinado desde a primeira infância”, frisou.
A palestrante comentou, também, sobre termos passado do ponto de reduzir os impactos no meio ambiente e, agora, focarmos as ações na adaptação. “A temperatura já está alterada e os impactos causados estão cada vez maiores. É necessário um freamento em relação às emissões de gases do efeito estufa, mas já estamos vendo a possibilidade de adaptação a esses efeitos”, pontuou.
Carbômetro
Como forma de acompanhar, mês a mês, as emissões do TRT da Paraíba, a Seggest elaborou o “Carbômetro - Painel com as emissões mensais de Gases de Efeito Estufa do TRT-13”. O secretário da Seggest, Max Frederico, lançou a ferramenta durante o evento desta manhã. Ele explicou como a ferramenta funciona, pois mostra as emissões totais de CO² por ano e por escopo.
“Já temos este equipamento que mede as emissões mensais de CO² do Tribunal. É importante conhecê-la para ser realmente usada e podermos identificar onde estamos emitindo mais para poder reduzir. Não é greenwashing. Acreditamos que cada organização do Brasil deve fazer a diferença”, afirmou.
Roda de conversa
Com o tema “Gestão de Resíduos”, o chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal, Jackson Bertamoni, mediou o bate-papo neste primeiro dia de evento. Participaram do momento o representante da Cooperativa de Catadores e Catadores de Reciclagem de Marcos Moura (Cooreem), Antônio Carlos; a representante da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Silvana Alves; e o representante da EMLUR, Clóvis Correia Lima Neto. Cada um relatou suas experiências enquanto parte da cadeia de gestão dos resíduos e a importância de se fazer o correto descarte dos resíduos.
O evento teve transmissão ao vivo e está disponível, na íntegra, no canal do TRT-PB no YouTube.
Programação
A programação segue nesta terça-feira (8) com visita às áreas com plantio de mudas do Projeto Carbono Neutro do TRT-PB, por meio do qual o Tribunal plantará 4 mil mudas ao longo de 2025. Já foram plantadas quase 3.000 mudas. Os plantios aconteceram nas seguintes áreas: Parque Cuiá (600 mudas); Mata Ciliar do Riacho do Padre (300 mudas); Parque Cabo Branco (300 mudas); Mata de Gramame (Setor 56 - 600 mudas); Rio Cabelo, Praia da Penha e Mangabeira (800 mudas); e Mata Ciliar do Rio Cuiá (200 mudas).
A gravação de um podcast com o tema “Plano de Compensação de Emissões, plantio em parceria com a PMJP - João Pessoa mais Verde” encerrará o evento. O bate-papo contará com a participação da presidente do TRT-PB, desembargadora Herminegilda Leite Machado; do secretário de Governança e Gestão Estratégica do TRT-PB, Max Frederico Guedes; e do secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira.
Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br