Notícias
Servidor do TRT-PB ministra oficina sobre inventário de emissões de gases de efeito estufa no TRT-22
Nos dias 16 e 17 de setembro, o analista judiciário Jackson Bertamoni, chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), conduziu uma oficina no TRT da 22ª Região (Piauí) voltada à elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa. A capacitação atende à Resolução n.º 594/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui o Programa Justiça Carbono Zero.
Durante o treinamento, os participantes aprenderam a utilizar ferramentas específicas para calcular as emissões de gases e produzir relatórios técnicos que servirão de base para ações de mitigação e compensação ambiental. “A oficina tem duração de 10 horas e, ao final, os servidores já saem com um relatório pré-produzido. É um passo essencial para que os tribunais cumpram as exigências do CNJ e contribuam efetivamente para a redução da pegada de carbono institucional”, explicou Bertamoni.
O secretário de Governança e Estratégia do TRT-22, José de Anchieta Araújo Marques, destacou que o relatório gerado será o ponto de partida para um plano de redução das emissões e, posteriormente, ações de compensação ambiental. “Essa oficina tem como resultado um relatório que vai ter o objetivo de calcular a quantidade de gases emitidos no meio ambiente pelo TRT do Piauí. A gente vai medir primeiro. Depois, a gente vai ter um plano para tentar fazer com que haja a redução. E aí, o que sobra desse excesso é que a gente vai ter um segundo passo, a compensação, que é contribuir para que a gente tente zerar aquilo que a gente produz de CO₂ para o meio ambiente”, pontuou.
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB, com informações do TRT-22
acs@trt13.jus.br