Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Semana da conciliação começa em todo o país e segue com audiências até sexta (26)
Conteúdo

Notícias

Semana da conciliação começa em todo o país e segue com audiências até sexta (26)

Todas as Varas do Trabalho da Paraíba estão participando do esforço concentrado
publicado: 23/05/2023 15h36 última modificação: 23/05/2023 15h36

Teve início nesta segunda-feira (22) e segue até a próxima sexta (26) a 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. O evento é realizado anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com todos os 24 tribunais regionais do trabalho do país. A abertura desta edição foi realizada na manhã desta segunda no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiânia). 

O vice-presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que também é responsável pela coordenação nacional da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc) da Justiça do Trabalho, esteve na abertura do evento e destacou a importância da conciliação para dar autonomia às partes, bem como garantir a solução do conflito. “A conciliação é da essência da Justiça do Trabalho. Está em seu DNA”, enfatizou.

Na Paraíba, o Ato TRT13 SCR nº 046/2023 detalhou os critérios para o esforço concentrado no âmbito local. De acordo com o documento, as Varas do Trabalho, a Central Regional de Efetividade e os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc JT) do Tribunal participarão da Semana Nacional da Conciliação e as pautas deverão acontecer em horários que não coincidam com as pautas ordinárias. 

O resumo dos dados nacionais de valor movimentado, total de acordos, número de pessoas atendidas e o total de audiências realizadas pode ser acompanhado, em tempo real, no Conciliômetro. Para acompanhar, basta acessar as páginas iniciais dos portais da Conciliação Trabalhista, do TST e do CSJT. O painel digital é atualizado periodicamente com as informações enviadas pelos 24 TRTs. O Conciliômetro também lista os tribunais que mais estão conciliando, em um ranking por porte (grande, médio e pequeno).

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13