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Segurança digital: novo método de acesso ao PJe iniciará no dia 24 de abril

Com novas medidas, os usuários terão mais segurança para acessar sistemas da Justiça do Trabalho; veja o tutorial com as principais mudanças
publicado: 15/04/2025 11h12 última modificação: 24/04/2025 10h06

O acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) passará a ser unificado e centralizado exclusivamente via Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida cumpre a determinação da Portaria n.º 140/2024 da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conformidade com o Ofício-Circular CNJ nº 21/2024.

A ação foi iniciada no dia primeiro de abril, mas, após instabilidades técnicas nos serviços do CNJ, a nível nacional, os prazos processuais com vencimento ou início no dia 1º de abril de 2025 foram prorrogados e a atualização do sistema foi pausada.

Após solução das instabilidades, a partir do dia 24 de abril, será retomada a implantação do método de autenticação do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) no PJe, visando aumentar o nível de segurança para o acesso aos sistemas da Justiça do Trabalho.


Algumas mudanças

Agora, para acessar o PJe, será necessário inserir um código enviado para o e-mail cadastrado no sistema. O procedimento se aplica a servidores, magistrados, advogados, defensores e procuradores públicos, além do público externo ao TRT-PB.

Qualquer dúvida no procedimento, siga este tutorial.

Outra mudança significativa é o uso exclusivo do assinador digital “PJe Office Pro” na operação da PDPJ-Br. Caso não esteja instalado, siga este tutorial.

Além disso, torna-se imprescindível a verificação e, se necessário, a atualização dos dados cadastrais dos usuários na plataforma PDPJ-Br/CNJ, com especial atenção ao endereço de e-mail. Tal medida é fundamental para assegurar o correto recebimento do código de validação indispensável ao novo método de autenticação.

Orientações

Os usuários do PJe e da PDPJ devem verificar e, se necessário, atualizar os dados cadastrados nos sistemas, com especial atenção ao endereço de e-mail, para assegurar o correto recebimento do código de validação indispensável ao novo método de autenticação, lembrando sempre de verificar sua caixa de spam.

Sugerimos também aos usuários que verifiquem a caixa de spam de seu correio eletrônico, caso não recebam o email com o código de autenticação da PDPJ durante o processo de autenticação no PJe.

O acesso ao PJe também poderá ser feito por meio da plataforma ‘Gov.br‘, desde que a conta seja nível ouro e que possua a verificação em duas etapas ativada. É imprescindível que o e-mail esteja atualizado para receber o MFA.

Passo a passo para atualizar o e-mail no sistema

Para garantir o acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), é importante que o e-mail cadastrado esteja correto. Confira as orientações:

  • Acesse o ‘Menu Completo‘, no canto superior esquerdo da tela do PJe.

  • Em seguida, clique em ‘Cadastro‘ e depois em ‘Alteração‘.

  • Os usuários devem checar no cadastro se o campo de e-mail está devidamente preenchido. Caso contrário, preencher com e-mail válido e clicar no botão ‘Gravar‘, abaixo na página.

Caso enfrente algum problema com a nova forma de acesso, consulte o tutorial. Se ainda persistir a dificuldade, basta acessar o site do TRT13 na lateral direita "Atendimento ao Público" e localizar "Atendimento ao Suporte Técnico PJE" e informar o problema com o máximo de detalhes.



Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB