Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Rota da Justiça: Picuí é a primeira cidade a receber o novo projeto do TRT-PB
Conteúdo

Notícias

Rota da Justiça: Picuí é a primeira cidade a receber o novo projeto do TRT-PB

Evento iniciado na terça-feira (6) contou com palestras sobre os serviços do Tribunal, distribuição de cartilha e muito mais
publicado: 08/05/2025 17h12 última modificação: 08/05/2025 17h12

Rota da Justiça em Picuí (3).jpg

Com o intuito de ir além dos muros e promover justiça social para todos, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) iniciou, nesta terça-feira (6), o projeto Rota da Justiça. O evento aconteceu no Auditório Municipal da Prefeitura de Picuí e encerrou na quarta-feira (7). Na quinta (8) e sexta-feira (9), o projeto chega ao município de Cuité.

Na ocasião,  os participantes assistiram palestras sobre os serviços de atendimento à sociedade do Regional, como a Reclamação Pré-Processual (RPP) e a Reclamação a termo. Além disso, ocorreu a apresentação do novo projeto e de outras ações da Justiça do Trabalho, como o “Entreportas da Justiça” e o “Balcão Virtual Cidadão”.

Rota da Justiça em Picuí (1).jpgNoções gerais de direitos também foram repassadas para o público, com foco nos direitos trabalhistas e das crianças e dos adolescentes. “Esse momento foi de extrema importância e trouxe muitos esclarecimentos sobre os nossos direitos. Através desse projeto, conseguimos perceber que a Justiça não é algo que está distante do cidadão, mas sim próxima e é de fácil  acesso. A Justiça garante os nossos direitos e hoje entendemos mais sobre isso. Que bom que esse projeto chegou até a nossa cidade”, afirma a psicóloga Kelly Faustino.

Representando o TRT-PB, estiveram presentes as juízas do trabalho Nayara Queiroz e Maria das Dores, bem como o servidor Wilson Quirino, palestrante e cordelista. A presidente do Regional, desembargadora Herminegilda Leite Machado, fez a abertura do evento de forma remota, diretamente de Brasília.

“Conseguimos repassar muitas informações úteis e destacar que o Tribunal está de portas abertas para os cidadãos de Picuí. O evento foi um sucesso e fomos muito bem recebidos. Toda a equipe do projeto está empenhada e temos muito apoio da presidência do TRT-PB. Esse é só o começo de mais uma ação do Regional que se preocupa com a inclusão, cidadania e justiça social”, destaca Nayara Queiroz, juíza supervisora do Cejusc 1º Grau.

Rota da Justiça em Picuí (4).jpgO evento também contou com a participação de autoridades de Picuí, como: Ranieri Ferreira, prefeito; Jozelma Dantas, presidente da Câmara Municipal; Harlan de Farias, capitão da Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar; e Emanuel Souza, presidente do Conselho Tutelar.

Por fim, foi distribuída a “Cartilha de Inclusão Digital”, com orientações para professores, conselheiros tutelares, líderes comunitários e sociedade em geral.

“Foi um evento oportuno e necessário para entendermos e discutirmos sobre a atuação do TRT nas mais diversas esferas da sociedade. É interessante termos esse conhecimento para sabermos quais serviços o Tribunal pode nos ofertar e isso nos fortalece. A Justiça deve estar próxima de nós e vivenciamos isso hoje”, comenta Aldenor Oliveira, conselheiro tutelar.

Sobre Projeto Rota da Justiça

Rota da Justiça em Picuí (5).jpg

O novo projeto do TRT da Paraíba leva a Justiça do Trabalho até as comunidades mais distantes, quebrando barreiras geográficas e sociais para garantir que todos tenham acesso aos serviços de atendimento do TRT-PB.

A "Rota da Justiça: Itinerância e Cidadania", é uma iniciativa que combina tecnologia, conhecimento e solidariedade para promover a justiça social. Utilizando o processo eletrônico e as audiências virtuais, o projeto supera as distâncias, permitindo que pessoas de regiões remotas sejam atendidas pela Justiça do Trabalho, inclusive participando de audiências por videoconferência e consigam resolver seus conflitos sem precisar se deslocar até o Fórum.

Para além da tecnologia, equipes de servidores, servidoras, magistrados e magistradas se deslocam até as comunidades, levando informação e orientação, através de palestras sobre os serviços do TRT da Paraíba, esclarecimento de dúvidas sobre reclamações trabalhistas e pré-processuais a pedido do cidadão para tentar resolver os conflitos.

Dessa forma, é uma ação afirmativa da Justiça saindo dos tribunais e indo ao encontro do cidadão, promovendo a cidadania, a inclusão e o acesso à justiça para todos. É um projeto que mostra na prática o compromisso do Poder Judiciário com uma sociedade mais justa e igualitária.

Rota da Justiça em Picuí (2).jpgRota da Justiça em Picuí (8).jpgRota da Justiça em Picuí (7).jpgRota da Justiça em Picuí (6).jpg

Rebecca Narriê (estagiária)
Com supervisão de Débora Cristina
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB