Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Rota da Justiça chega a Areia e Itabaiana esta semana
Conteúdo

Notícias

Rota da Justiça chega a Areia e Itabaiana esta semana

Projeto itinerante do TRT da Paraíba leva informação sobre direitos trabalhistas, conciliações e atendimento direto à população
publicado: 23/09/2025 17h17 última modificação: 23/09/2025 17h17

Rota da Justiça (1).jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promove, entre os dias 23 e 26 de setembro de 2025, mais uma etapa do Projeto Rota da Justiça: Itinerância e Cidadania, agora nas cidades de Areia e Itabaiana, levando serviços, palestras e orientações sobre direitos trabalhistas diretamente à população. O projeto combina atendimento presencial e recursos tecnológicos para aproximar o cidadão da Justiça do Trabalho, com ênfase na prevenção de litígios e na desjudicialização por meio de soluções consensuais.

Em Areia, a programação acontece na quarta-feira (24), a partir das 9h, no Auditório Professora Júlia Verônica dos Santos, do Centro de Formação Educacional (Rua Aurélio de Figueiredo, S/N, Bairro Jussara). Em Itabaiana, as atividades ocorrem na sexta-feira (26), na Câmara Municipal Dr. Antônio Batista Santiago (Av. Presidente João Pessoa, 392, Centro), também a partir das 9h. Em ambas as cidades, a desembargadora-presidente do TRT-PB, Herminegilda Leite Machado, participará da abertura de forma remota.

As juízas responsáveis pela execução do projeto são Nayara Queiroz de Sousa Mota e Maria das Dores Alves, que conduzirão palestras sobre os serviços oferecidos pelo TRT da Paraíba, explicarão o funcionamento da Reclamação Pré-Processual (RPP) e da Reclamação a Termo e orientarão trabalhadores, empregadores e a comunidade sobre como utilizar os canais de atendimento e conciliação.

O projeto também promove distribuição de material informativo e apresentação de iniciativas como o Entreportas e o Balcão Virtual Cidadão. Na terça (23) e quinta-feira (25), a equipe do Rota da Justiça faz reuniões estratégicas com representantes da sociedade civil e instituições de cada cidade, a fim de mobilizar a população em torno da ação. Uma das instituições visitadas foi o Conselho Tutelar da cidade de Areia.

Rota da Justiça (2).jpeg

A Rota da Justiça busca romper barreiras geográficas e sociais, retornando a municípios que já tiveram Varas do Trabalho e ampliando o acesso à informação e à resolução de conflitos sem deslocamentos longos até os fóruns de Campina Grande e João Pessoa. Ao reunir magistrados, servidores e equipes do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) e do Núcleo de Protocolo e Atendimento ao Público (NPAP) do TRT-PB, a ação facilita a resolução de demandas por videoconferência ou por acordo pré-processual, reduzindo a necessidade de processos judiciais e promovendo cidadania.

A iniciativa é aberta ao público e destina-se a trabalhadores, empregadores, representantes de instituições locais e sociedade civil. A organização recomenda atenção aos horários das atividades e convida a população das cidades-sede e regiões vizinhas a participar das palestras, tirar dúvidas e buscar orientação sobre possíveis demandas trabalhistas.

SERVIÇO
Projeto Rota da Justiça: Itinerância e Cidadania

Areia: 24/09 (quarta-feira), a partir das 9h, no Auditório Professora Júlia Verônica dos Santos, Centro de Formação Educacional (Rua Aurélio de Figueiredo, S/N, Bairro Jussara)
Itabaiana: 26/09 (sexta-feira), a partir das 9h, na Câmara Municipal Dr. Antônio Batista Santiago (Av. Presidente João Pessoa, 392, Centro)

Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br