Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Quinta edição do TRT-13 em Movimento contou com atividades voltadas à empregabilidade, serviços de saúde e apresentações culturais
Conteúdo

Notícias

Quinta edição do TRT-13 em Movimento contou com atividades voltadas à empregabilidade, serviços de saúde e apresentações culturais

Evento levou ações e prestação de serviços do Regional para a comunidade da Citex, em João Pessoa
publicado: 04/12/2023 17h04 última modificação: 13/03/2024 09h56

TRTmovimento CITEX-10.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizou a quinta edição do projeto TRT-13 em Movimento, a última de 2023. A ação aconteceu no Centro Comunitário Bom José (CBJ), na última quinta-feira (30), na comunidade da Citex, no bairro João Paulo II, em João Pessoa. Entre os órgãos parceiros, estão o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Sine-PB e a Prefeitura de João Pessoa. 

A quinta edição do TRT-13 em Movimento teve início com a contagiante apresentação do Grupo de Maracatu do CBJ. Logo após, o secretário de Governança e Gestão Estratégica (Seggest) do TRT-13, Max Frederico, apresentou o projeto e a programação feita especialmente para atender as demandas da comunidade.

Entre os serviços ofertados, tiveram atividades voltadas à empregabilidade, como a elaboração de currículos, orientações e esclarecimentos sobre processos trabalhistas e, em parceria com o CIEE, cadastro de jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. O Sine João Pessoa levou informações sobre empregabilidade e fez o cadastro para vagas de emprego, considerando o perfil individual. “Foi muito bom participar. Eu estava precisando, então aproveitei para me inscrever no CIEE e utilizar os serviços médicos oferecidos”, destacou o jovem Thalison Costa.

As servidoras da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), Izabelle Braz e Andrezza Ribeiro, que cresceu na comunidade da Citex, levaram para o centro comunitário o Projeto Criançar, que aborda questões importantes sobre a infância e juventude por meio de atividades lúdicas com as crianças, estimulando a responsabilidade social e a promoção dos direitos humanos. 

TRTmovimento CITEX-01.jpg

Saúde

Durante o evento foram ofertados, pela Coordenação de Saúde do TRT-13 (CSaúde),  serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, aplicação de flúor e distribuição de kits com escova e creme dental e palestras sobre prevenção ao câncer bucal e combate ao  tabagismo e alcoolismo. Além disso, os participantes tiveram acesso a atendimento médico e nutricional (oferecido pela equipe de atenção básica à saúde do SUS), vacinação (oferecido pelo serviço de imunização da Prefeitura de João Pessoa) e teste rápido de IST e HIV. 

TRTmovimento CITEX-18.jpg

Palestras

O dia contou com a participação de vários servidores do Tribunal ministrando palestras com temáticas variadas. Iniciando os trabalhos, o juiz George Falcão explicou o funcionamento do judiciário para as crianças da comunidade e falou sobre o trabalho infantil, ou seja, o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade permitida.

O secretário de governança do TRT-13, Max Frederico, fez uma apresentação com o tema da sustentabilidade, trazendo reflexões sobre o aquecimento global e a importância de incorporar práticas sustentáveis ao estilo de vida de cada um.

Ronaldo Farias, integrante da Divisão de Inovação do TRT-13, conversou com a plateia sobre o tema “Inovação: uma ferramenta para a vida”. A partir de exemplos concretos, Ronaldo mostrou como pensar a inovação dentro do cotidiano, desmistificando a ideia de que o tema tem relação apenas com tecnologia de ponta. 

Para finalizar as palestras do dia, o chefe da Divisão de Apoio ao Usuário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Ericson Benjamim, apresentou uma oficina introdutória à Eletrônica e à Robótica, e as servidoras Izabelle Braz e Andrezza Ribeiro falaram sobre combate ao assédio moral e violência contra mulheres.

TRTmovimento CITEX-12.jpg

Mostra Cultural Resistência da Periferia

A Mostra Cultural Resistência da Periferia encerrou, com muita música e cultura, a quinta edição do TRT-13 em Movimento, na Praça da Citex, com as apresentações do Instituto Soluar e do Maracatu Quilombo Nagô.

TRTmovimento CITEX-16.jpg

Edições Anteriores

Na primeira edição, o TRT-13 em Movimento levou às comunidades de Paratibe e Muçumagro uma programação com oficinas de computação, compostagem e empregabilidade e palestras sobre violência contra a mulher, assédio moral e trabalho seguro.

A Casa do Migrante, espaço localizado no município de Conde, recebeu a segunda edição do evento em julho. Na ocasião, venezuelanos em situação de acolhimento tiveram um momento de muito aprendizado e descontração, proporcionado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).

A terceira edição do projeto TRT-13 em Movimento aconteceu na Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, em Cabedelo. Desta vez, o foco foram mulheres, crianças e adolescentes em idade escolar e alunos do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cabedelo.

A quarta edição do evento chegou ao município de Baía da Traição, no Litoral Norte paraibano, e levou a estudantes da Escola Municipal Maria das Dores Borges e da comunidade da Aldeia Galego / Alto do Tambá ações voltadas à empregabilidade, direitos trabalhistas, justiça social e serviços de utilidade pública.

Reconhecimento

Neste ano, o TRT-13 em movimento foi finalista da categoria “Inovação social” no prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2023. Para além da prestação jurisdicional, a ação tem como foco o lema “TRT-13 de portas abertas, inclusão e diversidade”. A proposta é, literalmente, sair dos muros que cercam o Tribunal para ir até comunidades e associações levar serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: ,