Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Público já pode participar de consulta pública de metas nacionais na Justiça do Trabalho
Conteúdo

Notícias

Público já pode participar de consulta pública de metas nacionais na Justiça do Trabalho

Pesquisa poderá ser respondida até o dia 18 de junho
publicado: 12/06/2023 12h59 última modificação: 20/06/2023 09h53

A Justiça do Trabalho está promovendo uma consulta pública para ouvir a opinião dos usuários de seus serviços, visando adotar esforços alinhados ao interesse público e à melhoria da prestação jurisdicional em 2024. O link para a Consulta Pública Metas Nacionais para 2024 – Processos Participativos já está disponível e o formulário poderá ser preenchido até o próximo domingo (18).

A participação de todos é essencial para aprimorar a jurisdição, buscando cumprir os macrodesafios definidos na Estratégia Nacional do Poder Judiciário de 2021-2026. 

Podem participar da pesquisa:

- Empregadas e empregados;

- Empresas; 

- Advocacia; 

- Integrantes do Ministério Público;

- Magistradas e magistrados;

- Servidoras e servidores da Justiça do Trabalho;

- Representantes de sindicatos e associações de classe.

Dentre os temas abordados na consulta pública de metas para o próximo ano, estão a percepção de confiança na Justiça do Trabalho, a redução do acervo de processos, o estímulo a soluções consensuais de litígios, a implementação de metodologias inovadoras de gestão, a avaliação dos serviços virtuais e a adoção de ações relacionadas à Agenda 2030 das Nações Unidas.

As metas nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais em aprimorar o desempenho da Justiça, visando uma prestação jurisdicional ágil, efetiva e de qualidade. Desde sua criação em 2009, as metas têm abordado diversos desafios, como o aumento da produtividade judicial, a busca por soluções consensuais de conflitos e a celeridade processual. 

A consulta pública de metas da Justiça do Trabalho é construída em colaboração pelas unidades de Governança e Gestão Estratégica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

A Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, estabelecida pela Resolução CNJ 325/2020, fortalece o processo de formulação participativa e democrática de metas, permitindo a participação de diversos colaboradores em sua elaboração. A consulta pública é uma etapa importante desse processo, visando o aprimoramento da Justiça do Trabalho e atendendo às necessidades da sociedade.

[Consulta Pública] Metas nacionais para 2024_[Miniatura] 600 x 400.png

Assessoria de Comunicação Social TRT-13