Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Projeto Jovens Desembargadoras está de volta em sua 3ª edição
Conteúdo

Notícias

Projeto Jovens Desembargadoras está de volta em sua 3ª edição

Nessa edição as estudantes terão uma experiência completa no judiciário trabalhista
publicado: 19/03/2024 16h06 última modificação: 04/04/2024 11h14

O projeto Jovens Desembargadoras, que promove a liderança e a inserção de estudantes do ensino médio, em situação de vulnerabilidade social, no Poder Judiciário, voltou em sua 3ª edição. Desta vez, o público alvo é formado por jovens estudantes do 1º ao 3º ano do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cabedelo, do Curso Técnico, Integrado ao Ensino, em serviços Jurídicos.

A ação é promovida pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), pela Secretaria Geral Judiciária (Segejud) e pela Secretaria Geral da Presidência (SGP). O Jovens Desembargadoras reunirá 12 estudantes para, de maneira imersiva, proporcionar aprendizado e estimular a busca por uma carreira jurídica no futuro. 

Ao longo do ano passado, o projeto teve duas edições onde foram realizadas atividades como visitas guiadas à sede e às varas do TRT-13, aulas práticas sobre o funcionamento das instâncias e sessões; palestras de desembargadoras, juízas, procuradoras do trabalho, advogadas, chefes de gabinete, diretoras de vara do trabalho e servidoras.

Nessa edição do projeto, as estudantes terão uma experiência completa no Judiciário Trabalhista da Paraíba. No primeiro dia, as atividades serão realizadas no Fórum Maximiano de Figueiredo, onde será apresentada a vivência de atividades do fórum, além de uma palestra sobre preparação de currículo social pela OAB. As alunas também terão uma imersão no Tribunal Pleno, com diversas palestras, inclusive uma ministrada pela vice-presidente, corregedora e ouvidora da mulher e diretora da Escola Judicial do TRT-13, a desembargadora Herminegilda Leite Machado. 

Para finalizar as atividades, será realizada uma sessão judicial simulada no auditório do Tribunal Pleno, momento em que as alunas utilizaram as togas e seguiram, no que foi possível, o rito normal da sessão, colocando em prática todo o conhecimento teórico que aprenderam durante o projeto. 

O “Jovens Desembargadoras” está alinhado ao Movimento “Elas Lideram 2030”, uma iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres, em conjunto com outras instituições parceiras, bem como ao quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (ODS 5): alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Jovens Desembargadoras Segunda Edição capa.jpg

Assessoria de Comunicação Social do TRT-13

 

registrado em: ,