Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Programa Antiestigma apresenta palestra sobre preconceitos em torno da saúde mental
Conteúdo

Notícias

Programa Antiestigma apresenta palestra sobre preconceitos em torno da saúde mental

Psicóloga e professora Thaís Bezerra apresentou breve histórico da percepção social em torno da saúde mental
publicado: 31/05/2023 15h19 última modificação: 31/05/2023 15h19

Antiestigma 1.jpg

mente em foco 1.pngOs servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) puderam participar de uma conversa com a professora e psicóloga Thaís Bezerra sobre saúde mental e pré-concepções em torno da temática. A palestra “A História da saúde mental e o sofrimento na nossa casa: como conectar o que o preconceito afastou” é a segunda atividade do Programa Antiestigma, ação que se alinha ao Movimento Mente em Foco, do Pacto Global da ONU no Brasil, o qual o Regional estabeleceu compromisso no início deste ano.

Um dos temas abordados por Thaís durante sua fala foi a Luta Antimanicomial, que busca desconstruir o modelo opressivo que a sociedade encontra para lidar com questões de transtornos mentais. "É preciso entender que a terapia possui um poder tão efetivo que medicamentos, em vários casos. Os métodos de contenção não podem ser a norma", defendeu a profissional. 

A professora apresentou toda a estrutura de residências terapêuticas, centros de assistência à saúde mental, tipos de terapia e metodologias que podem substituir a lógica manicomial, ao mesmo tempo em que apresentou um histórico que remonta desde a época da Idade Média em torno do assunto. "A gente precisa mudar a ideia de que só é possível procurar atendimento de saúde mental em casos de transtorno, o sofrimento psíquico causado por inúmeras situações do cotidiano devem ser observadas com atenção, evitando o agravamento da nossa saúde mental", alertou Thaís Bezerra. 

Antiestigma 3.JPG

Currículo

A professora doutora Thaís S. Bezerra de Menezes é graduada em Psicologia com ênfase em Psicologia Clínica na abordagem Terapia cognitivo-comportamental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, é especialista em Terapia cognitivo-comportamental pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa. Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). 

A mestra e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Faculdade Três Marias (FTM) e do Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG) atua como pesquisadora vinculada ao Grupo de Saúde Mental e Dependência Química da UFPB. Algumas de suas principais áreas de atuação são: psicologia clínica, avaliação psicológica, psicologia social e metodologia da pesquisa em psicologia (métodos qualitativos e quantitativos).

Antiestigma 2.jpg

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13