Notícias
Presidente do TRT-13 visita fóruns de João Pessoa e Santa Rita
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargadora Herminegilda Leite Machado, fez a primeira visita institucional após assumir a presidência do Regional. Nesta terça-feira (14), ela visitou José Carlos Arcoverde Nóbrega (Santa Rita) e os fóruns Maximiano Figueiredo (João Pessoa), onde conversou com magistrados e servidores sobre as necessidades de cada local, além de ouvir sugestões para melhorias na infraestrutura e atendimento ao jurisdicionado.
A iniciativa das visitas começou em dezembro do ano passado, quando a atual presidente ocupava os cargos de Vice-presidente, Corregedora, Ouvidora da Mulher e Diretora da Escola Judicial, e se encerrou com a ida ao Fórum de Santa Rita ocorrida nesta terça (14). O principal objetivo da iniciativa é aproximar a gestão do Tribunal das unidades judiciárias. O Fórum Irineu Joffily (Campina Grande) e as Varas do Trabalho de Catolé do Rocha, Sousa, Guarabira, Patos e Itaporanga também foram contemplados com as visitas.
Além de conhecer as demandas de cada fórum, a Desembargadora-presidente aproveitou a oportunidade para conversar com magistradas, magistrados, servidoras e servidores sobre uma das prioridades para o biênio 2025/2026: os 40 anos de fundação do TRT da Paraíba. Ela explicou que será criada uma comissão geral, que será dividida em subcomissões, para comemorar as quatro décadas de existência do Regional. “Na itinerância, conhecemos cordelistas, escritores e pintores que trabalham no Tribunal. Queremos, nesta comemoração, valorizar nossos talentos”, enfatizou.
Para o juiz André Machado, titular da 1ª Vara do Trabalho de Santa Rita, o diálogo estabelecido com as unidades judiciárias pela nova gestão é muito importante. “Essa tem sido uma oportunidade diferenciada de sugerir e de demonstrar as necessidades mais urgentes para a implementação dos melhores serviços judiciários. Aqui em Santa Rita ficamos muito felizes com o diálogo estabelecido e com a pronta disposição da administração em resolver alguns problemas detectados”, afirmou.
Por sua vez, o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Santa Rita, Paulo Roberto Vieira, disse que “a visita da presidente e sua equipe às unidades de trabalho é um exemplo prático de uma gestão participativa e democrática”.
Fórum de João Pessoa
No Fórum Maximiano Figueiredo, foram abordados temas específicos durante a visita da comitiva da Desembargadora-presidente, a exemplo da Central Regional de Efetividade (CREF) e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). De acordo com a juíza do trabalho Maria das Dores, Diretora do Fórum, a visita possui um enorme significado, pois revela um modo de gestão pautado no diálogo.
“O TRT é um organismo vivo, em constante movimento, composto de diversas áreas e setores, com necessidades diversas e peculiares, de modo que a comunicação direta e o diálogo pontual, direcionado aos projetos institucionais, possuem o potencial poder de conduzir a decisões acertadas e a uma gestão voltada para as reais necessidades humanas e instrumentais da instituição”, frisou a magistrada.
Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13