Notícias
Presidente do TRT-13 assina ato de criação do Programa de Formação de Lideranças de pessoas negras - “Aquilombar é Preciso”
Nesta segunda-feira (10), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Thiago Andrade, assinou o Ato 060/2024 que dispõe sobre a criação do Programa de Formação de Lideranças de pessoas negras - “Aquilombar é Preciso” - no âmbito do TRT-13. O objetivo é promover a igualdade de oportunidades para pessoas negras nos cargos de chefia, gestão, assessoramento do Tribunal e do fomento a políticas públicas de inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Por meio do ato, o tribunal está institucionalizando diversas ações que já estão sendo realizadas e lançando um novo Programa de Formação de Lideranças, agora voltado para pessoas negras, prioritariamente, para as autodeclaradas pretas. O programa contará com diversas ações: seminário de lançamento, curso de formação, oferta de bolsas de estudo, mentorias, letramentos. “Faremos um investimento inicial de mais de quatrocentos mil reais no orçamento deste ano para esse Programa. Entendam: eu não vou tirar dinheiro para comprar cadeira, para fazer reformas no tribunal, farei um Programa de Lideranças Pretas do Tribunal”, frisou o desembargador Thiago Andrade.
“Eu estou muito emocionada com esse projeto. Eu já me senti muito feliz por ter um projeto só com mulheres, de liderança feminina. Mas um projeto com liderança negra e um ato que possa assegurar até mesmo o nosso futuro, é um reconhecimento de que a gente precisa ter oportunidades iguais, como todas as outras pessoas. E essa política do tribunal, do dr. Thiago, de colocar em evidência que há pessoas negras, pretas e pardas, capacitadas e a gente ter a oportunidade de dar o nosso melhor para o tribunal, porque é isso que a gente quer, não tem preço”, destacou a coordenadora da Coordenadoria de Material e Patrimônio (CMP), Valéria Rocha.
Já para Otaviano Alcântara, da Divisão de Estatística do TRT-13, este Programa de Formação de Lideranças de Pessoas Negras do Tribunal é uma iniciativa louvável e exemplar. "Promovendo a qualificação de servidores negros para cargos de gestão, enriquece a nossa instituição e o próprio serviço público com diversidade e inclusão. O combate ao racismo estrutural deve ser uma luta constante e ações institucionais afirmativas como esta criam oportunidades concretas de ascensão, desafiando barreiras históricas e sistêmicas, e enviando uma poderosa mensagem sobre igualdade de oportunidades. Além de beneficiar os indivíduos, a iniciativa constrói um ambiente de trabalho mais justo e dinâmico, onde todos os servidores se sentem valorizados e inspirados a alcançar seu pleno potencial", concluiu.
Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13