Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Prêmio Innovare: consultor visita TRT-13 e conhece iniciativas do Regional
Conteúdo

Notícias

Prêmio Innovare: consultor visita TRT-13 e conhece iniciativas do Regional

Com seis projetos inscritos, Tribunal tem 66% das inscrições da Paraíba
publicado: 07/07/2023 18h51 última modificação: 12/07/2023 16h11

Innovare.jpeg

Seis projetos desenvolvidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) que estão inscritos no Prêmio Innovare foram apresentados, nesta semana, ao consultor Rafael Cavalcanti, responsável por analisar as iniciativas da Paraíba. Ao todo, serão avaliados nove projetos do estado, o que significa que o TRT-13 registrou 66% do total de iniciativas inscritas nesta edição da premiação. 

Segundo relatou o consultor, foi uma surpresa ver um tribunal com seis inscrições em uma única edição. “Nunca tinha visto isso. Foi uma boa surpresa, ainda mais porque não são projetos voltados apenas para a justiça, mas para melhorar as condições de vida das pessoas. Os projetos atendem a muitos requisitos do Innovare e, com a inscrição, eles poderão ser vistos por todo o Brasil. Todos verão que é possível implantar projetos que beneficiam a sociedade”, afirmou Rafael Cavalcanti.

Ele disse que as avaliações começaram desde maio e seguem até o fim deste mês. São 17 consultores percorrendo todo o país para conhecer diversas iniciativas dispostas em seis categorias: Tribunal, Juiz, Defensoria Pública, Ministério Público, Advocacia e Justiça e Cidadania. “Nosso objetivo é, realmente, verificar o projeto, se ele está funcionando e quais são os pontos que podemos destacar para a comissão julgadora. Ela só pode julgar com base na inscrição e no relatório feito pelos consultores, por isso nosso trabalho é crucial. Durante a visita in loco, podemos extrair o máximo de informações das iniciativas”, explicou.

O projeto DEJT Acessível, recentemente em primeiro lugar no prêmio Justiça e Inovação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é um dos inscritos no Innovare. “Saí bastante confiante da apresentação que fiz com Emerson, da Setic, e, pela reação do consultor e pelos questionamentos feitos em relação ao número de acessos e à satisfação da população, creio que o projeto abarca as principais diretrizes do prêmio, principalmente no tocante à inovação, ao ineditismo e à acessibilidade”, avaliou o servidor Rômulo Carvalho.

Outro projeto inscrito e que foi apresentado ao consultor foi a criação da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros). De acordo com o assessor da Aspros, professor Humberto Miranda, o envio de seis projetos para o prêmio já é uma conquista para o TRT-13. “Cada projeto tem uma proposta inovadora, demarcando o novo momento da gestão da nossa instituição. Seguramente, já somos vitoriosos por participar deste processo apresentando um volume expressivo de projetos inovadores e que impactam a sociedade paraibana e o Sistema de Justiça”, destacou.

O prêmio

Há 20 anos o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, buscando identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

As práticas inscritas serão visitadas por consultores especializados e posteriormente julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora. As práticas que atenderem aos critérios estabelecidos no regulamento serão disponibilizadas e passarão a integrar o banco de práticas do Instituto Innovare.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13