Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Pelo terceiro ano consecutivo, TRT da Paraíba publica Inventário de emissões de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol na categoria Ouro
Conteúdo

Notícias

Pelo terceiro ano consecutivo, TRT da Paraíba publica Inventário de emissões de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol na categoria Ouro

Documento detalha emissões de gases de efeito estufa do Regional no ano de 2024
publicado: 08/08/2025 12h08 última modificação: 08/08/2025 12h08

ghg protocol.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) segue inovando quando o assunto é sustentabilidade. Pelo terceiro ano consecutivo, o Regional publica e inscreve o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) na categoria Ouro. O inventário, auditado por empresa independente, foi elaborado com base nas emissões do Tribunal no ano de 2024. De acordo com o inventário, o montante total emitido pelo TRT-PB no período foi de 436,947 toneladas de CO2 equivalente. 

Neste levantamento, foram inventariadas as emissões dos escopos 1 (combustão estacionária, combustão móvel e emissões fugitivas, que se referem a recargas dos extintores de CO2 e a reposição de gás de refrigeração nos equipamentos de ar-condicionado), 2 (compra de energia elétrica) e 3 (emissões decorrentes de viagens a serviço do Tribunal e estimativa das emissões derivadas dos trajetos de ida e volta do trabalho para casa dos servidores e magistrados).

Foram emitidos pelo TRT da Paraíba, em 2024, um montante de 56,705 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) referentes apenas ao escopo 1; 75,282 tCO2e relativos ao escopo 2; e  304,960 tCO2e do escopo 3. Em comparação ao ano anterior, o inventário apontou uma redução de 44,49 tCO2e. O Regional foi o primeiro tribunal trabalhista do país a publicar seu inventário de emissões no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Considerando apenas o escopo 1, houve uma redução de 47,4% na Categoria Combustão móvel, refletindo um esforço contínuo em otimizar o uso de combustíveis em sua frota própria com preferência pelo etanol. Já no escopo 3, de acordo com o inventário, registrou-se uma redução de 28,5% na Categoria Emissões de funcionários (casa-trabalho), provavelmente ocorreu em decorrência da aplicação de uma metodologia de cálculo mais detalhada.

“O TRT da Paraíba segue investindo e desenvolvendo iniciativas com foco na sustentabilidade em todas as suas vertentes, especialmente a ambiental. Neste ano em que o Regional completará, em outubro, quatro décadas de existência, é essencial que transformemos nossas atividades de modo a contribuir para um mundo melhor”, destacou o diretor da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Seggest), Max Frederico.

O que é o inventário de emissões?

O Inventário de Emissões de GEE é um relatório que identifica fontes emissoras e quantifica o potencial impacto das emissões na mudança climática das operações decorrentes do funcionamento de uma determinada organização. Para isso, verifica-se, por exemplo, as emissões diretas do consumo de combustíveis pela frota de veículos (chamada combustão móvel), as emissões fugitivas de gases refrigerantes dos aparelhos condicionadores de ar, a geração de eletricidade (conhecida como combustão estacionária) e também as emissões indiretas por compra de energia elétrica.

Os critérios de quantificação utilizados pelo TRT da Paraíba para elaborar os inventários foram os da NBR ISO 14064-1 e as Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol. Após a feitura do inventário, o documento passa por uma verificação por uma terceira parte, assegurando credibilidade aos resultados encontrados. O inventário também é uma ferramenta que permite direcionar a construção de um Plano de Compensação Ambiental.

O inventário levou em consideração todos os prédios do Tribunal, ou seja, o edifício-sede, a Seção Odontológica, a Coordenadoria de Material e Patrimônio, a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória e os fóruns que abrigam as Varas do Trabalho nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha e Sousa.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB

acs@trt13.jus.br

registrado em: