Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Ministro do TST promove palestra sobre empregabilidade e mercado de trabalho formal em João Pessoa
Conteúdo

Notícias

Ministro do TST promove palestra sobre empregabilidade e mercado de trabalho formal em João Pessoa

Evento de lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2024 da AeC aconteceu nesta quinta-feira (16), no Luzzco
publicado: 16/10/2025 16h21 última modificação: 16/10/2025 16h21

IMG_3247 (1).jpg

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Amaury Rodrigues, participou, nesta quinta-feira (16), do ImpactAeC, evento de lançamento de relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2024 da empresa AeC. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargadora Herminegilda Leite Machado, e os desembargadores do TRT-PB, Leonardo Trajano e Wolney Cordeiro, também prestigiaram o momento, que aconteceu no Luzzco, no bairro de Altiplano. 

Após a apresentação dos dados do relatório e falas de funcionários da empresa, o desembargador Leonardo Trajano falou sobre a importância do trabalho formal para o trabalhador e para o crescimento econômico da sociedade. Por sua vez, o ministro Amaury Rodrigues, do TST, abordou o papel da Justiça do Trabalho na empregabilidade. Conforme explicou, a JT assegura os direitos dos trabalhadores formais, atua para coibir irregularidades, como também busca promover o equilíbrio na relação entre empregador e empregado. 

IMG_3333.jpg

“É importante termos empresas que buscam promover iniciativas que beneficiem os seus funcionários. O trabalho formal é benéfico para todos. O trabalho informal pode parecer uma solução imediata, mas carrega desvantagens que comprometem o bem-estar do trabalhador”, destacou o ministro.

Já a desembargadora-presidente do TRT-PB, Herminegilda Leite Machado, alertou que iniciativas inclusivas também são importantes para que o trabalhador se sinta acolhido. “A empresa demonstrou que é inclusiva com pessoas com deficiência e que está atenta a mulheres em idade fértil. Isso é um diferencial”, afirmou. 

O governador da Paraíba, João Azevêdo, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Guilherme Feliciano, a juíza Solange Machado, o juiz André Machado e o juiz Marcelo Maia, entre outras autoridades, também prestigiaram o evento. 

IMG_3438.jpg

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema caro ao TRT da Paraíba. Nesta quinta-feira (16), às 17h, terá início a I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário - Região Nordeste no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. O evento está na sua primeira edição e tem organização conjunta do TRT da Paraíba (13ª Região); do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e da Justiça Federal, com apoio do Sicredi.

O evento nacional é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove a semana em cada região do país. Serão dois dias de debates, ações e compromissos voltados à cultura da sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas via google forms.

Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br