Notícias
Magistrada do TRT-PB participa do Seminário “Assédio Moral: Prevenção e proteção”
A juíza do trabalho, Mirella Cahú, participou do Seminário “Assédio Moral: Prevenção e proteção”, representando o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). O evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) aconteceu na última terça-feira (29), no auditório do Sesc, e marcou o início de um ciclo formativo voltado ao enfrentamento do assédio moral no ambiente de trabalho.
Em sua palestra, a magistrada do TRT-PB abordou o assédio moral no trabalho, destacando a importância da organização do trabalho e da qualidade das relações entre colegas e chefia como forma de garantir ambientes saudáveis e livres de assédio. Ela enfatizou, também, que é importante o diálogo entre os representantes da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio com outros órgãos públicos, como uma forma de trocar experiências e também de reconhecer outras realidades de trabalho.
“O que eu achei mais interessante foi uma fala da procuradora que disse que ‘cuidar da saúde mental dos diretores importa e repercute na saúde mental dos professores que são gerenciados por ele e que, por sua vez, repercute no tratamento que os professores dão aos alunos que são pessoas em formação’. Achei bem interessante pensar nesse caminho que o assédio pode ter”, relatou.
O seminário foi idealizado pelo procurador João Antônio Morais, coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Gerência Executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação. Em sua fala, o procurador reforçou que o ciclo formativo está fundamentado nas diretrizes dos decretos estaduais n.º 44.504/2023 e n.º 44.860/2024. “Nosso objetivo com esse ciclo formativo é fortalecer a cultura de respeito e dignidade no serviço público educacional, não apenas no discurso, mas por meio de ações práticas e contínuas”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB, com informações do Governo da Paraíba
acs@trt13.jus.br