Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Lançado oficialmente o Hub de Inovação de João Pessoa
Conteúdo

Notícias

Lançado oficialmente o Hub de Inovação de João Pessoa

Farol Digital conta com o TRT-13 entre os integrantes. Lançamento ocorreu nesta segunda (12)
publicado: 13/12/2022 15h44 última modificação: 13/01/2023 12h20

WhatsApp Image 2022-12-13 at 14.11.12.jpeg
Evento reuniu dezenas de pessoas ligadas à inovação em diversos setores da Paraíba

Um ambiente de conexão criado para transformar João Pessoa em um expoente da inovação. Este é o grande propósito do Hub de Inovação Farol Digital, lançado oficialmente nesta segunda-feira (12) no Sesc Cabo Branco e que conta, entre os 40 atores, com representantes do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). A expectativa é que, a partir da criação do hub, o ecossistema de inovação da capital seja impulsionado de modo a proporcionar desenvolvimento econômico local.

O presidente do TRT-13, desembargador Leonardo Trajano, destacou que o fomento à inovação no âmbito do Tribunal é uma forma de tornar o judiciário trabalhista cada vez mais eficiente e transparente. “O Regional criou seu Comitê de Inovação e o Laboratório de Inovação, encontrando internamente diversas soluções para melhorar a prestação de serviços ao jurisdicionado. Chegou o momento de partir para a inovação aberta, inserindo-se no hub e, ao trabalhar com instituições privadas e públicas, encontrar soluções criativas para continuar aprimorando nossos serviços”, enfatizou. 

Durante o lançamento do Hub de Inovação, o diretor técnico do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, afirmou que o ambiente reúne pessoas ligadas à área e conta com a energia necessária para contribuir com o desenvolvimento de tecnologias e surgimento de novos negócios, de modo que seja sustentável ao longo do tempo. “A essência do hub é aproximar todos e, por meio da colaboração, alcançar o grande objetivo estratégico, que é a transformação pela inovação. O lançamento do hub é um marco”, frisou.

Um dos responsáveis pela série de capacitações realizada junto aos atores que integram o hub, Marcos Suassuna, ligado ao Sebrae/PE, explicou que cada um dos integrantes tem participação extremamente importante na criação do Farol Digital. “Ressalta-se o Tribunal, que tem tido uma participação bastante ativa, assim como outros atores”, disse. Além disso, ele salientou o aspecto transformador do hub. “O hub foi construído coletivamente na direção de implementar, em João Pessoa, a inovação para transformar massivamente a realidade da cidade”, contou.

Algumas ações do hub já foram realizadas, a exemplo da apresentação de todos os atores durante a Expotec, evento ocorrido em novembro deste ano no Centro de Convenções da Capital. Para o próximo trimestre, as principais ações de intervenção do grupo serão ampliar e comunicar ao ambiente o que está acontecendo em termos de inovação e aumentar, fundamentalmente, a conexão entre as organizações, tanto as que demandam quanto as que ofertam inovação, bem como entender o que cada integrante do hub está fazendo.

WhatsApp Image 2022-12-13 at 14.11.12 (1).jpeg
O presidente Leonardo Trajano e servidores da Seggest e do Laboratório de Inovação também estiveram presentes ao evento

Contribuição e inovação aberta

O responsável pela Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura, avaliou que a participação do Regional no Hub de Inovação é gratificante, tendo em vista que esse era um dos objetivos quando o Laboratório de Inovação (Labor) foi concebido. “Nossa intenção era investir em inovação aberta de maneira ampla, colocando o Tribunal como um dos protagonistas no ecossistema. Então, tem sido gratificante participar desse espaço, dada a magnitude e desempenho que tivemos com ações de inovação, seja no âmbito da Justiça do Trabalho, seja no Regional”, comentou.

Com o objetivo de tornar a inovação uma agenda permanente a ser tratada no TRT-13, o hub tem se mostrado fundamental em termos de parcerias estratégicas. “Estamos estudando possibilidades de futuras parcerias e, depois de mostrar o que já foi desenvolvido no Tribunal, recebemos propostas de várias instituições. Nosso foco será o desenvolvimento de projetos na área social e o Labor funcionará como porta de entrada e observatório do que está sendo feito em termos de inovação fora do Tribunal”, explicou.

O Hub

A capital paraibana conta com mais de 6 mil empresas com foco em inovação, conforme dados do Hub de Inovação Farol Digital. O hub conta com a participação e integração de agentes que compõem o Grupo Tração ligados às entidades do governo, das organizações da sociedade civil, das empresas privadas e da educação. 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13