Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Labor apresenta iniciativas realizadas do TRT-13 durante congresso de tecnologia na Capital
Conteúdo

Notícias

Labor apresenta iniciativas realizadas do TRT-13 durante congresso de tecnologia na Capital

Evento contou com apresentação do Hub de Inovação de João Pessoa
publicado: 05/12/2022 11h22 última modificação: 06/12/2022 10h38

WhatsApp Image 2022-12-05 at 11.01.39.jpeg
Expotec foi realizada em João Pessoa e reuniu centenas de pessoas ligadas ao tema, entre elas estavam dois representantes do Labor do TRT-13

As iniciativas ligadas à inovação desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação (Labor) no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) foram divulgadas durante encontro do Farol Digital, hub de inovação de João Pessoa que já conta com a presença de 40 atores do ecossistema local, incluindo o Regional. O encontro ocorreu durante a 8ª edição da Expotec - Feira e Congresso de Tecnologia, evento realizado em novembro no Centro de Convenções de João Pessoa.

Integrantes do ecossistema de inovação de João Pessoa participaram do encontro, onde puderam apresentar suas iniciativas e ações em tecnologia, além de como cada um poderá contribuir para o desenvolvimento da inovação na capital. De acordo com o responsável pela Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura, foi uma importante oportunidade para apresentar o que tem sido feito em termos de inovação no Tribunal e que a sociedade ainda desconhece.

Passamos a ter dimensão do potencial de inovação que pode ser feita em João Pessoa, além de identificar parcerias futuras e contribuições para melhorar não só o que tem sido feito no âmbito do Regional, mas em toda a cidade. Integrar esse ecossistema é positivo porque temos noção real de que vamos contribuir para o desenvolvimento da inovação local”, afirmou.

Para a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, este é um momento importante para o hub de inovação, tendo em vista o grande esforço envolvido em fazer a junção de todos os atores de diferentes segmentos, como instituições públicas, educacionais, entidades privadas e empreendedores. “A ideia é manter a conexão e promover ações para desenvolver economicamente a capital paraibana, sempre com foco em inovação. Entendemos que nossa responsabilidade é estimular esse movimento, que vem crescendo e, agora, já contamos com 40 atores”, destacou.

 

História em construção

A secretária executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Danyele Raposo, contou que o primeiro tijolo para a construção do hub de inovação foi ‘cimentado’ há pelo menos 15 anos. Neste sentido, ao ver o ecossistema de inovação se reunindo com foco na promoção da capital paraibana, o sentimento é de dever cumprido. “Construímos, ao longo do tempo, fortes bases e, agora, é o momento de tirar a cortina e projetarmos essa construção. A PMJP, enquanto um dos principais apoiadores desse movimento, tem constantemente pensado em políticas públicas para tornar João Pessoa cada vez mais atrativa”, disse.

O empreendedor Vinnie de Oliveira, da empresa de educação empreendedora Go Beesiness, enfatizou que o Farol Digital é uma iniciativa que vai conectar o movimento inovador da cidade. “Para nossa empresa, será um apoio muito grande porque vamos ter capilaridade e facilitação de conversa no mercado. Será importante, especialmente, para o desenvolvimento de João Pessoa, que é o nosso principal foco”, frisou.

Para Alex Maracajá, da Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi), a inovação está na sinergia entre os diversos órgãos que formam o hub. “O Farol Digital surgir nessa conexão de vários atores neste momento é importante e estratégico”, comentou. Além da apresentação dos 40 atores que atualmente integram o hub de inovação, o encontro contou com um momento de conexão entre os participantes. A próxima iniciativa será o lançamento oficial do hub, que será realizado no dia 12 de dezembro.

 

Expotec.jpeg
Responsável pela Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura conversou com os participantes sobre tudo que é desenvolvido no tribunal

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13