Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Juiz da 5ª VT usa ferramenta de inovação tecnológica Visual Law para simplificar decisões judiciais
Conteúdo

Notícias

Juiz da 5ª VT usa ferramenta de inovação tecnológica Visual Law para simplificar decisões judiciais

Resultado está sendo bem recebido em outros Estados brasileiros
publicado: 09/08/2021 10h29 última modificação: 12/08/2021 13h08

O juiz Paulo Henrique Tavares da Silva, titular da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa e integrante do Projeto Design TRT, passou a utilizar em seus julgamentos conceitos do Visual Law, iniciando a etapa de testes em relação a esses novos formatos. Instituído pela Presidência do TRT e alinhado ao Planejamento Estratégico, o referido projeto é gerido pelo Juiz Francisco de Assis Barbosa Júnior e conta com a presença do professor Cláudio Simão de Lucena Neto, da UEPB.

Destacou o magistrado que a iniciativa é pioneira na Paraíba e já está sendo bem recebida por outros estados, lembrando que é um tipo de trabalho voltado para o cidadão, com a finalidade de ganhar tempo e fazer com que as pessoas vejam de uma forma mais rápida o resultado do processo. "É algo para ganhar tempo, já que a lógica hoje não é mais voltada para o papel. É linguagem visual, não só para processos, mas também para petições, privilegiando a síntese e objetiva das ideias através de recursos gráficos e visuais".

Além de visual mais amigável, podem ser destacadas como principais funcionalidades: presença de ementas claras e do resultado da demanda, logo início da decisão, facilitando a compreensão daquilo que foi deliberado; estética focada em estímulos visuais quanto às partes da decisão; uso de uma linguagem clara e acessível; utilização reduzida de citações jurisprudenciais (que passam a ser acessadas por meio de QR Codes e hiperlinks), dentre outras.

VT 5 - Visual Law.png

Comunicação eficiente

O projeto é uma forma de comunicação moderna e inovadora que aproxima o Judiciário da sociedade. Neste primeiro momento, a iniciativa está em busca de melhorias, principalmente no tocante à identidade visual e incorporação de novos elementos que busquem agilizar a prestação jurisdicional.


Jaquilane Medeiros
Assessoria de Comunicação Social TRT-13