Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Inclusão: TRT-PB promove audiência com intérprete de Libras
Conteúdo

Notícias

Inclusão: TRT-PB promove audiência com intérprete de Libras

Um reclamante surdo teve seu depoimento colhido com a ajuda de um servidor e intérprete de Libras do TRT-PB
publicado: 07/08/2025 15h35 última modificação: 07/08/2025 15h35

audiência libras (7).JPG

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) é um órgão comprometido com a inclusão social e a democratização do acesso à Justiça, fato demonstrado em mais uma audiência utilizando o auxílio de um intérprete de Libras. Nesta quinta-feira (7), o servidor do TRT-PB, Petrônio Leitão, pôde auxiliar um reclamante surdo a prestar o seu depoimento. “Petrônio é um servidor que já nos ajudou bastante com a interpretação de Libras, fazendo com que os trabalhadores tenham acesso à justiça de uma forma plena. E, com isso, nós conseguimos colher o depoimento do reclamante conforme o que ele, realmente, gostaria de ter nos apresentado”, explicou a juíza substituta, Karolyne Cabral.

O advogado e a mãe do reclamante destacaram a importância desse tipo de serviço oferecido pelo TRT-PB. “Essa inclusão é muito importante porque as pessoas que têm dificuldade de escutar ou de falar, ou até mesmo de ver, elas não têm acesso à justiça com facilidade. Elas muitas vezes não conhecem os próprios direitos. Mas elas chegam no TRT e encontram esse atendimento, então mesmo sem advogado essas pessoas conseguem ter informações de como é feita a audiência, podem se expressar e ter o seu direito analisado”, comentou o advogado Gustavo de Lima.

audiência libras (8).JPG

Educação inclusiva

Állef Rayff Nóbrega, estudante surdo do 9º período do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pôde acompanhar três audiências trabalhistas no Fórum Maximiano Figueiredo, João Pessoa, com a ajuda do intérprete de Libras do TRT da Paraíba (13ª Região). Assistir às audiências faz parte da formação dos graduandos em Direito e, no caso de um estudante surdo, deve constar da ata que teve auxílio de um intérprete.

“Foi a primeira vez que recebemos um estudante surdo para assistir a uma audiência e foi uma surpresa, mas graças a Deus foi tudo tranquilo. Todos os dias recebemos advogados e estudantes de Direito para assistir às audiências, mas nunca tínhamos recebido alguém surdo para acompanhar uma audiência. Já até avisei que ele pode entrar em contato comigo para outras oportunidades ou mesmo para trazer outros alunos que precisem de auxílio”, afirmou o servidor e intérprete de Libras, Petrônio Leitão.

WhatsApp Image 2025-08-06 at 17.01.05.jpeg

Serviço

O TRT-PB oferece à população da Paraíba o atendimento a pessoas surdas com a disponibilidade de intérpretes de Libras em audiências, tanto remotas quanto presenciais. O Balcão Virtual do Tribunal foi o primeiro do país a oferecer esse serviço, destacando o pioneirismo do Regional paraibano em ações de inclusão. 

O Tribunal também conta com um projeto inovador e pioneiro intitulado “Estou Aqui”, que promove ainda mais acessibilidade para o site do TRT da Paraíba. Ao acessar a página do Regional, o usuário encontrará a imagem de um avatar que, ao ser clicado, traz um vídeo dando as boas-vindas aos usuários em libras e voz simultaneamente. O vídeo também explica que existe a opção de serem encaminhados para um local inclusivo e acessível, com layout desenvolvido para as pessoas com baixa visão, disléxicos, daltônicos e surdos.

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB

acs@trt13.jus.br