Notícias
Ferramenta Olimpo é apresentada durante 7ª reunião ordinária do Coleprecor
Em funcionamento desde o mês de janeiro de 2025, a ferramenta “Olimpo” foi apresentada na tarde desta terça-feira (23) durante a 7ª reunião ordinária de 2025 do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). Trata-se de um instrumento de gestão estratégica que auxilia a Alta Administração e os gestores do TRT da Paraíba a alcançarem resultados e metas.
O painel de Business Intelligence (BI) foi apresentado pela presidente do TRT da Paraíba, desembargadora Herminegilda Leite Machado, e pelo secretário de Governança e Gestão Estratégica do Regional, Max Frederico. Ele explicou que, por meio do Olimpo, é possível acompanhar os principais cenários estratégicos do TRT-PB.
“São os indicadores internos, como auditoria, os indicadores ligados ao controle externo, como IESGO e a prevenção, e aos demais indicadores de gestão estratégica. É um painel em que, em uma única ferramenta, se juntam todos esses itens que são importantes e relevantes para o Tribunal e que acabam desembocando no Prêmio CNJ de Qualidade. Na versão de hoje, nós apresentamos nove cenários estratégicos e, em breve, nós devemos incluir mais cinco cenários estratégicos”, explicou.
A ferramenta
O OLIMPO é um instrumento de gestão que reflete os diversos cenários dos órgãos nacionais, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Seggest) do TRT-PB segue comprometida em modernizar o Regional, assegurando que os gestores tenham o suporte necessário para conduzir suas atividades com maior eficiência e responsabilidade, com foco no jurisdicionado.
Coleprecor
A abertura da reunião do Coleprecor foi feita pelo presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que abordou a valorização da cultura dos precedentes qualificados como caminho para um Judiciário mais ágil e eficiente.
“No momento em que a decisão se encerra no segundo grau, o próprio Tribunal vai julgar um eventual agravo interno, para avaliar se a decisão está em consonância com o mundo da Justiça do Trabalho. Isso traz autoridade, o tribunal deixa de ser instância de passagem”, pontuou.
A 7ª reunião ordinária do Coleprecor acontece presencialmente no Auditório Ministro Walmir Oliveira da Costa, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, até a próxima quinta-feira (25).
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br