Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Farol Digital: Hub de inovação de João Pessoa será lançado oficialmente nesta segunda (12)
Conteúdo

Notícias

Farol Digital: Hub de inovação de João Pessoa será lançado oficialmente nesta segunda (12)

TRT-13 integra rede colaborativa, que já conta com 40 atores do ecossistema
publicado: 09/12/2022 10h55 última modificação: 09/12/2022 10h55

Na próxima segunda-feira, dia 12, será lançado, oficialmente, o Farol Digital, hub de inovação de João Pessoa que reúne 40 atores do ecossistema de inovação local, entre organizações, instituições ligadas à educação, órgãos governamentais e iniciativa privada. O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) integra a rede colaborativa, que tem o propósito de transformar a Capital em um expoente em termos de inovação. O evento de lançamento será realizado às 17h, no Sesc Cabo Branco.

Com a participação do Regional no hub, a expectativa é poder fazer um intercâmbio de conhecimentos com os demais atores do ecossistema de inovação local. “O TRT-13 demonstra total interesse em participar deste trabalho, tendo em vista os variados benefícios esperados. A aproximação com startups e agentes de inovação permite o compartilhamento de ideias que aproximam a instituição das tendências e realidades da gestão e do mercado, além de promover conhecimento que pode permitir contratações públicas ainda melhores”, destacou o integrante do Labor, Ronaldo Farias.

Além disso, conforme enfatizou, o contato com agentes da educação e institutos de pesquisa pode “abrir portas” e proporcionar um leque de oportunidades de trabalhos inovadores que podem ser executados com apoio da academia. “A atuação social e ambiental do Tribunal, por sua vez, pode ser ampliada através do contato com instituições do Sistema S, instituições de ensino e, também, com diversas organizações e setores do próprio governo que possuem agenda socioambiental local”, afirmou.

Na última sexta-feira (2), a iniciativa foi apresentada ao presidente do TRT-13, desembargador Leonardo Trajano. Além disso, foi discutida a intenção de assinar o pacto da inovação, um documento que tem como objetivo unir atores ligados à inovação e à transformação digital da cidade para criar um compromisso público com o desenvolvimento urbano, social e econômico sustentáveis.

Mapeamento de atores

Uma das iniciativas atualmente em andamento no hub de inovação é o mapeamento dos atores que integram o ecossistema local, identificando os desafios, ofertas e interesses de cada um. Dessa forma, será mais fácil unir os entes levando em consideração as suas necessidades. “Para ampliar ainda mais esta troca, também estão previstos eventos maiores a serem organizados em conjunto pelos atores, baseados em inovação aberta”, informou Ronaldo Farias.

Ele frisou, ainda, que o hub tem promovido encontros com grande frequência, provocados pelo Sebrae/PB, e orientados por uma mentoria. Através destas reuniões, já foram definidos os objetivos e resultados-chave, bem como as respectivas ações que deverão orientar a atuação da rede no final deste ano e no início do próximo.

Um desses encontros ocorreu no final do mês de novembro, durante a 8ª edição da Expotec - Feira e Congresso de Tecnologia, evento realizado no Centro de Convenções da Capital. Na ocasião, cada ator do hub teve a oportunidade de apresentar as iniciativas promovidas para fomentar a inovação. Além do TRT-13 e do Sebrae/PB, também integram o hub instituições como Senai, Prefeitura Municipal de João Pessoa, IFPB, UFPB, Fapesq, Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, Abradi, SUCESU, Banco do Nordeste, representantes de coworking, startups e Câmara dos Vereadores.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13