Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Empregabilidade na Diversidade: dinâmica com atriz Letícia Rodrigues abre programação
Conteúdo

Notícias

Empregabilidade na Diversidade: dinâmica com atriz Letícia Rodrigues abre programação

Etapa de acolhimento de programa de empregabilidade voltado a pessoas trans se estende até o dia 4 de julho
publicado: 27/06/2023 15h53 última modificação: 07/02/2024 09h09

Empregabilidade na Diversidade 1.jpeg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) deu início na tarde desta segunda-feira (26) ao Programa Empregabilidade na Diversidade. Ao longo dos próximos dois meses, 20 mulheres e homens trans selecionados em parceria com instituições que atuam em prol deste público participarão de uma série de atividades, que incluem acolhimento, formação profissional e encaminhamento à empregabilidade. A ação é executada pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros).

Neste primeiro dia, foi realizada uma etapa de acolhimento, com a apresentação da dinâmica do curso e a presença do presidente do TRT-13, Thiago Andrade. “Desde janeiro nós estamos lutando para tirar o programa de empregabilidade do papel. A função primordial de um tribunal como o nosso é julgar processos, mas venho buscando, na minha gestão, expandir esse campo de atuação. Criei a Aspros, que é meu braço, minha mão, minha cabeça, minhas pernas e meu coração, para materializar esses objetivos, que nada mais são do que contribuir no combate às desigualdades. A Justiça do Trabalho precisa ser o Tribunal da Justiça Social”, argumentou.  

O juiz do trabalho André Machado Cavalcanti deu as boas-vindas à turma enquanto coordenador do Comitê Gestor da Igualdade de Gênero, Raça e Diversidade, pontuando o compromisso que o TRT-13 estabelece com as minorias sociais. “Eu quero saudar vocês não apenas como um dos coordenadores do comitê, mas também como integrante da sigla LGBTQIAPN+. Todos nós passamos pelo preconceito, mas vocês, trans, enfrentam ainda mais estigmas e uma dificuldade ainda maior em todos os aspectos, sendo a empregabilidade uma delas. Por isso é tão importante este programa”, evidenciou.

Uma das instituições parceiras que viabilizaram a realização do programa foi o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), representada pelo seu diretor institucional, o advogado Isaac Junior Moreira. Ele fez a entrega simbólica do cartão Passe Legal para cada participante do Empregabilidade na Diversidade, com passagens para os 44 dias úteis de duração do curso, um estímulo para que as garotas e rapazes participem de todas as atividades.

Isaac também pontuou que o apoio do Sintur-JP não se restringe apenas à doação das passagens, mas também se dispôs a estar aberto às reivindicações e reclamações dos participantes. “Se vocês passarem por qualquer constrangimento ou situação discriminatória, podem procurar a organização do programa aqui do TRT-13 que eu ficarei sabendo. Temos como identificar motorista, carro e horário e, assim, tomar medidas para que esse tipo de atitude não se repita”, salientou.

Empregabilidade na Diversidade 3.jpeg
A diretora substituta de Extensão Popular e Rural, Andreza Ferreira Lima Paiva, do IFPB, falou sobre a importância da Educação

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é outro parceiro do Empregabilidade na Diversidade, oferecendo um curso de Hotelaria. Representando a instituição, esteve presente a diretora substituta de Extensão Popular e Rural, Andreza Ferreira Lima Paiva. Ela compartilhou uma história pessoal como forma de motivar os participantes do programa. “Minha mãe começou aqui no TRT-13 lavando banheiro. Ela chegou muito insegura para fazer o teste, não sabia se passaria, mas passou. Com o passar do tempo, foi dada a ela a oportunidade de estudar, fazer cursos e se preparar e fez uma bela carreira de mais de 30 anos. Conto isso aqui porque é o que vocês estão vivendo aqui hoje, a oportunidade de avançar, trilhar um novo caminho, descobrir uma carreira e ter a chance de entrar no mercado de trabalho. Aproveitem”, destacou Andreza.

Empregabilidade na Diversidade 4.jpeg

A tarde contou com a presença da atriz e gestora do Teatro Ednaldo do Egypto, Letícia Rodrigues, que ofereceu uma oficina nomeada “Rompendo Bolhas”, que se utiliza das técnicas de teatro para auxiliar as mulheres e homens que estão participando do programa a conquistarem uma vaga de emprego. A postura, a voz, a articulação das palavras e até mesmo o olhar foram trabalhados em exercícios coletivos, que ajudaram a preparar a turma para iniciar o processo. “A sociedade já nos impõe muitas restrições o tempo todo. Se não nos preparamos para enfrentar tudo isso com inteligência, somos engolidas. Eu não fiz universidade, tive que criar meu próprio espaço no mercado de trabalho”, compartilhou a atriz.

Ao longo da programação, estarão sendo convidados consultores de empresas especialistas em diversidade e inclusão do mundo empresarial, atividades com psicólogos, atividades lúdicas, apresentações artísticas, aulas de oratória, palestras sobre trabalho seguro, além de cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia e hotelaria.

Confira a programação da fase de acolhimento do Programa Empregabilidade na Diversidade:

27 de junho (terça-feira)

9h – Demitindo Preconceitos: diversidade e inclusão nas empresas

Palestrante: Doutora Chyntia Barcellos

Local: Auditório Pleno do TRT13

13h – Boas-vindas com coffee-break

13h30 — “Esperançar é preciso”

Responsáveis: Equipe Aspros

15h30 – Introdução à Informática

Responsável: Samuelson Wagner de Araújo

Local: Labor - TRT13

28 de junho (quarta-feira)

13h30 – Boas-vindas com coffee-break

14h – “Gisberta”, espetáculo teatral de Letícia Rodrigues

Local: Auditório Pleno do TRT13

29 de junho (quinta-feira)

13h – Boas-vindas com coffee-break

14h – Palestra com a equipe de psicologia do Espaço Casulu

15h30 – Produção de cartas e desenhos.

Responsável: Equipe Aspros

Local: Labor - TRT13

30 de junho (sexta-feira)

13h – Boas-vindas com coffee-break

13h30 – Rede de Proteção

Local: Labor - TRT13

03 de julho (segunda-feira)

13h – Boas-vindas com coffee-break

13h30 – Construção do Currículo

Responsável: Samuelson Wagner de Araújo

Local: Labor - TRT13

16h – Empreendedorismo

Responsável: Profa. Renata Câmara (Sebrae)

Local: Labor - TRT13

04 de julho (terça-feira)

13h – Boas vindas com coffee-break

13h30 – Palestra “Trabalho Seguro”

Responsável: juíza do trabalho Rafaela Benevides

Ação com distribuição de Equipamentos de Proteção Individual

Local: Auditório Pleno do TRT13

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: ,