Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 'Emprega Margaridas' inicia Mês das Mulheres no TRT-13 com oficina de noções básicas de computação
Conteúdo

Notícias

'Emprega Margaridas' inicia Mês das Mulheres no TRT-13 com oficina de noções básicas de computação

Ação durará três dias com oficinas ministradas por professores do projeto Meninas na Ciência da Computação e profissionais do Sebrae/PB e Sine-JP
publicado: 01/03/2023 15h44 última modificação: 21/07/2023 14h37

Plantar a sementes para que elas possam florescer cada vez mais fortes é a missão do Emprega Margaridas, iniciativa alinhada ao Programa de Igualdade de Gênero do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). O projeto teve início no Fórum Maximiano Figueiredo nesta quarta-feira (1) e levará até a próxima sexta (3) uma série de ferramentas a jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social para inseri-las no mercado de trabalho. É a primeira atividade do Mês da Mulher, que contará com uma série de ações promovidas pelo Regional em torno da igualdade de gênero.

Ao todo, são 22 meninas, entre 16 e 25 anos, de comunidades do Alto do Mateus e do quilombo de Paratibe. Nesta primeira manhã, em atividades realizadas nas dependências da Escola Judicial do TRT-13 (Ejud13), as jovens receberam orientações a respeito de noções básicas de ferramentas tecnológicas que serão úteis em diversas funções profissionais. “No Emprega Margaridas, tivemos a ideia de focar na produtividade do mercado de trabalho, apresentando ferramentas do Google, gratuitas, que podem auxiliá-las em qualquer profissão”, pontuou a coordenadora do projeto Meninas na Ciência da Computação, Josilene Aires.

A iniciativa, desenvolvida por professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem como objetivo incentivar que mais mulheres se interessem pela área. “Nosso foco é capacitar as mulheres e mostrar que elas estão aptas e preparadas tanto quanto os homens a trabalharem no campo da ciência da computação”, explicou a coordenadora. Durante o Emprega Margaridas, os professores e monitores apresentam às meninas conceitos como nuvem e armazenamento digital, além de como utilizar processador de texto, software de tabelas e de apresentação, importantes em quaisquer que sejam as áreas de atuação que elas decidam seguir.

A assistente social da Associação de Moradores do Conjunto Ivan Bichara (AMIB), Vilma Correia, aplaude a iniciativa do TRT-13 em desenvolver projetos voltados para esta parcela da população. “Esse projeto atende ao nosso público, que está na idade para entrar no mercado de trabalho, mas que faltam as oportunidades. É preciso ajudar a essa moçada. Muitos dos cursos necessários para qualificá-las são caros, o bairro do Alto do Mateus é periférico, as famílias não têm recursos para pagá-los. Aqui, elas têm a oportunidade de entenderem mais sobre informática, como se comportarem no ambiente de trabalho, a forma de montar um bom currículo, elementos essenciais para se tornarem aptas a conseguirem empregos”, avaliou.

O Emprega Margaridas é uma ação desenvolvida pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros). No segundo dia, as meninas deverão contar com uma palestra sobre empreendedorismo, apresentada pelo Sebrae Paraíba. Na sexta, encerrando a programação, será a vez do Sine-JP, que apresentará algumas orientações em torno da construção de currículos e entrevista de emprego. Apesar disso, a ação não se encerrará após o terceiro dia. “Elas continuarão a vir ao TRT-13 para aplicar os conhecimentos adquiridos nestes três dias. Além disso, faremos outras edições do Emprega Margaridas, com meninas de outras comunidades”, garantiu a coordenadora da Aspros, Jamilly Cunha.

Veja alguns registros do evento que começou nesta quarta-feira (1):

Emprega Margaridas 1.jpeg

Emprega Margaridas 2.jpeg

Emprega Margaridas 3.jpeg

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: