Notícias
Ejud-13 encerra ano letivo com quase 200 eventos e cursos ofertados, totalizando mais de 3 mil horas de aula
O biênio 2023/2024 da Escola Judicial do TRT-13 foi repleto de difusão de conhecimento e muito aprendizado. A Escola recebeu palestrantes, juristas, professoras e professores de diversos lugares do país para ministrarem cursos, palestras e seminários, em uma troca de experiências enriquecedora.
Em 2023, foram mais de 2,5 mil magistradas, magistrados, servidoras e servidores que buscaram aprimoramento dos seus saberes, nos mais de 120 cursos ofertados, que somaram mais de 1,3 mil horas de aula.
E o ano de 2024 foi ainda mais produtivo. Mais de 3 mil magistradas e magistrados, servidoras e servidores participaram dos eventos promovidos pela Ejud13, em parceria com outros setores, tribunais ou instituições, ou por meio do convênio EAD/ENAP/CSJT/TST (justrabalho). Foram quase 200 eventos/cursos/capacitações ofertadas, totalizando mais de 3 mil horas de aula.
Para comemorar o encerramento de mais um ano produtivo na Escola Judicial do TRT-13, na segunda-feira (9), magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiários e estagiárias, além do público externo, puderam assistir à palestra “Trabalho em Plataforma Digitais”, ministrada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roberto Véras. O evento aconteceu no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo.
A vice-presidente, corregedora, ouvidora da mulher e diretora da Escola Judicial, desembargadora Herminegilda Leite Machado, abriu o evento e destacou a importância de se debater o trabalho sob a perspectiva das plataformas digitais. “É com grande satisfação que a Escola Judicial recebe o professor Roberto Véras, doutor e pós-doutor em sociologia, para nos falar, numa abordagem sociológica, sobre esse fenômeno internacional, que é o trabalho por meio de plataformas digitais”, explicou.
Em sua palestra, o professor Roberto Véras contextualizou o tema abordado e destacou o debate em torno da regulamentação dessa categoria de trabalho, alertando para que isso seja feito com seriedade para não gerar distorções. “O problema, e essa é a hipótese que a gente está trabalhando e é uma questão para vocês discutirem, é o risco dessa regulamentação ter, na verdade, um efeito de repadronização no sentido de rebaixamento, não só para os trabalhadores em plataforma, mas para todos os trabalhadores, na medida em que isso pode servir como um parâmetro. Qualquer empresa pode dizer: ‘se tem uma categoria de trabalhador que tenha só metade dos direitos, um terço dos direitos, por que eu vou contratar um trabalhador com direitos inteiros? Eu quero essa categoria também’. Isso tem um efeito multiplicador, que pode gerar distorções muito sérias”, frisou o professor.
Homenagem
Após a palestra, ocorreu a entrega do Prêmio Desembargador Edvaldo Andrade às Varas do Trabalho do TRT-13 que se situaram entre as 100 melhores do país no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest). Foram premiadas a 1ª e a 2ª Varas do Trabalho de Santa Rita, na Categoria Diamante, que ficaram na 29ª e na 26ª posição no Igest, respectivamente; e, na Categoria Ouro, foram premiadas a Vara do Trabalho de Catolé do Rocha e a 2ª VT de Campina Grande, que ficaram na 80ª e 100ª posição, respectivamente.
O momento contou, também, com uma homenagem aos ex-diretores da Ejud13 e o descerramento de suas fotos em mural inaugurado em frente ao rol de entrada do Auditório do Fórum Maximiano Figueiredo. “Ao olhar para o passado, celebramos as conquistas e homenageamos todos aqueles que contribuíram para o sucesso da nossa Escola, aqui representado pelos ex-diretores, que deixaram marcados na história o seu compromisso com a missão que lhe foi ofertada”, comentou a atual diretora da Escola Judicial, desembargadora Herminegilda Leite Machado.
#PraTodosVerem: A matéria possui quatro fotos. A primeira foto mostra o professor Roberto Véras sentado ao lado da desembargadora Herminegilda Leite Machado e falando para o público no auditório do Fórum Maximino Figueiredo. A segunda foto mostra o público no auditório do Fórum Maximino Figueiredo. A terceira foto mostra os representantes das Varas do Trabalho premiadas segurando as placas recebidas em agradecimento pelo trabalho. A quarta foto mostra servidores e servdioras do TRT-13 posando com a desembargadora Herminegilda Leite Machado, em frente à Galeria de Fotos inaugurada.
Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13