Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Projeto Ecolabora vence 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho Sustentável
Conteúdo

Notícias

Projeto Ecolabora vence 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho Sustentável

Vencedores foram anunciados durante evento nesta terça-feira (27), em Salvador. Nesta edição, além do Ecolabora, os projetos Centro de Integrado da Justiça Social (Cijus) e “Aquilomba, Paraíba” concorreram na Dimensão Social e ficaram, respectivamente, na 2ª e 3ª posições
publicado: 27/08/2024 15h28 última modificação: 05/09/2024 16h46

O Ecolabora, do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), venceu a 2º Edição do Prêmio “Justiça do Trabalho Sustentável”, nesta terça-feira (27), em Salvador.  O projeto concorreu na Dimensão Ambiental. A premiação aconteceu no 9º Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho, que acontece de terça (27) a sexta-feira (30), com uma programação voltada para a justiça climática e o racismo ambiental.

Pela segunda vez, o TRT-13 vence o prêmio, que, neste ano, teve três projetos como finalistas. Nesta edição, além do Ecolabora, os projetos Centro de Integrado da Justiça Social (Cijus) e “Aquilomba, Paraíba” concorreram na Dimensão Social e ficaram, respectivamente, na 2ª e 3ª posições.

O prêmio é dividido em quatro dimensões: ambiental, econômica, social e cultural. Na Dimensão Ambiental, são premiadas boas práticas relacionadas à redução do impacto no meio ambiente das ações do Tribunal, tendo como premissas a redução do consumo, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais, a revisão dos padrões de consumo e a análise do ciclo de vida dos produtos. 

Por sua vez, a Dimensão Social seleciona boas práticas relativas a ações do Tribunal que fomentem na instituição, no âmbito interno e externo, a adoção de comportamentos que promovam o equilíbrio e o bem-estar no ambiente de trabalho, por meio de atividades voltadas ao cuidado preventivo com a saúde, a acessibilidade e a inclusão social dos quadros de pessoal e auxiliar.

Seminário Sustentabilidade _1.JPG
O secretário de Governança e Gestão Estratética do TRT-13, Max Frederico, recebeu o prêmio das mãos dos ministros do TST Lelio Bentes e Cláudio Brandão

Conheça o vencedor - Ecolabora

O Ecolabora - Programa de Sustentabilidade do TRT-13 possui dois eixos de atuação: 1) Eixo interno: Trilha Greta Thunberg, nome dado em homenagem a jovem ativista e ambientalista sueca; e 2) Eixo externo: Trilha Patrícia Rosas, em homenagem à professora paraibana da UFPB, mulher negra, ex-catadora de material reciclável e ex-moradora de um lixão. 

A Trilha Greta Thunberg se subdivide em dois caminhos de atuação: 1 - Ações concretas de redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e instalação do Ecoponto e dos Pontos de Entrega Voluntário Permanentes – PEVs para coleta de equipamentos eletroeletrônicos para reaproveitamento). 2 - “Acqua TRT-13”, projeto de educação ambiental e uso sustentável da água, dividido nas seguintes ações: a) Jogo da água, um tabuleiro virtual com diversas perguntas e respostas sobre o tema da água; b) reaproveitamento de águas de chuvas, com a contratação de empresa especializada para reutilizar as águas de chuva para uso nas descargas de três prédios do Tribunal, em serviços de limpeza e jardinagem; c) fortalecimento de instituições de preservação ambiental e fomento ao trabalho verde, com destaque para as ações realizadas no “Águas Potiguara”, da comunidade indígena Potiguara, de Baía da Traição.

A Trilha Patrícia Rosas foca em ações relacionadas ao enfrentamento das desigualdades sociais e raciais, bem como na promoção dos direitos humanos de pessoas e coletivos historicamente marcados pelos processos de exclusão. Neste sentido, o TRT-13 busca fomentar o trabalho verde e é o primeiro órgão público da Paraíba a contratar e remunerar catadores de material reciclável pelos serviços de coleta, reciclagem e disposição final dos resíduos. 

Outra importante iniciativa realizada no âmbito do Programa Ecolabora foi a criação da Rede Conecta Sustentabilidade, que reúne o segmento de Justiça da Paraíba para implementar ações e programas interinstitucionais de sustentabilidade. Participam desta conexão, ao lado do TRT-13, o Tribunal Regional Eleitoral, a Justiça Federal, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e a Universidade Federal da Paraíba.

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: