Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > ecoLABORa: TRT-13 promove evento com catadores de materiais recicláveis
Conteúdo

Notícias

ecoLABORa: TRT-13 promove evento com catadores de materiais recicláveis

Ação promove reflexão sobre a necessidade de pensar em reciclagem, coleta seletiva e nas condições de trabalho dos catadores
publicado: 28/06/2023 13h02 última modificação: 25/08/2023 12h33

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), através da Divisão de Inovação da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST), realiza na próxima sexta-feira (30), a partir das 8h30, o ecoLABORa – Dignidade e Segurança aos Catadores de Materiais Recicláveis. O evento acontece no Auditório do Tribunal Pleno e conta com vagas limitadas, que serão preenchidas mediante inscrição por meio de um formulário. O ecoLABORa também será transmitido ao vivo pelo canal de um link no canal TRT13 Ao Vivo do YouTube. Na abertura, o público poderá ver uma apresentação do Baticumlata, grupo de percussão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Iniciando a manhã, o ecoLABORa contará com a presença da professora Maria de Fátima, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e do promotor de justiça José Farias de Souza Filho, do Ministério Público da Paraíba (MPPB), ambos considerados referências na temática da coleta de materiais recicláveis na Paraíba. A professora apresentará a palestra “Inclusão Socioeconômica de Catadores/as de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis: Como garantir essa inclusão?”, enquanto o promotor tratará de “(Re)Educação Ambiental para Implementação de Coleta Seletiva“.

Na ocasião, a catadora Egrinalda Santos, representante local do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Reciclável (MNCR), conduzirá uma mesa redonda com quatro lideranças dos catadores da Grande João Pessoa, momento que servirá para a discussão de diversos quesitos sobre o papel destes profissionais no ecossistema, a atual situação e perspectivas de futuro.

O tribunal promoverá ainda uma conscientização a respeito da necessidade de separação de materiais e promoção da coleta seletiva, com conteúdo produzido pelos catadores, bem como instruções do diretor-geral e fundador da ECO Reciclagem, Eduardo Auada. Na ocasião, também serão divulgadas iniciativas do TRT-13 para a área.

O ecoLABORa é um projeto concebido pelo Laboratório de Inovação (Labor), gerido pela Divisão de Inovação da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TRT-13. Nessa primeira fase, o objetivo é mobilizar e sensibilizar os atores envolvidos nessa área. Nas próximas fases, o projeto pretende realizar oficinas e aumentar a articulação com outras instituições públicas para que seja possível transformar a realidade atual dos catadores da região.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: