Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Desembargadora Herminegilda Leite Machado tem posse ratificada durante sessão solene
Conteúdo

Notícias

Desembargadora Herminegilda Leite Machado tem posse ratificada durante sessão solene

Solenidade realizada nesta sexta (2) lotou o Tribunal Pleno do TRT-13. Discursos emocionaram público presente
publicado: 03/12/2022 12h45 última modificação: 02/06/2023 12h47

GCS_4273.JPG
Parentes, amigos e colegas de trabalho estiveram ontem na cerimônia de ratificação de posse da nova desembargadora do TRT, Herminegilda Leite

Com a sala de sessões do Tribunal Pleno completamente lotada, a desembargadora Herminegilda Leite Machado teve a sua posse no cargo ratificada. A sessão solene, realizada nesta sexta-feira (2), contou com a presença de magistrados e servidores da ativa e aposentados do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), além de autoridades representantes de diversos órgãos, como OAB-PB, MPT-PB, Amatra13, entre outros. Familiares e amigos da desembargadora também estiveram presentes e acompanharam os discursos emocionados que permearam a solenidade, transmitida ao vivo por meio do canal do TRT-13 no YouTube.

Representando a corte do Regional, o desembargador Ubiratan Moreira Delgado relembrou a amizade de longas datas que compartilha com a mais nova colega de bancada e salientou sua busca por aperfeiçoamento técnico. “A ética da magistratura da hoje empossada a fez construir uma sólida carreira e ser reconhecida no meio jurídico como juíza briosa, de personalidade forte, mas de candura tocante e coração sensível aos dramas humanos. Contamos novamente com duas mulheres admiráveis na bancada e, como disse, quanto maior a diversidade entre os julgadores, maior a largueza do horizonte e a probabilidade de atingir uma decisão mais justa”, afirmou.

A recém-empossada presidente da Associação de Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra13), juíza Nayara Queiroz, destacou a importância da atuação da magistratura e seu papel na sociedade contemporânea e enfatizou a relevância da representação feminina. “O magistrado precisa ser tecnicamente preparado, mas sem se afastar dos conhecimentos humanos e da sensibilidade. Com postura firme, sensatez e garra para enfrentar os desafios, Herminegilda é guia e referência não só para a magistratura, mas para todos nós. Representa bem a mulher e a luta pela igualdade de gênero”, disse, acrescentando uma frase de discurso enviado pela irmã da desembargadora. “Você é a mulher”, finalizou.

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), Andressa Ribeiro Coutinho, parabenizou a desembargadora pela nova etapa que alcançou no TRT-13. “Seu trabalho é expressão da concretização social do trabalho e do trabalho como exercício da cidadania. Alegra-me ver mais uma mulher a integrar a corte. A ascensão das mulheres em cargos de poder é fruto da capacidade e excelência do labor feminino”, avaliou.

Por sua vez, o advogado Hermano Gadelha de Sá, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), frisou a personalidade da magistrada, descrevendo-a como autêntica. “Sempre respeitou a todos, apoiando colaboradores e atendendo aqueles que clamam por justiça. Despende tempo e dedicação sem olhar a quem. Hoje é o começo de uma nova jornada”, pontuou.

GCS_4327.JPG
Os desembargadores do TRT-13 celebraram a chegada da mais nova integrante da egrégia corte

Agradecimento e emoção

A desembargadora Herminegilda Leite Machado iniciou o emocionante discurso agradecendo a todos que contribuíram com “milhares de tijolos na construção desse caminho” percorrido até a corte do TRT da Paraíba. “Sem a colaboração de tantas pessoas, teria sido muito mais difícil chegar até aqui. Minha gratidão a todos vocês”, argumentou.

Ela comentou, também, sobre o papel da advocacia e dos integrantes do MPT como essenciais para garantir o equilíbrio na busca pela justiça. “O embate é normal e salutar para buscar o equilíbrio nas decisões. Muito obrigada pela convivência ora pacífica, ora tumultuada. Isso faz parte da vida e nos ajuda a preservar o meio ambiente do trabalho”, discursou, acrescentando, ainda, outra figura importante para a Justiça do Trabalho: o trabalhador.

“Além das pessoas da justiça, destaco a importância dos trabalhadores. Sem eles, o sistema de justiça não teria sentido. Com essas pessoas vieram muitos aprendizados. A sala de audiência traz lições de vida”, enfatizou. A magistrada recordou, ainda, da importância dos familiares em sua formação. “Meus pais estariam orgulhosos e agradeço a eles por tudo, assim como meus irmãos e tia materna aqui presentes. Gratidão a todos que são a base da minha construção”, agradeceu.

Por fim, a desembargadora analisou a presença feminina na Justiça do Trabalho, apontando que a presença das mulheres, tão forte na primeira instância, não se reflete quando se fala em instâncias superiores. “A minha ascensão não é algo comum. É preciso acreditar que a mulher, com a força que lhe é peculiar, pode e deve romper paradigmas. Incentivemos as mulheres a encurtar a distância que lhes separam dos homens com garra, determinação e trabalho para alcançar o seu pódio. Romper este ciclo é necessário, mas não é uma luta isolada. É de toda a sociedade”, argumentou, acrescentando, finalmente, que deseja contribuir positivamente para o TRT-13. “Quero contribuir para manter um tribunal mais justo e humano, em comunhão com todos que aqui estão”, concluiu.

Assista na íntegra à solenidade de ratificação da posse da desembargadora Herminegilda Leite Machado.

Fotos posse 2.png

Fotos posse 1.png

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13