Notícias
Corrida “10 Milhas do Trabalho” reúne 1,2 mil pessoas na orla de João Pessoa

A segunda edição da corrida “10 Milhas do Trabalho” reuniu 1,2 mil pessoas em prol do combate ao trabalho infantil, no último domingo (26), na Espaço Arena CSQ. O evento integrou a comemoração dos 40 anos de fundação do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), comemorado neste mês de outubro, e contou com apoio da Amatra-13, além de patrocínio da Funpresp-Jud, da AeC, do Sintur-PB, da São Braz, da Unimed, do Bemais e da Arena CSQ, parceira oficial do evento.
Com foco no combate ao trabalho infantil, a corrida buscou conscientizar para um tema sensível e que ainda assola o nosso país. “Esse evento comemora os 40 anos de instalação do TRT da Paraíba com uma bandeira muito especial e importante: o combate ao trabalho infantil, uma chaga que não deveria existir na nossa sociedade. Precisamos resgatar essas crianças, precisamos lutar contra isso. Crianças devem estar na escola e não trabalhando, então espero que todos levantem essa bandeira e comprem essa luta para acabar com essa chaga”, declarou a desembargadora-presidente do TRT-PB, Herminegilda Leite Machado.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc 2024), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, entre 2023 e 2024, o percentual de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em situação de trabalho infantil na Paraíba aumentou 37%. “Essa corrida é muito importante, principalmente, para lembrar à sociedade que precisamos estar juntos na luta pela erradicação do trabalho infantil, que está crescendo cada vez mais. Essas crianças estão expostas a todos os riscos e perigos ao invés de estarem protegidas nas suas famílias e nas escolas”, frisou a juíza do trabalho e gestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, Poliana Aristóteles de Sá.
“Nesses 40 anos, o Tribunal tem serviços prestados aos vários segmentos da sociedade paraibana e essa corrida é uma forma de abraçar a sociedade. E, aproveitando a ocasião do mês das crianças, trazemos um tema muito importante: o combate ao trabalho infantil. A Justiça do Trabalho assumiu essa missão histórica de eliminar o trabalho infantil no Brasil, que é uma premissa de um Estado civilizado, já que nenhum Estado se desenvolve com suas crianças trabalhando. Esperamos que a sociedade, cada vez mais, abrace essa ideia”, afirmou o juiz do trabalho e presidente da Amatra-13, Marcelo Carniato.

Corrida de sucesso
A corrida foi disputada nas distâncias de 5km, 10km e 16km (as 10 milhas que dão nome à prova) e trouxe o sentimento de orgulho e pertencimento. Diemano Nóbrega, primeiro colocado na categoria servidor, no percurso de 5km, falou da alegria de celebrar essa data histórica do Regional. “Comecei a correr há mais ou menos 1 ano e, para mim, esse resultado é um marco e fechou o ano com chave de ouro. É um orgulho participar desse momento dos 40 anos do Tribunal. Sou servidor do TRT há um ano e meio e é uma satisfação poder participar desse momento e, também, fazer parte dessa história”, pontuou o servidor.
Alessia Gualberto, advogada e primeira colocada na categoria geral, no percurso de 16km, ressaltou a atuação do TRT-PB na erradicação do trabalho infantil e a importância de um evento que destaque essa causa. “É extremamente importante o TRT-PB abraçar uma causa tão nobre como o combate ao trabalho infantil, que sabemos o quão desafiador é. O Tribunal vem desenvolvendo esse trabalho de uma forma brilhante e atuante. E estamos todos aqui para apoiar essa causa”, destacou.
Para o servidor do TRT-PB, Ricardo Oliveira, que correu na categoria PcD para não cadeirante, esse tipo de iniciativa traz inúmeros benefícios em termos de saúde e sociais. “Essa corrida é uma oportunidade maravilhosa tanto para tirar as pessoas do sedentarismo quanto para divulgar a luta pelo combate ao trabalho infantil, trabalhando na conscientização desse tema para que os adultos, aqui presentes, possam se engajar nessa causa”, pontuou.

Sustentabilidade
A questão da sustentabilidade também foi uma preocupação para a organização da prova. O descarte dos resíduos produzidos no evento tiveram atenção especial e foi feita coleta seletiva como forma de tornar o evento mais sustentável. A Cooperativa dos Catadores e Catadoras de Reciclagem de Marcos Moura (Cooremm) foi a instituição parceira do TRT-PB neste projeto. Os cooperados ficaram em pontos estratégicos do percurso, como os pontos de hidratação e de concentração e largada.
Classificação
Já está disponível, no site da TRCrono, os resultados da classificação dos atletas na corrida. Para saber a sua colocação, basta buscar a sua modalidade de inscrição (Geral, PcD ou Servidor). É possível ver também a classificação por faixa etária.
Os atletas foram premiados em quatro categorias. São elas: 1º ao 5º lugar para o público geral (masculino e feminino) e 1º ao 5º lugar para os servidores do TRT-PB (masculino e feminino) nas distâncias de 5km, 10km e 16km, além do 1º ao 3º lugar para PCD e do 1º ao 3º lugar para PCD não cadeirante, ambas nos 5km.

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br








