Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Dia do Trabalho: corrida organizada pelo TRT-13 e Amatra promove atividade física e integração com a cidade
Conteúdo

Notícias

Dia do Trabalho: corrida organizada pelo TRT-13 e Amatra promove atividade física e integração com a cidade

Evento reuniu cerca de mil participantes nas primeiras horas da manhã de domingo na orla de João Pessoa
publicado: 02/05/2022 14h03 última modificação: 06/05/2022 10h17

Corrida 10 milhas do Trabalho 1.jpeg
Cerca de 1.000 participantes estiveram neste domingo na Corrida 10 Milhas do Trabalho

A manhã de domingo do dia 1º de maio em João Pessoa ficou marcada não só pelo Dia do Trabalhador, mas também pela 1º edição da Corrida 10 Milhas do Trabalho, fruto da parceria entre a Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra13) e o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). A largada aconteceu por volta das 6h na Estação Ciência, reunindo cerca de mil inscritos.

Os participantes estavam inscritos em três modalidades, 16 km (10 milhas), 10 km e 5 km. Além das categorias divididas por sexo, também havia premiações específicas para servidores do TRT-13, pessoas com deficiência (PCD) e advogados. No entanto, a adesão do público externo, fora do âmbito do Judiciário, também foi ponto de destaque.

Um deles, que já estava se aquecendo para o percurso de 10km, era o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que já tem o hábito de participar de eventos do gênero. “Fico muito feliz quando aproveitam uma data tão importante como esta, já que o TRT têm essa ligação tão forte com a questão do trabalhador. Além de comemorar, estamos praticando atividades físicas que irão nos proporcionar uma qualidade de vida maior”, afirmou o gestor municipal. 

Após uma descida pela ladeira que dá acesso à Estação Ciência, os corredores puderam realizar o percurso enquanto contemplavam as belezas da orla de João Pessoa, percorrendo as praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, a depender da modalidade que optaram por correr. A chegada foi no mesmo local da partida, a Estação Ciência. Nas laterais do ponto de chegada, os espectadores vibraram com cada finalização de percurso.

Uma categoria de destaque, até então inédita em corridas de rua em João Pessoa, foi a corrida com pets, em que os animais de estimação e seus tutores puderam praticar o chamado canicross. A novidade foi resultado de uma parceria entre os organizadores da Corrida 10 Milhas do Trabalho, a TRCrono e a equipe Go Dogs, assessoria esportiva especializada.

dogs.JPG
Canicross: diversão garantida com a corrida de tutores e seus pets

Na avaliação do presidente do TRT-13, Leonardo Trajano, também participante da corrida na modalidade 16km, o evento foi um sucesso e trouxe boas perspectivas para edições futuras. “Foi maravilhosa, pois foi um momento de integração do tribunal com a comunidade jurídica, com a comunidade local, levando uma mensagem importante no Dia do Trabalho, de saúde, segurança e prevenção. Foi uma corrida gratificante e belíssima, já que tivemos o privilégio de correr na orla mais bonita do Brasil”, pontuou.

Corrida 10 milhas do Trabalho 2.JPG
Marcelo Carniato, pres. da Amatra, desembargador Leonardo Trajano, pres. do TRT-13, e Harrison Targino, pres. da OAB-PB, celebraram o sucesso da corrida deste domingo

Representando a organização do evento, estavam o presidente da Amatra13, Marcelo Carniato, e o diretor de esportes da associação, George Falcão. Na avaliação do presidente, o balanço da corrida foi positivo. “A ideia de realizar esta corrida foi aproximar a população das pautas do TRT-13, nossa atuação dentro da Justiça do Trabalho, promovendo a saúde, a prevenção no meio do ambiente do trabalho, evitando doenças ocupacionais ao estimular a prática da atividade física”, salientou Marcelo Carniato.

“Nós estamos muito felizes. Foram aproximadamente mil inscrições, uma ótima adesão para uma primeira corrida. Nosso objetivo é celebrar o Dia do Trabalho, evidenciando a importância de termos os trabalhadores com boa forma física, com alegria. Ano que vem, o feriado cairá em uma segunda-feira e pretendemos fazer uma nova edição da corrida, sempre com este estímulo à atividade física”, completou o diretor de esportes da Amatra13, George Falcão.

O juiz auxiliar da presidência, Paulo Roberto Rocha, enfatizou o esforço coletivo para que a Corrida 10 Milhas do Trabalho fosse executada com excelência. “É um evento bastante complexo, que envolve muita gente, mas que é feito com muita alegria. Acho que o TRT, a Amatra-13, a OAB, a Caixa de Assistência dos Advogados, enfim, todos os envolvidos ganham muito com isso”, afirmou.

“É uma alegria participar deste dia de festa, de um evento de congraçamento que reúne advogadas, advogados, juízas, juízes, procuradoras, procuradores, o público em geral, em um dia para celebrar o trabalhador. Parabéns ao TRT e à Amatra13 pela bela festa, que já está no calendário das corridas e no calendário de João Pessoa”, comemorou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (OAB/PB), Harrison Targino.

Pódios

Após a conclusão do percurso, os corredores foram recepcionados com água, frutas e suco para repor as energias e calorias queimadas. Para proporcionar conforto aos atletas, equipes de fisioterapia realizavam massagens e outras práticas para distensionar os músculos e deixar os participantes relaxados enquanto esperavam, ansiosos, pelos resultados dos pódios.

Com uma equipe afinada e ágil, logo começaram os anúncios. Na categoria geral, os vencedores foram os seguintes: Hosana Fernandes de Paiva (5km feminino); César Henrique Pereira (5km masculino), Adriana Paula Figueiredo Ferreira da Silva (10km feminino), Batista (10km masculino), Morgana Myrtes Rodrigues (16km feminino) e Alexandro Tenório da Silva (16km masculino).

Além disso, também há os pódios para PCDs, servidores do TRT-13, advogados e da categoria canicross. A lista completa pode ser acessada aqui.

Daniel Silva, de 29 anos, participou da corrida de 5km como PCD cadeirante, conquistando o primeiro lugar na categoria. Amante das corridas, ele não foge do desafio. “Eu sempre procuro as corridas mais difíceis, com ladeira, na areia da praia. Recentemente, concluí sozinho uma corrida que ia de Alhandra a Mata Redonda, com ladeiras bem íngremes”, informou.

Ele pontuou algo que chamou a atenção positivamente para a organização da Corrida 10 Milhas do Trabalho. “Fiquei muito feliz quando vi uma rampa de acessibilidade colocada no palco da premiação. Parece algo pequeno, mas faz uma diferença enorme. Geralmente pegam a gente pelo colo para subir no pódio, o que gera certo constrangimento, então esse cuidado é importante”, enfatizou.

Os servidores do tribunal também aderiram à corrida com bastante empolgação. Uma delas é Maria Auxiliadora Queiroz de Oliveira, servidora da 4ª Vara do Trabalho de João Pessoa, atuando no TRT-13 há mais de duas décadas. Ela conquistou o primeiro lugar feminino da categoria voltada para os servidores, na modalidade 5km. “Eu já corro há mais de 20 anos, mas comecei em pistas como velocista. Depois passei a correr em maratonas e agora, após um tempo parada por conta da pandemia, decidi recomeçar nesta corrida correndo 5km. Foi maravilhoso este retorno”, comemorou.

A equipe da Coordenação de Segurança Institucional (CSI) marcou presença não apenas garantindo a integridade física dos participantes e público presente como também competindo na pista. Prova disso é a vitória do servidor Isaac Barboza, que conquistou o primeiro lugar na categoria masculina de servidores do TRT na modalidade 5km. “Além de atuar nas causas trabalhistas e nas conciliações, o tribunal promove qualidade de vida por meio da corrida de rua. Um evento muito organizado e planejado”, elogiou o servidor, que busca participar de competições para manter o físico em dia e exercer sua atividade na Polícia Judicial com excelência. 

Se estamos falando em promoção de saúde por meio da atividade física, o Núcleo de Saúde (Nusa) do TRT-13 não podia ficar de fora da festa. Para representar o setor, o servidor Louis Philippe Patrice de Jongh conquistou o topo do pódio na modalidade mais desafiadora, a de 16km. O belga mora no Brasil há 40 anos, mesmo período em que começou a correr. De lá para cá, conquistou um preparo físico que o permite realizar provas como esta.  

Louis Philippe Patrice de Jongh.jpeg
Louis Philippe Patrice de Jongh ficou no topo do pódio na categoria 16km - TRT-13
 

 “Já participei de mais de 15 maratonas ao longo da vida e agora faço triatlo. Há dois anos, participei do Ironman de Maceió, fazendo o percurso de 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida”, revelou. Para dar conta de tudo isso, o treino é constante, com cerca de 4 horas diárias de exercícios intensos.

A Corrida 10 Milhas do Trabalho deixou claro que a superação também não é exclusividade de atletas profissionais. Um bom exemplo é o da professora aposentada Ana Maria Laurindo Pereira, de 65 anos, que ganhou uma homenagem especial da organização da corrida, pois dentre as centenas de mulheres inscritas para sua modalidade (5km geral), ela ficou na 18ª colocação.

Ana Maria.JPG
Ana Maria decidiu correr depois de completar 50 anos e hoje garante que é muito mais feliz por causa desse esporte

Ana Maria é um exemplo para todos que sentem que já passaram do tempo de começar a fazer atividades físicas e não se veem participando de uma corrida, já que ela passou a competir nas provas a partir dos 50 anos. “Eu fiquei maravilhada comigo mesma por este feito. Na adolescência, eu jogava handebol, basquete, ginástica de solo, mas depois parei. Agora, descobri esta coisa maravilhosa que é correr. Acho que foi o maior presente da minha vida, eu sou mais feliz correndo, faço amizades. Me sinto hoje mais jovial do que quando eu era jovem. Quero chegar aos 70, 80, enquanto Deus permitir, correndo”, afirmou a corredora, visivelmente emocionada.

Na primeira edição da Corrida 10 Milhas do Trabalho, foi possível encontrar diversas histórias inspiradoras e exemplos de superação, que podem servir de inspiração para que mais pessoas se animem em participar do evento no ano que vem.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13