Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Conhecimento: estudantes da UFPB visitam edifício-sede do TRT-13
Conteúdo

Notícias

Conhecimento: estudantes da UFPB visitam edifício-sede do TRT-13

Turma aprendeu sobre funcionamento do segundo grau de jurisdição e conheceu estrutura do Regional
publicado: 01/12/2022 15h42 última modificação: 05/12/2022 11h22

Visita Estudantes UFPB 1.jpeg
O juiz auxiliar da presidência, Paulo Roberto Vieira Rocha, conversou com os estudantes

Integrando ainda mais o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) à comunidade acadêmia, foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (30), cerca de 35 estudantes do quarto período do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante a visita, o juiz auxiliar da presidência, Paulo Roberto Vieira Rocha, e a coordenadora do Tribunal Pleno e gestão judiciária do TRT-13, Maria Cardoso Borges, explicaram sobre o funcionamento do segundo grau de jurisdição.

Ao comentar sobre a estrutura e o funcionamento do Tribunal, o magistrado comentou que, desde 2008, o Regional utiliza o sistema eletrônico para tramitar processos, tendo sido o primeiro do país em termos de virtualização. “Não usamos mais papel há todo esse tempo. Já adotamos a cultura e entendemos o processo eletrônico como mais seguro”, frisou o juiz Paulo Roberto, acrescentando que a realização de audiências telepresenciais segue ocorrendo mesmo depois do retorno às atividades presenciais.

Por sua vez, a coordenadora do Tribunal Pleno e gestão judiciária explicou as competências do Tribunal Pleno e das Turmas. “Chama-se Pleno porque funciona com a composição máxima do Tribunal que, neste caso, são dez desembargadores. Enquanto o pleno julga recursos em ações coletivas, as turmas analisam aqueles relativos à ações individuais”, enfatizou.

A professora Larissa Teixeira, que leciona a disciplina de Direito do Trabalho I na UFPB, explicou que a turma já conheceu o Fórum Maximiano Figueiredo, no início do período, e agora concluiu a evolução pedagógica ao visitar o edifício-sede. “É uma maneira de unir teoria e prática e fazer os estudantes conhecerem o direito na sua forma mais real. Eles puderam conhecer tanto o direito material quanto processual, além de ficarem mais familiarizados com o ambiente quando aqui chegarem como futuros advogados, juízes ou procuradores do trabalho”, destacou.

Visita Estudantes UFPB 2.jpeg

Estudantes aproveitam experiência

Para José Rafael de Oliveira, um dos estudantes que conheceram os dois prédios do TRT-13, as visitas foram extremamente importantes por possibilitarem o conhecimento da estrutura do Regional. “Pudemos observar a realidade de forma mais próxima e conhecer os lugares onde juízes e desembargadores decidem sobre a vida de pessoas”, afirmou.

Já a estudante Maria Ester Ferreira Martins salientou que gostou de ter extrapolado “os muros da universidade”. “Temos muita teoria, mas só com a prática conseguimos entender o que aprendemos em sala de aula. Além disso, ao conhecer o Tribunal, já me sentirei mais acolhida quando retornar aqui enquanto profissional”, disse.

Por sua vez, o aluno Maykon Douglas Abrantes enfatizou que as visitas foram proveitosas. “Ao ver como funciona, conseguimos entender melhor a teoria e já temos ideia de como podemos trabalhar no futuro, sendo advogado ou juiz, por exemplo”, avaliou.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13